PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIÇÃO DE TOLERÂNCIA

LIÇÃO DE TOLERÂNCIA

Jesus disse-lhe: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50)

30 de setembro de 2019.

Vivemos numa sociedade pluralista: muitas opiniões, muitas visões de mundo, muitas escolhas possíveis. Houve um tempo, no Brasil, em que o pensamento cristão católico era dominante. Todo mundo pensava conforme a tradição da fé católica. Quem pensasse diferente era repreendido e discriminado. Hoje, a coisa já não é mais assim. Sentimos que o pensamento cristão é cada vez mais, na sociedade, um pensamento, ao lado de outros. Sabemos que estamos com a verdade, mas não somos donos da verdade. Há outros que também expressam essa mesma verdade, seja porque são cristãos de outras igrejas, seja porque são pessoas de boa vontade que estão buscando o bem.

Essa nova condição que vivemos hoje nos assusta. Pertencemos a uma instituição bimilenar, que vem guardando fielmente o depósito da fé, desde o tempo dos apóstolos. Mas, agora convivemos com pessoas e instituições que expressam sua fé, suas crenças, independentemente de nós.  Algumas dessas crenças parecem próximas das nossas, outras parecem bem diferentes e até opostas às nossas. Não é que tudo agora seja relativo e esteja todo mundo certo. Isso não. Mas, já não somos os únicos, nem podemos negar que outros possam estar próximos da verdade.

Em outros tempos, essas divergências podiam se resolver facilmente pela negação do diferente, por sua proibição ou pela repressão às novas crenças e atitudes. Hoje, se espera que estejamos em condição de agir de forma diferente.

O evangelho (de hoje – Lucas 9) vem em nosso auxílio. Os apóstolos encontraram alguém expulsando demônios em nome de Cristo. Mas, esse tal não fazia parte do grupo deles. Então, eles o proibiram. “Quem já se viu, usando o nome de Cristo, expulsando demônios em seu nome e não pertencer ao nosso grupo!”. Jesus não concordou com essa atitude. Jesus disse-lhe: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50).

O que essa cena nos ensina? A missão não estava só no grupo dos discípulos, mesmo eles tendo a presença de Jesus. A missão também estava acontecendo fora do grupo deles. Aquela pessoa não era um inimigo, nem estava usurpando o poder deles.  A mão de Deus operava também lá, mesmo fora do grupo deles. A visão de Jesus é surpreendente: “Quem não está contra vocês, está a seu favor”, isto é, alguém que pode somar conosco.

Guardando a mensagem

Já no Concílio Vaticano II, a Igreja, examinando sua presença no mundo, reconheceu que as sementes do Verbo estão em todas as culturas; e que, mesmo onde não chegaram os nossos missionários, o Espírito Santo já chegou e lá vem atuando para que todos cheguem ao conhecimento da verdade.  Mesmo nos reconhecendo portadores do Evangelho do Senhor ao mundo, cabe-nos sempre uma atitude de humildade, de diálogo, de abertura para com quem não pensa como nós ou que não pertence ao nosso grupo. Moisés não se deixou levar pelo ciúme: “Quem nos dera que todo o povo do Senhor profetizasse!”. Jesus nos deixou o exemplo maior:  “Quem não está contra vocês, está a seu favor”. Humildade, diálogo, tolerância, para sermos significativos no Brasil de hoje e contribuirmos na construção de um mundo melhor.

Jesus disse-lhe: “Não o proíbam, pois quem não está contra vocês, está a seu favor” (Lc 9, 50)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Queremos aprender contigo: dialogar, não eliminar o  adversário; expor a nossa verdade, não impor a nossa verdade; saber conviver com quem pensa diferente, sem deixarmos de ser fiéis aos nossos princípios. Senhor, ajuda-nos, com teu Santo Espírito, a  aprender também com os outros e nos sentirmos aliados de quem luta pela vida, pela justiça e pela paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sendo hoje o último dia do mês da Bíblia, vou lhe pedir que me comunique se conseguiu realizar o desafio do mês de setembro, ler o Evangelho de São Lucas.

Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de setembro de 2019.

38 comentários:

  1. Bom dia padre.. consegui ler sim e achei tão maravilhoso que dei continuidade.. agora estou lendo são João.. todo dia leio um capítulo.. muito obrigada pelo incentivo.. que Deus lhe cubra de Bençãos.. bom dia com Jesus..

    ResponderExcluir
  2. Conseguiu ler a o evangelho de são Lucas todinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus, sim!!!

      Excluir
    2. Sim, consegui ler o Evangelho. Obrigado por ensinar esse caminho.
      DEUS o abençoe.

      Excluir
    3. Consigo ler diariamente, graças a Deus, pois é meu alimento espiritual, que me mantem em pé, firme e forte!

      Excluir
  3. Consegui ler o evangelho de Lucas.continuarei lendosso todos

    ResponderExcluir
  4. Li e gostei muisto continuarei lendo Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Na certeza que Deus cuida de mim

    ResponderExcluir
  6. Sua benção, Padre. Eu cumpri o desafio.

    ResponderExcluir
  7. Eu li o evangelho de lucas todo graças adeus

    ResponderExcluir
  8. Gloria a vós Senhor! ! Li o evangelho do dia durante o mês mas o livro todo não.

    ResponderExcluir
  9. Amei consegui ler tutdo e amei

    ResponderExcluir
  10. Amém, padre João Carlos que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, consegui sim ler o evangelho de São Lucas todinho.e foi uma bênção, e vou continuar lendo a bíblia todos os dias. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre, consegui cumprir o o desafio,que Deus continue te abençoando na propagação do Evangelho de Cristo e sugiro que tenhamos mais desafios como este nos meses vindouros.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA padre João Carlos,obrigada por esse incentivo,terminei ontem de ler o evangelho de LUCAS o 24 cap. vrs.53: E PERMANECIAM NO TEMPLO,LOUVANDO E BENDIZENDO A DEUS.abençoada seja sua semana e de todos aí na AMA.sua bênção.

    ResponderExcluir
  14. Glória a deus !O evangelho Sao Lucas verdadeiro e digno.

    ResponderExcluir
  15. Bom Padre João Carlos, a paz de Jesus

    Não consegui estudar o evangelho de Lucas até o capítulo 12.
    E as citações do dia.
    Vou estudar os 12 capítulos restantes.
    Estudei a Primeira Carta de São João.
    Vou estudar as outras cartas de João.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada Jesus por pessoas maravilhosa entrarem em minha vida com mensagem de deus e muito bom receber mensagem que fala de deus obrigada eu quero receber mais

    ResponderExcluir
  17. É nisto que está o amor: Não é que nós tenhamos amado a deus, nas foi ele que nos amou e enviou seu Filho para expiação de nossos pecados.

    Primeira Carta de São João, 4, 10

    ResponderExcluir
  18. Renato José ferreira. Sua bênção Padre. Moro em Paulista no Conjunto Beira Mar. SIM Eu e minha esposa lemos todos os capitulos para honra e gloria do senhor. Um abraço para toda sua equipe e que DEUS LHE ABENÇOE. AMÉM

    ResponderExcluir
  19. Eu consegui ler todos os Capítulos de São Lucas e darei continuidade lendo todos os Capítulos de São João amém.

    ResponderExcluir
  20. Muito boa e sábia explicação Padre que Deus continue lhe abençoando sempre. Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Muito boa e sábia explicação Padre que Deus continue lhe abençoando sempre. Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Ana Maria30/9/19 13:09

    Boa tarde! Suas explicações, são ótimas, para haver um maior entendimento da Palavra de Deus, para nós!

    ResponderExcluir
  23. Senhor abençoa minha família 🙏

    ResponderExcluir
  24. Eu li todos os Evangelhos de São Lucas. Tenho um diário bíblico, onde escrevo minhas reflexões, asvezes de agradecimento, pedido, rezo sempre por alguem, por me mim, pelo dom da vida do Senhor, rezo por todos os padres e também pelo Papa Francisco. Essas reflexões do Senhor me ajuda compreender melhor a Palavra de Deus. Obrigada que o Santo Espírito de Deus sempre ilumine o Senhor. Derrame bençãos e Graças sobre a sua vida! Amém!

    ResponderExcluir
  25. Que o senhor nos abençoe sempre...

    ResponderExcluir
  26. Pé João Carlos em primeiro lugar a sua benção , como é bom agente ler os ensinamentos de Jesus,as parábolas que nos ensina muito que desde o dia primeiro até hoje a última nos mostra que não devemos querer ser maior que ninguém para ser a imagem e semelhança do nosso criador que é Deus

    ResponderExcluir
  27. Senhor eu vos agradeço por mais um desafio que consegui cumprir e peço aguda-me compreender mais os seus ensinamentos para que eu possa fazer a tua vontade aqui na terra

    ResponderExcluir
  28. Sim, eu consegui ler o Evangelho de São Lucas. Obrigado por ensinar esse caminho.
    DEUS abencoe

    ResponderExcluir
  29. Olá padre João Carlos!!! Estou querendo gravar um áudio mais não sei como kkkkkkk. O ZAP não tem como gravar, meu nome é Alessandra sou da paróquia São Francisco de Assis no canidezinho Fortaleza CE, comecei a servir na igreja com 15 anos no grupo de jovens passei para a pastoral da liturgia, depois de algum tempo fui ser catequista, fui coodenadoura da catequese e hoje estou como secretaria de uma nova comunidade que nosso pároco padre Henrique Bezerra abril essas portas a nova comunidade chama-se Sagrada Família, padre mesmo com toda essa minha disponibilidade porque eu amooooo!! Servir au meu Deus , eu estou precisando de oração estou com começo de depreciação reze por mim padre.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite padre consegui ler sim obrigada .

    ResponderExcluir
  31. Lie gostei. Quero continuar lendo e refletindo sobre a palavra do Senhor. Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude viver VOSSA palavra. Me ajude habitando no meu coração. Me ajude seguir o caminho da santificação e da fidelidade. Me ajude salvando, conduzindo e protegendo o VOSSO povo. Me ajude defender a verdade e a justiça. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude receber e cuidar da melhor forma possível das crianças. Me ajude ser pequeno, humilde e simples, por amor a VOSSO FILHO. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude conviver melhor com as outras religiões. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  33. Li sim graças a Deus. Obrigada padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  34. Boa noite padre João Carlos amei o desafio acho que é uma forma de nós esentivar a leitura da Bíblia. Não li me limitei a ler o evangelho do dia e a primeira carta de São João e gostei muito.

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde. Sim, ainda não concluiu. Gostaria de receber as interpretações diárias, é um amigo de Lisboa que me repassa, gosto muito. Gratidão.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS