PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LAMPARINAS SEM ÓLEO

LAMPARINAS SEM ÓLEO

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1)

30 de agosto de 2019.

O evangelho de hoje conta a história de cinco moças que foram barradas numa festa, numa festa de casamento. E o mais chato, sabe o que foi, é que elas eram pajens do noivo, faziam parte de um grupo que acompanharia o ingresso do noivo na cerimônia. Eram dez moças que iriam acompanhar a entrada do noivo... olha que história!

Bom, dez jovens estavam aguardando a hora de entrar com o noivo na festa do casamento. Cada uma com sua lâmpada de óleo na mão. O noivo demorou a chegar. Elas acabaram cochilando e dormindo. Acordaram com alguém gritando: “o noivo está chegando!”. Foi aquele alvoroço. Apareceu logo um problema: cinco lâmpadas estavam já se apagando. E suas donas não tinham levado uma reserva de óleo para reabastecê-las. E agora? Pediram às outras cinco para dividir com elas o óleo de reserva que cada uma tinha levado. ‘Não dá. Assim, no meio da festa, todas as lâmpadas de óleo vão se apagar. É melhor vocês saírem para comprar óleo’. Lá se foram esbaforidas as cinco jovens, atrás de comprar óleo numa hora daquelas. O noivo chegou, entrou todo mundo, as portas se fecharam. Quando voltaram, coitadas, não puderam mais entrar. Até o noivo mandou dizer que não sabia quem eram elas.

As cinco moças esqueceram-se de levar um óleo de reserva. Por que esqueceram? Com certeza, porque participar do casamento, mesmo como damas de acompanhamento, não estava entre suas maiores preocupações. Com certeza, tinham sido escolhidas para essa tarefa, mas elas não estavam realmente focadas nisso. Não se prepararam adequadamente prevendo uma reserva de óleo, nem tiveram tempo nem cabeça pra isso, com outras tarefas do dia ou mesmo por distração, sei lá.

Para aquelas moças, terem ficado do lado de fora foi o fracasso de suas vidas. Sabe por quê? Porque elas viviam para esse grande momento, para o encontro com o noivo. Bom, aqui precisaria maior explicação, mas vamos assim mesmo. Porque o noivo era o noivo delas. O noivo é Jesus. As moças somos nós, sua Igreja. E vivemos para esse grande encontro com o Senhor que está chegando. Reparou que, na história, não tem noiva? As noivas são elas. A Igreja é a noiva que aguarda a chegada do seu Senhor, para a celebração das núpcias eternas. As noivas, compreendam, somos nós. Não entrar na festa é perder a salvação eterna.

Guardando a mensagem

O que será que Jesus quis ensinar com essa parábola? A lição está no fim da história. “Portanto, fiquem vigilantes, porque ninguém sabe o dia, nem a hora”. Está no contexto da preocupação de Jesus pra gente não relaxar, enquanto esperamos a sua volta. O noivo está demorando. O noivo é ele. Está demorando, mas chega a qualquer momento. A noiva somos nós, a Igreja. Reparou que cinco se perderam? Ninguém se perde sozinho, já dizia Santa Terezinha. Por isso mesmo, nada de baixar a guarda, de descuidar-se... O tempo de espera é tempo de compromisso, de construção.  Vigilância é a marca desse tempo, enquanto estamos aguardando a sua volta. Vigilância é não deixarmos para depois o que temos que fazer hoje, é fazer bem o que temos que fazer, e é estarmos com tudo pronto para o grande encontro. Porque ninguém sabe o dia, nem a hora.

O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo (Mt 25, 1)

Vivendo a mensagem

Senhor Jesus,
Como são bonitas as tuas histórias. Nesta parábola de hoje, tu és o noivo e estás sendo aguardado. Essse tempo de espera é tempo de vigilância, lâmpadas acesas, sustentadas pelo óleo da fé, da esperança e da caridade para clarear a grande festa que se aproxima, o casamento profetizado no final do livro do Apocalipse. A Igreja trajada de noiva, a nova Jerusalém, aguarda ansiosamente a tua volta. Como diz o livro santo: “A Igreja e o Espírito dizem: Maranatha! Vem, Senhor Jesus”. Amém.

Vivendo a palavra

Estar vigilante é como não deixar o óleo faltar para manter a lamparina acesa. Identifique, na sua vida, que óleo não pode faltar pra você se manter vigilante à espera do encontro com o Senhor.

A gente se vê, às dez da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 30 de agosto de 2019

25 comentários:

  1. À sua Bênção, Senhor dai me força para sustentar a nossa fé me Protege de todo mal amém. .

    ResponderExcluir
  2. Peço oração pra família França e família Freire

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Seguir Jesus é estar atento a sua Palavra, que é Palavra de vida. Reze por minha família. AMÉM.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre sua bença, peço oração por toda a minha família. E que Deus le abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Glotia à vós Senhor! ! Senhor me dê força para manter o óleo da minha lamparina .amém! !

    ResponderExcluir
  6. Senhor, eu creio, mas aumenta a minha Fé .

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🙏🙏 assim seja

    ResponderExcluir
  8. A sua bênção padre João Carlos que Deus nós abençoe e não nos falte óleo ,linda reflexão !
    Amém gloria a Deus !

    ResponderExcluir
  9. Amem que Deus nos ajude a sepre esta emvigilia para a espera de Jesus

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, que lindo meditação, Jesus continue abençoando sua Missão. Senhor, preciso estar atenta,vigilante, não sei a hora, que o Senhor vai chegar, tenho medo de ficar do lado de fora. Senhor, ajuda-me a me manter firme na fé, e colocar Jesus em primeiro LUGAR. Obrigado Padre pelas meditações diárias, tão importante para mim, só assim fico mais atenta para vigiar com mais atenção.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! A sua Benção!

    A Paz de JESUS, a Força do Espírito Santo e o Amor de Maria!

    ResponderExcluir
  12. bom dia padre João Carlos que DEUS o cumule de muitas graças,hoje e sempre obrigada por mais essa meditação,sua benção.

    ResponderExcluir
  13. Amém!
    Preciso estar atenta e vigilante.
    Bom dia com as bençãos de Deus.

    ResponderExcluir
  14. A sua bênção Padre sobre a minha família. Que certifique na união, saúde, prosperidade e sobre tudo muito amor ao nosso DEUS e respeito a nossa Teus.Amém.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom acordar todas as manhas meditando na palavra de Deus muito obrigado padre e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre a cada dia aprendo mais sobre o Evangelho com o Senhor. Muito obrigada de coração. Reze por mim e minha família.

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha padre, o senhor é uma benção, como dizem, os evangélicos. Kkkk

    ResponderExcluir
  18. A fé, por isso sempre pesso, Senhor eu creio em ti, mais aumentai a minha fé 🙏

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos.o oleo que não pode falta na minha casa e na minha vida e o olho da fé do amor da esperança e da caridade procurando sempre fazer o bem para quando o noivo chegar eu estar pronta para recebe-lo.esse e o olho que não pode faltar. boa noite e obrigada

    ResponderExcluir
  20. O oleo que não pode faltar e o oleo da fê

    ResponderExcluir
  21. Muito linda reflexão a sua benção padre me ajuda muito na minha vida um abraço

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS