PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS

O TRABALHO DE NOSSAS MÃOS


Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te, e fica aqui no meio” (Lc 6, 10)

09 de setembro de 2019.


Olhe bem para suas mãos. Olhou? Agora, me responda: O que as mãos representam? Mais uma chance. Olhe bem pra suas mãos... Olhou? O que as mãos representam? E se suas mãos fossem defeituosas, haveria algum problema? Veja se o pão de cada dia. Claro, elas representam mais do que isso. Mas, com as mãos defeituosas vai ficar muito difícil você construir uma casa, fazer uma limpeza, digitar um texto, dirigir um carro, fazer o almoço... está vendo? As mãos têm a ver com o trabalho.

Se isso é verdade hoje, mais ainda no tempo do povo da Bíblia. O povo trabalhava no campo, na lavoura ou nas criações de gado ou ovelhas, na pesca, no artesanato... Com um defeito nas mãos, a pessoa estava impossibilitada de ganhar o pão de cada dia.

Bom, até aqui estamos de acordo. Então, vou lhe fazer outra pergunta: você já percebeu que a lei do sábado, no tempo de Jesus, tinha a ver com o trabalho? Na Bíblia, duas tradições sublinham o valor do sábado, no Antigo Testamento. No Livro do Êxodo, o sábado tem a ver com o descanso de Deus, e, portanto, com a dignidade do trabalhador. No Livro do Deuteronômio, o sábado tem a ver com a saída da escravidão do Egito. Guardar o sábado é manter viva a memória da liberdade conquistada contra o regime do Faraó. Então, por um lado, o sábado sublinhava a dignidade do trabalhador: um dia de descanso e celebração dos frutos do seu trabalho; E por outro lado, o sábado afirmava a liberdade de um povo que não quer voltar à escravidão e é dono de sua terra e de sua história. Esse é o sentido do sábado, no Antigo Testamento. Claro, que isso tem um sentido religioso. Só um povo senhor do seu trabalho e de sua história pode render glória a Deus com a sua vida. Então, o sábado tem a ver com o trabalho.

E já que estamos nos entendendo, vamos ver o texto de hoje. Jesus está na sinagoga de Cafarnaum. É um dia de sábado, claro, dia do culto. E lá ele encontra um homem com a mão seca. Muita gente está de olho nele pra ver se ele vai curar no sábado. Curar é uma forma de trabalho. Para eles, isso não podia. Jesus fez uma pergunta incômoda. Ninguém respondeu. Ele perguntou se sábado era para fazer o bem ou fazer o mal? Ele sentiu a dureza do coração deles e ficou triste e aborrecido. E curou o homem da mão seca. Até aqui, tudo tranquilo. Agora, vamos prestar bem atenção no que ele disse àquele pobre homem.
Ele disse ao homem três coisas: ‘Levanta-te’ – ‘Fica aqui no meio’ – e ‘Estende a mão’. Essas palavrinhas fizeram toda a diferença. LEVANTA-TE! Você sabe, quando alguém se levanta assume uma posição, é um sinal de tomada de decisão. Ele estava sentado. Sentado pode indicar passividade, acomodação. Levantar-se é um sinal de desinstalação. De pé é a condição de Jesus ressuscitado. FICA AQUI NO MEIO! Pra que isso? Jesus podia tê-lo curado, sem tirá-lo do canto dele. Mas não, chamou-o para o meio. No centro da preocupação daquelas pessoas estava o sábado, a lei. Mas, no centro devia estar o homem necessitado. Que bela lição. ESTENDE A MÃO! Ele estendeu a mão e ela ficou curada. Se a pessoa humana em sua necessidade estiver no centro de nossa preocupação, na religião (representada aqui pelo sábado na sinagoga) atua a força de Deus para devolver a sua dignidade. O homem foi restaurado na sua capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia com as suas mãos.
Guardando a mensagem
A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a Lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes... Assim, o nosso culto fica verdadeiro. E nosso Deus, mais satisfeito conosco.
Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te, e fica aqui no meio”  (Lc 6, 10)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Não podemos entender como, depois de tudo o que fizeste, no final do culto na sinagoga, vários saíram se combinando para te eliminar. Essas pessoas colocavam a Lei no centro de sua vida social e religiosa e não aceitaram o teu ensinamento sobre colocar a pessoa humana no centro. Às vezes, em nossas famílias, nos esquecemos das pessoas e ficamos mais preocupados com a segurança dos bens que temos, por exemplo. E na escola, alguém se preocupa mais com o conteúdo a ser dado do que com os estudantes que estão aprendendo. E até na Igreja, corremos o risco de nos preocupar mais com os ritos do que o povo santo que está celebrando. Obrigado, Senhor, por tuas lições. “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, ao lavar as mãos, olhe bem para elas e tente lembrar a história do homem da mão seca. Aproveite e reze pelos desempregados; e para que eles estejam no centro de nossas preocupações na Igreja e na sociedade.
Pe. João Carlos Ribeiro – 09 de setembro de 2019.

24 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abençoe todos os desempregados dessa nossa terra e de minha família para que nunca falte o pão de cada dia.

      Excluir
    2. Que Deus abençoe o nosso dia e nossa semana paz e bem

      Excluir
  2. Bom dia. Que possamos entender o ensinamento de Deus nessa passagem e colocarmos em prática no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre! Uma excelente semana... Que Deus abençoe com sabedoria suas palavras!!

    ResponderExcluir
  4. Amém!Bom dia Padre João Carlos, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia .

    Estas reflexões são muito válidas para nossa compreensão da palavra da BÍBLIA .Fiquei olhando minha mãos e são muitas coisas que fazemos com elas.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! Que Deus abençoe todos os desempregados do nosso Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Jesus vou te agradecer. Porque o senhor não importa qual é o dia. Pra fazer um milagre. não importa se sábado ou não, o senhor faz o senhor disse aqui está sem maior que o sábado.

    ResponderExcluir
  8. Abençoe Senhor o Brasil esse pessoas necessitadas Amém.

    ResponderExcluir
  9. Amém! Bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  10. Bom dia para todos... Obrigado DEUS por mais um dia de vida, e por minhas mãos perfeitas...Abençoado dia padre...

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Padre pela mensagem

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu Senhor por mais um dia de vida e por ter as minhas mãos perfeitas.

    ResponderExcluir
  13. É uma bela lição de vida obrigada padre que Deus te abençoe boa tarde

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  15. Narrativa maravilhosa. Oh meu Deus, se todas Religiões entendessem esse passagem, do Santo Evangelho.

    ResponderExcluir
  16. Obrigado por me ensinar a valorizar as minhas maos e o trabalho e entender os ensinamento das palavras de Jesus que deus nos abençoe hoje e sempre amem.

    ResponderExcluir
  17. Maria Emília Padre por mim reze e família minha tenha uma viagem feliz. e seu programa manda benção muito.!!!!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por nos lembrar que temos mãos abençoada, que Jesus nos ensina usar com mais amor.

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus criador do universo, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ajude viver com alegria. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude servir a VOSSA igreja da melhor forma possível. Me ajude procurar o caminho da santificação e da perfeição. Me ajude ver Jesus no próximo. Me ajude ter a esperança da glória. Me ajude ensinar, admoestar e pregar a VOSSA palavra, com sabedoria. Me ajude está unido ao meu REDENTOR. Me ajude ser fiel, em todos os momentos da minha vida. Me ajude está unido com todos. Me ajude alcançar a sabedoria e a ciência. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude evitar o pecado da raiva e da inveja. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.








    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS