PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EVANGELIZAÇÃO RIMA COM COMPAIXÃO

EVANGELIZAÇÃO RIMA COM COMPAIXÃO

Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles (Mt 14, 14)
05 de agosto de 2019
A pregação da palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Ninguém duvida. A celebração ou liturgia, outra coisa fantástica. Mas, nem a pregação, nem a celebração se explicam sem a compaixão, a caridade. A evangelização e a celebração começam e terminam na caridade. Está tudo no evangelho de hoje.
Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles (Mt 14, 14). Aí começa tudo: na compaixão. Jesus viu aquele povo que o procurava e lhe doeu o coração vê-lo tão necessitado, tão fragilizado. Para uma pessoa do interior como Jesus, dava pena ver um rebanho sem pastor: as ovelhas se dispersam, os carneirinhos viram presas fáceis para as feras e os ladrões, não têm quem guie a um bom pasto.
Nos outros evangelhos, há outras informações sobre esse encontro de Jesus com esse povo, num lugar deserto. Ali se diz claramente que Jesus começou a ensinar-lhes muitas coisas. O que será que Jesus ensinou àquela gente? Podemos imaginar, pois o que ele disse ao povo, certamente, é o que está no evangelho. Ele explicava, contando parábolas, como Deus ama os seus filhos, como fica feliz quando um filho ou uma filha escolhe o bom caminho;  como o Pai cuida das aves e das plantas e mais ainda cuida de cada filho. E ainda: como são felizes aqueles que Deus ama. E Deus preza antes de tudo os mais pobres e os mais sofridos. Aí, ele lhes falava do Reino de Deus. Ah, esse mundo fica melhor se Deus for obedecido como bom pai que é e se cada filho for fraterno e bom com seu irmão, com sua irmã. Quanta coisa Jesus tinha para dizer àquele povo maltratado pela violência, pela doença, pela pobreza!  E aqueles corações amargurados iam se enchendo de paz, de esperança. Riam com as histórias de Jesus (‘Imagine, o filho disse que ia, mas não foi, mas que malandro!’ - ‘E a festa que o Pai fez pra receber o filho que saiu de casa, ô festão!’ –‘ ‘Mas aquelas moças que foram para o casamento e esqueceram o óleo, que povo sem juízo!). Gente, olha a hora!
Quem falou “olha a hora!”? Os discípulos. Já está ficando tarde. Isso aqui é um lugar deserto. Esse povo precisa voltar pra casa. Já está tudo com cara de fome. Tenha paciência Jesus, a conversa está muito boa, mas está na hora de mandar o povo embora. ‘Mandar o povo embora, como assim?  Sem comer nada? Vocês providenciem alguma coisa’. Aí a coisa esquentou... Providenciar, nós? Aí, eles foram pragmáticos, como muitos administradores de hoje. Gastar dinheiro para alimentar essa gente? Não tem dinheiro que chegue. Mande esse povo embora enquanto é tempo. Eles se viram por aí... Olha a mentalidade deles: gastar dinheiro, despedir, mandar embora, não se sentir responsável por ninguém. E Jesus acalmou o grupo. Pera aí...  O que vocês têm aí pra comer? Vão, vão ver... Cinco pães e dois peixes? Tragam pra cá. Aí Jesus mandou todo mundo se sentar, formaram grandes grupos, ele pegou aqueles poucos pães e peixes, deu graças a Deus, fez a oração da bênção dos alimentos, partiu (preste atenção a este “partiu”) e ia dando os pedaços aos discípulos para que eles distribuíssem com o povo. Depois, dividiu também os peixes. O resultado, você já sabe. E até a sobra recolhida foi grandiosa. Olha a mentalidade de Jesus: alimentar, por em comum, partilhar, repartir, dividir, somos responsáveis uns pelos outros.
Guardando a mensagem
Antes de tudo, a compaixão. Jesus viu o povo e sentiu seu coração amargurado por vê-lo tão sofrido, tão fragilizado. Ele deixou de lado outro projeto e dedicou-se a “ensinar-lhe muitas coisas”. Isto é a evangelização.  A evangelização é o anúncio do amor do Pai pelo seu povo, que nos mandou Jesus como pastor e salvador. A evangelização nasce da compaixão. E gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo.
Antes de tudo, a compaixão. Era tarde, o lugar deserto, o povo faminto. Jesus envolveu os discípulos numa linda celebração. Pode ver que todos os detalhes lembram a última ceia, como se fosse uma preparação para a Santa Missa. A celebração nasce da compaixão de Deus pelo seu povo e de nossa compaixão pelo próximo. E gera compaixão, solidariedade, caridade, novas relações.
Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles (Mt 14, 14)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Hás de nos desculpar. Nós continuamos a pensar igualzinho aos discípulos naquela cena da multiplicação dos pães. Vemos as situações de sofrimento e abandono e cruzamos os braços. Ficamos paralisados por nossa mentalidade pragmática: não temos dinheiro, não temos condições, nem é responsabilidade nossa. A solução que temos é mandar embora, cada um se virar.  Senhor, ajuda-nos em nossa conversão. Na evangelização e na celebração, aprendemos contigo outra forma de ver e agir: sermos responsáveis uns pelos outros, fazer alguma coisa com o que temos e, sobretudo, confiar na providência de Deus que se manifesta na partilha e na solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra

Encontrando alguém, hoje, que precise do seu apoio, partilhe o seu pouco. Não vai lhe faltar. O pouco, dado com amor, Deus multiplica. 
Pe. João Carlos Ribeiro - 05 de agosto de 2019.

25 comentários:

  1. Bom dia 🙏🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João Carlos !
    Obrigado meu Deus por mais um dia .
    Amém,amém ! Bom diaaaa !

    ResponderExcluir
  3. A sua bênção padre João Carlos! Peço oração pra família França e família Freire. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Linda meditação!!! Que o senhor Jesus abençoe a todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Amém 🙏
    Que o Senhor esteja sempre nos conduzindo no caminho do bem, que esse caminho seja de partilhar com os irmãos, a bondade a misericordia e o perdão

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! ! Partilhar é o amor de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia povo de Deus Paz e bem a todos, que cada um de NÓS cristãos possar ser solidário para com os menos favorecidos..
    Deus nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  8. Amém! Bom dia Padre sua bença.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada. Padre João. Carlos
    Deus proteja o. Senhor amém

    ResponderExcluir
  10. Amor ao próximo!Amém. Deus de AMOR E BENÇÕES.

    ResponderExcluir
  11. Amém! Bom Dia padre sua benção peço oração pra minha família e pela saúde do meu tio João! Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Graças a Deus e gratidão por tudo que nos tem dado a.mim e a meus filhos e netos. Em nome de Jesus Cristo abençoe minha família agora e sempre Amém

    ResponderExcluir
  13. Amem Senhor Jesus.
    Nos ensina a ter compaixão uns com os outros.
    Seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  14. Amém, muito linda mensagem uma lição de vida e amor ao próximo nós temos que fazer o que Jesus Cristo mandou ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura que Deus criou o amor ao próximo cobre uma multidão de pecado, amém

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde povo de deus boa tárde padre João Carlos sua bênção peço oração por meu neto Antonio Gabriel dá depressão que têm depressão ele só tem 21anos me ajude padre João Carlos

    ResponderExcluir
  16. Mensagem maravilhosa. Fácil de compreender. Com a graça de Deus colocar em prática.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre que Jesus providencie cada vez mais o amor em cada um de nós

    ResponderExcluir
  18. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me conceda a graça de evitar o pecado da lamentação. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de interceder pelo próximo. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ter compaixão dos sofredores. Me conceda a graça, curando os doentes do corpo e da alma. Me conceda a graça de fazer caridade e de partilhar com os necessitados. Me conceda a graça da VOSSA bênção. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Amém.uma Boa.noite.padre 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Quero receber TODOS os dias a meditação da palavra. Alguém pode vir me enviar??

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS