PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ENCONTRO QUE MUDA VIDAS

ENCONTRO QUE MUDA VIDAS

Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).
26 de setembro de 2019.
É Herodes perplexo, ouvindo falar de Jesus. Imaginou logo que poderia ser o próprio João Batista que tivesse ressuscitado. Corriam vozes que se tratava do profeta Elias que tinha voltado ou de algum antigo profeta ressuscitado. O tetrarca Herodes era um sujeito fraco e supersticioso. Para ilustrar sua fraqueza, basta lembrar que, mesmo a contragosto, mandou degolar João Batista na prisão para atender a um capricho da amante.
Herodes, um governante sem legitimidade, já vivia assustado pela sua impopularidade e pela repressão com que tratava os descontentes do seu regime. Ele era um dos monarcas sustentados pela aliança com o império romano. E comandava a Galileia, a região onde Jesus morava. Violento, cruel e inseguro, Herodes assustou-se com o que ouviu falar de Jesus.
“Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” Assim preocupado, Herodes procurava ver Jesus. Se Herodes não estivesse tão preocupado com seu poder (para não perdê-lo), poderia ter se valido desta sua perplexidade para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Com certeza, abrindo o coração, esse encontro poderia levá-lo à conversão de sua vida de luxúria, violência e pecado.
De toda forma, a chance de encontrar-se com Jesus, Herodes teve. Na Paixão, três anos depois, Pilatos, tentando se livrar do caso, mandou Jesus como prisioneiro a Herodes. Mas, Herodes não soube aproveitar a ocasião para aproximar-se com respeito do Senhor e deixar-se interpelar pelo seu Evangelho. Cego pela vaidade, na euforia da bebida e arrotando soberba, Herodes só se ocupou de zombar de Jesus ou de querer arrancar-lhe um número de espetáculo para deleite de sua corte. Tratou Jesus como um mágico, um palhaço, humilhado pela prisão e pelos maus tratos. Jesus detido, amarrado, ficou calado. Não respondeu a nenhuma pergunta daquele monarca adúltero, violento e cruel. Mesmo ficando frente a frente com Jesus, Herodes não se deixou tocar pela graça e pelo amor de Deus.
Guardando a mensagem
A admiração de Herodes por João Batista não o impediu de mandar matar o profeta. Não basta a admiração pelo Senhor, por suas palavras ou por sua Igreja. É preciso conversão, mudança de vida, a partir do reconhecimento de sua vida errada, com o firme propósito de consertá-la. Não podemos deixar a graça passar. Jesus não é uma ameaça. Ele é a grande chance para nos libertarmos de uma vida vazia, tocada à vaidade. Herodes também teve a chance de se encontrar com Jesus. O verdadeiro encontro com o Senhor pede conversão, acolhida da graça de Deus numa vida nova. Mateus é um bom exemplo. Abandonou  a mesa dos impostos para seguir Jesus. Zaqueu é um bom exemplo. Na vida nova da graça, dividiu seus bens com os pobres e reparou o prejuízo que causara às pessoas. Herodes não, Herodes é um mau exemplo.
Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? (Lc 9, 9).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Como disseste, é o Pai quem nos revela quem tu és. É o Santo Espírito quem nos leva a viver em comunhão contigo e com o Pai. Que de cada encontro contigo, saiamos renovados, fortalecidos no caminho do bem e da justiça. Dá-nos, Senhor, a graça de conhecer-te sempre mais e a força para acolhermos de coração sincero a tua Palavra salvadora. Concede-nos, Senhor, perseverança nos teus caminhos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você já tem o seu caderno espiritual? Ele é um bom recurso para apoiar o seu caminho de crescimento cristão. Bom, no seu caderno espiritual, hoje, faça uma lista de três coisas que têm mudado na sua vida, no seu contato com a Palavra do Senhor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb – 26 de setembro de 2019.

22 comentários:

  1. Gloria a vós Senhor! Senhor que esteja sempre no meu coração mudando a minha vida com a sua palavra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço a Deus que ilumine minha vida e que meu coração se abra para o caminho do Sr. E uma forma de alertar meu filho Benedito Ferreira Lima Neto e por minha a viver com Jesus.

      Excluir
  2. Maria Emília, eu e minha casa serviremos ao senhor.

    ResponderExcluir
  3. Com Deus no meu coração mudando o homem é também o pai para melhor e assim poder consequentemente fazer feliz a minha família

    ResponderExcluir
  4. que a paz do SENHOR esteja sempre em sua vida e na de todos da AMA,BOM DIA! Padre João Carlos,sua bênção.

    ResponderExcluir
  5. Amém!
    Daí- me a graça para ir ao encontro, Senhor.

    ResponderExcluir
  6. De uma querida amiga recebo, diariamente, as palavras do Padre Joao Carlos, Essas palavras mudaram minhas crenças e me impulsionam a ter fé e acreditar num mundo melhor.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia ,obrigado senhor por tudo que tenho e que o senhor me proporcionou ,até hoje em minha vida o,o caminho e longo e difícil ,mas sei que nas horas mais difícil em minha vida o senhor me carregou no colo obrigada por tudo senhor

    ResponderExcluir
  8. Hoje através dessa leitura sobre quem esse homem , vir que muitas vezes sou um pouco Herodes , deixando muitas vezes d deixando deo ouvir Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Pela vida do meu filho que Deus abençoe seu aniversário.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Senhor pela minha vida pelas vidas filha eneta que possamos estar sempre procurando mudar nossas vida
    S

    ResponderExcluir
  11. Glória a voz senhor! Obrigada padre João Carlos pelas suas homilias que manda pra mim.

    ResponderExcluir
  12. QUE O SENHOR ME LIBERTE DE TODO MAL,E ME DÊ FORÇAS PARA ENFRENTAR AS TRIBULAÇÕES DO DIA A DIA, AMÉM BOM DIA

    ResponderExcluir
  13. Glória a vós Senhor. Senhor Jesus esteja sempre presente em minha vida hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  14. Pai de Bondade, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me ensine viver o meu profetismo batismal. Me ensine viver a minha vocação. Me ensine servir a VOSSA igreja. Me ensine vencer esse tempo difícil. Me ensine glorificá-Lo com amor. Me ensine evitar o pecado. Me ensine conhecer, amar e servir o meu SALVADOR, da melhor forma possível. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre obrigada pela palavra do Evangelho mim ensine a servir a nossa igreja

    ResponderExcluir
  16. Peço oração para família França e família Freire.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos, sua benção, desculpe a demora responder, mais estou lhe ouvindo todos os dias. Peço a Jesus que me faça sempre uma pessoa renovada, que eu possa falar de Jesus de coração e não dá boca para fora. Peço orações pela minha Saúde, do meu esposo Ivaldo, meus DOIS amigos que estão doentes, o Sr Joilton amputou um dedo do PÉ, Ele é DIABÉTICO, Zefinha anda muito triste já há um tempo, Ela era Ativa agora não quer sair, fazinha artesanato agora não quer fazer mas nada.😥 Obrigado Padre pelas meditações, que nos ajudar a seguir firme na fé.🙏🙏🤝

    ResponderExcluir
  18. Padre bom dia eu não o conheço mas conheço jesus no outro, nos temos que sentir a presença de jesus nas pessoa, eu sinto pelo o amor, eu mudei muito a 25 anos encontrei o amor verdadeiro que e jesus sou muito feliz, tenho uma família linda ontem sai com uns do meu neto de 11 aninho fui levá-lo para fazer ixame de sangue, e levei na bolsa um saquinho com bolo, na volta passamos na cansada tinha três pessoas dormindo, um estava levantando, mas a frente o netinho , pediu o bolo, eu falei mas a frente te dou, ele me respondeu eu quero agora vovó e para mim dar a que lê moço, ali vi Jesus, mas a frente, olhei para a criança estava chorando ali vi Jesus de novo, um choro sincero, fiquei muito tocada os olhos cheio de água gota caindo ele falava , vovó estou chorando porque fique emocionado em ver a que lê moço dormindo no chão, eu respondi viu como papai do céu cuida das pessoas tocou em você e deu bolinho pra ele. E assim toca em outras pessoa e da almoçalmoço , coberta. E assim todos vivem alegra seu coração e Louvre sempre a Deus por tudo que tens, nunca deixa faltar o pão na mesa.💓💓💓

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS