PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO TOME UMA DECISÃO IMPORTANTE SEM SUBIR A MONTANHA

NÃO TOME UMA DECISÃO IMPORTANTE SEM SUBIR A MONTANHA



E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)
10 de setembro de 2019.
Olha que grande lição Jesus está nos dando. Ele tem uma decisão importante para tomar. À essa altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o segue. E ele precisa dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisa tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração.
A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão encontra a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor.  E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus. Também na véspera de sua paixão, angustiado e humanamente atordoado pela paixão iminente, está no monte em oração, no Getsêmani. Pede ao Pai para afastar o cálice de dor e humilhação e a morte violenta. Mas, quer, antes de tudo, aderir à vontade de Deus. Uma noite de oração.
Eu tenho a impressão que muitos cristãos tomam decisões sem consultar Deus, sem uma noite de oração. Uma noite de oração é um modo de dizer, uma experiência de discernimento na presença do Senhor. Tem coisas importantes para decidir? Então, precisa subir a montanha, isto é, colocar-se na presença do Senhor para, com a sua luz, com a assistência do seu Espírito, encontrar a sua vontade, o melhor para sua felicidade aqui na terra e na eternidade.
“Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles”, lemos no evangelho. O amanhecer é quando a decisão emerge da reflexão e da oração, decisão tomada, à luz da presença de Deus; é quando a noite da dúvida e da incerteza já foi vencida pela luz de Cristo. Amanhecer é o começo do dia: quando começamos a realizar o que foi decidido no nosso encontro com Deus. Não é à toa que a nossa organização para esse trabalho missionário nos meios de comunicação se chame “Associação Missionária Amanhecer”.
E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.
Guardando a mensagem
Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.
E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais.  Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, no amanhecer, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Muita gente que você conhece precisa tomar decisões importantes na vida. Hoje, se aparecer uma boa oportunidade, aconselhe alguém a tomar sua decisão em diálogo com Deus, em oração.

Pe. João Carlos Ribeiro – 10.09.2019

48 comentários:

  1. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo:para sempre seja louvado.O evangelho de hj Jesus nos ensina q antes de tomarmos uma decisão devemos orar e pedir o discernimento a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Subir a montanha...silenciar o coração para ouvir a voz do Pai...ter a coragem de colocar em prática o que o Pai orienta

    Senhor! Esse é o desejo do meu coração

    Amém

    ResponderExcluir
  3. Quando tomamos decisões sem consultar a Deus sempre não dá certo,porque queremos tomar nossas próprias decisões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor!este é meu desejo que o Senhor ,seja o primeiro em tudo a partir de hoje em minha vida! Amém!

      Excluir
    2. Que Deus me guarde em todos os seus caminhos e me livre de todo o mal amém

      Excluir
    3. Senhor que eu sempre suba à montanha para decidir conforme a Vossa vontade. Tudo o que preciso em minha vida. Gratidão sempre por Vosso amor por nós

      Excluir
  4. Senhor, que eu consiga discernir a tua vontade, da minha...que eu seja obediente á sua vontade. Ajuda-me Senhor a subir a montanha e ouvir o quê o Senhor tem a me dizer sobre minhas próximas decisões. Que eu esteja sempre na tua presença, Ó PAI!!!

    ResponderExcluir
  5. Gloria a vós Senhor! ! Senhor que me dê discernimento da oração para sentir sua presença! !!

    ResponderExcluir
  6. Subir a montanha e pedir ao pai discernimento para no dia de hoje tomar decisões segundo a sua vontade!

    ResponderExcluir
  7. Nunca devemos tomar decisões nenhuma sem comversar com Deus e pedir sua permissão.
    As vezes queremos q as coisas aconteça imediata.
    Mais não é assim.
    Tudo acontece no tempo de Deus

    ResponderExcluir
  8. Amém!!! Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  9. A sua bênção padre João ,obrigado meu Deus por mais um dia ,seja feita atua vontade na minha vida e na minha família .Amém !!

    ResponderExcluir
  10. Senhor, dai-me esse entendimento sempre que necessário. Amém.!!

    ResponderExcluir
  11. Não gostei de ter propaganda junto está cortando o momento de oração

    ResponderExcluir
  12. Amém senhor, seja feita a sua vontade em minha vida.

    ResponderExcluir
  13. Senhor, dai-nos a graça de fazer a vossa vontade em nossas vidas, subindo a montanha para decidirmos nossos decisões.

    ResponderExcluir
  14. Além Senhor, eis-me aqui Senhor para lhe servir.
    Bom dia Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Por tudo em tudo entrego nas mãos de Deus. Todos os dias sou guiada pelo espírito santo. Tento sempre está conectada. Sempre jesus Maria e José.🌻♥️

    ResponderExcluir
  16. gratidão ao sr. padre João Carlos,por mais esta gratificante meditação.o ESPÍRITO SANTO de DEUS,te abençoe e ilumine em sua missão.Santa Filomena te acompanhe sempre nessa evangelização.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre JOÃO CARLOS POR NOS PROPORCIONA TODOS OS DIAS A MEDITAÇÃO DA PALAVRA DO SENHOR🙏🙏🛐✝️

    ResponderExcluir
  18. Amém!Bom dia Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  19. Amem...Bom dia Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  20. Senhor eu creio em Vós mais aumentai a minha Fé!

    ResponderExcluir
  21. Senhor Jesus sempre que eu tiver de tomar alguma decisão por favor não me deixa que eu me esqueça de colocar a tua vontade a minha frente para que eu possa seguir a missão que recebi no meu batismo de ser sacy profeta e rei assim seja

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Padre João Carlos, falo sempre aqui em casa, antes de tomar qualquer decisão, precisamos rezar falar com Deus, não podemos caminhar sem oração. Sua benção Padre João e obrigado pelas meditações, o Senhor é uma bênção.🙏🙏🙋

    ResponderExcluir
  23. Meu Senhor e meu Deus ,fazei sempre o meu coração e minhas decisões Semelhantes a Vossas com Sabedoria e perseverança meu Paizinho do céu.Que minsa Santa Maezinha interceda sempre a ti por mim.

    ResponderExcluir
  24. Eu peço muito a Deus misericórdia nas minhas decisões que eu tenho que tomar mas dentro da oração para mim fortifica, mais a minha fé.a sua benção padre Carlos.

    ResponderExcluir
  25. Senhor aumentai a minha fé!

    ResponderExcluir
  26. Agradeço muito por me lembrar dessa passagem , estou mesmo precisando subir a montanha. Deus o abençoe.!

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre José Carlos que nesse dia de sexta feira da paixão de Cristo o nos proteja é nos livre de todos os mal . Amém

    ResponderExcluir
  28. Senhor eu creio em voz mas aumentai a minha fé.. Seja bendito o teu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!

    ResponderExcluir
  29. Bendito seja o santo nome de Jesus! Eu te peço, meu Senhor e meu Salvador, coloque em mim o hábito de subir a montanha antes de tomar qualquer decisão concernente à minha vida cristã, profissional ou familiar, para que possa sempre andar consoante a Sua santa vontade. Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS