PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MÃE DO REI

A MÃE DO REI


Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 33)
22 de agosto de 2018.
A cena é muito conhecida. O anjo Gabriel foi enviado por Deus a Maria. Ele a saudou de uma forma surpreendente: “Ave, cheia de graça, o senhor é contigo”.  E anunciou a Maria que ela seria mãe, mesmo sendo virgem. E deu um testemunho maravilhoso sobre Jesus. Maria ouviu tudo e pediu uma explicação. E ele a tranquilizou: ela engravidaria por obra do Espírito Santo. E ela, com humildade e generosidade, aceitou a missão que Deus lhe confiava.
A gente sempre fica olhando para Maria. Claro, ela é o centro da cena. Mas, hoje podemos prestar mais atenção ao anjo que foi falar com ela. Podemos  organizar a visita dele em sete passos: ele foi enviado por Deus; ele entrou onde Maria estava e a saudou; ele a tranquilizou e lhe deu a boa notícia da gravidez do filho de Deus; respondeu à dúvida dela sobre como engravidaria; avisou que Izabel que estava já no sexto mês de gestação; recebeu a resposta positiva da Virgem; e retirou-se. Uma comunicação perfeita, em sete passos. Um modelo para a evangelização.

Prestemos também atenção no que Gabriel disse sobre a criança que iria nascer. Sobre Jesus, o anjo Gabriel revelou coisas maravilhosas a Maria: esse menino será seu filho e filho de Deus. Ele é grande e santo, igual ao Senhor Deus. E ele vai nascer para reinar sobre o seu povo, como um novo Davi, e reinará para sempre.



Jesus, homem e Deus, será o líder do povo santo e de toda a humanidade. O apóstolo Paulo dirá que ele é o novo Adão, que tudo nele recomeça - o novo Adão em comunhão com Deus e com seus irmãos; um Adão vencedor do pecado; a criação, a obra de Deus, levada a bom termo. Nele, recomeça a humanidade, agora em comunhão com o Criador.

O Papa Pio XII, em 1954, na encíclica em que tratou da realeza de Maria, escreveu: “Desde os primeiros séculos da Igreja católica, o povo cristão elevou orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como sobretudo quando se via ameaçado por graves perigos; e nunca foi frustrada a esperança posta na Mãe do Rei divino, Jesus Cristo, nem se enfraqueceu a fé, que nos ensina reinar com materno coração no universo inteiro a Virgem Maria, Mãe de Deus, assim como está coroada de glória na bem-aventurança celeste”.

Guardando a mensagem

No dia de hoje, celebramos a festa de Nossa Senhora Rainha. A festa da realeza de Maria está em continuação com a festa da sua assunção ao céu. Sua realeza é estar unida a Jesus, filho de Davi, na sua adesão à vontade de Deus. Na meditação de hoje, ficamos atentos ao anjo Gabriel. Ele fez bem a sua tarefa. Ele veio da parte Deus, como mensageiro, com uma missão muito especial. Entrou com grande respeito na presença de Maria, saudando-a como cheia de graça, comunicou-lhe a boa notícia que trazia, tirou suas dúvidas, recebeu sua resposta e se foi. A evangelização deve sempre produzir uma resposta, um engajamento da pessoa. O anjo Gabriel revelou coisas muito especiais sobre Jesus: ele, o filho de Deus e de Maria, é o líder do povo santo e de toda a humanidade.  A evangelização nos leva à pessoa de Jesus. E nos pede uma resposta sobre esse encontro com o filho de Deus que muda a nossa vida.
Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó e o seu reino não terá fim (Lc 1, 13)
Rezando a palavra
O anúncio do anjo a Maria é celebrado, em nossa tradição cristã católica, de maneira especial, com a oração do ÂNGELUS.
 Guia: O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
Todos: E Ela concebeu do Espírito Santo.
Guia: Eis aqui a serva do Senhor.
Todos: Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
 Guia: E o Verbo se fez carne.
Todos: E habitou entre nós.
 Ave Maria…
 Guia: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!
Todos: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Guia: Oremos. Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da Ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
Vivendo a palavra
Maria ficou prestando atenção no que Gabriel disse. Maria não entendeu tudo, mas ficou guardando e meditando tudo aquilo no seu coração. Hoje, faça como Maria. Preste bem atenção nas palavras do Senhor e guarde-as no seu coração.
A gente volta a se encontrar às 10 da noite, no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro – 22 de agosto de 2019.

31 comentários:

  1. "Amooo"A Meditação Da Palavra Do Senhor.
    Amooo O Programa Tempo De Paz E Amooo Os Ensinamentos Diários Do Pe. João Carlos.
    Muitooo obgda Pe.João Carlos Por Este Belo Trabalho De Evangelização Nos Meios Sociais. Todos Os Dias Eu Coloco No Meu Status E Está Sendo Bem Visualizado,Todos Do Meu Contato Já Ficam No Aguardo.Pe.João Carlos Deus Lhe Livre De Todo Mal. Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos muito obrigada por nos evangelizar, todos os dias mando a meditação da palavra de para alegrar o dia dos meus amigos e amigas.

    ResponderExcluir
  3. Maria, modelo de fé pra tds nós.que possa aqui na terra seguir a jesus, junto com sim de nossa mae para te-mos nossa salvação celeste

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer a Deus por tudo que eu tenho e tudo que sor abrigado senhor Jesus

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos e um apóstolo do Senhor,que deus lhe abençoe sempre pois suas palavras são luz nas nossas vidas..

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos obrigada por nós evangelizar Deus lhe abençoe e me de a vossa bênção,tudo com Jesus e nada sem Maria.

    ResponderExcluir
  7. A sua bênção padre João Carlos ,obrigada por este momento de fé !
    Obrigada mãezinha por nos amar tanto ,obrigado Pai eterno por mais um dia na ta presença ,mãe Aparecida rogai por nós !
    Bom dia !

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre sua bença que Deus te abençoe e te proteja, obrigada pela mensagem de hoje.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado minha mãe Maria Santíssima por tantas bençãos derramada sobre minha família,Uma abraço Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre sua bênção, muito obrigado por essa catequese, que Deus abençoe o senhor sempre 👏👏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Gratidão, gratidão, gratidão.

    ResponderExcluir
  12. Ave Maria cheia de graça o Senhor é convosco bendita soes voz entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus.
    Santa Maria mãe de Deus rogai por nós pecadores agora e na hora de nossa morte amém

    ResponderExcluir
  13. Assim como Maria também digo meu sim a Deus, meu Senhor e meu tudo. Pe João Carlos que Deus continue abençoando o Senhor para com suas sábias e abençoadas palavras continue com esse belíssimo trabalho de evangelizacao. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  14. Mãe de Deus, derramai sobre a humanidade inteira, as graças eficazes de vossas chamas de amor, agora e na hora de nossa morte. Amém. 👐

    ResponderExcluir
  15. Maravilhoso agi intensamente em nossas vidas agindo com a bênção de Deus e Maria transformando nosso dia e nossas atitudes que bênção

    ResponderExcluir
  16. Obrigada. Por tao linda meditacao ! Jesus e Maria abençoe e proteja. E guie nossos passos sempre

    ResponderExcluir
  17. Lindas e abençoadas mensagem, ora realmente costuma fazer bem e trás nos momentos de paz e harmonia. A paz a tdos

    ResponderExcluir
  18. Amém 🙏
    A paz do Senhor
    Bom dia

    ResponderExcluir
  19. Este padre é um homem de Deus, muito bonito este evangelho, Maria enterceda por nós.🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Obrigado padre João carlos por mandar todos os dias a meditaçåo da palavra pra mim repasso pro os grupos que tenho muito bom poder ouvir e repassar pra outras pessoas que o senhor lhe abençoi todos os dias fique com Deus

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Padre João Carlos, pela reflexão da Palavra, o Senhor é uma benção de Deus!

    ResponderExcluir
  22. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço pela solenidade de Nossa Senhora Rainha. Todavia, me ajude seguir o caminho da luz. Me ajude viver com alegria e felicidade. Me ajude dizer não a opressão e ao orgulho. Me ajude ter Jesus como Rei do meu coração. Me ajude procurar o caminho da justiça e da santidade. Me ajude rezar melhor a Ave Maria. Me ajude com os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Lindas as suas palavras, Padre! Que Nossa Senhora o proteja sempre e o abençoe pelo trabalho maravilhoso que vem fazendo!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

São José, rogai por nós!

   19 de março de 2024.    Solenidade de São José, esposo da bem-aventurada Virgem Maria e patrono da Igreja    Evangelho.    Mt 1,16.18-21....

POSTAGENS MAIS VISTAS