PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS PEQUENINOS ACOLHEM O REINO

OS PEQUENINOS ACOLHEM O REINO

Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)
17 de julho de 2019.
Jesus usa muito a palavra “pequeninos”.  O tempo todo, ele está cercado por gente sem grande expressão social, pobres, doentes, mulheres, crianças, sofredores de todo tipo. Eles são os pequeninos. Quase toda a atividade de Jesus ocorreu na periferia do mundo judaico, na Galiléia, norte do país, terra de agricultores, artesãos, pescadores, moradores de vilas e pequenas cidades. Os evangelhos nem chegam a citar a capital da Galileia, Tiberíades, onde morava o rei Herodes. Em Jerusalém, capital da Judéia, Jesus ia, basicamente, nas grandes romarias.
Os grandes, os importantes, os ricos tinham mais dificuldade de acolher o Reino. Basta lembrar o episódio do encontro com o jovem rico e o comentário que Jesus fez em seguida: “como é difícil o rico entrar no Reino de Deus”. A Nicodemos, um membro importante do Sinédrio que o procurou à noite, Jesus explicou que ele precisava nascer de novo, renascer do alto. Muitas vezes disse aos discípulos e discípulas que só dava para entrar no Reino de Deus quem fosse como as crianças, isto é, quem se tornasse como os pequeninos ou fosse solidário com eles.
No evangelho de hoje, Jesus está em oração. Ele louva o Pai porque o Reino está sendo revelado aos pequeninos. Igualmente o louva porque, revelando o Reino a uns, o Pai o esconde a outros, os sábios e entendidos. E o que é que está havendo com os sábios e entendidos, isto é, com os estudados, os professores da Lei, os que se sentiam conhecedores da Palavra de Deus? Estes fecharam o coração. Não conseguiram ver em Jesus de Nazaré a revelação do Pai amoroso e fiel que fez aliança com Israel. Encheram o peito de presunção de que já sabiam de tudo. E de inveja, sentindo-se ameaçados pela popularidade de Jesus, por seus ensinamentos e por seus milagres.
Embora Jesus pregasse pra todo mundo, a todos procurasse iniciar no Reino, via-se cercado de gente simples e pobre, pecadores, sofredores. Os grandes também se aproximavam, mas quase sempre para censurar, para tentar coibir a sua palavra, para desafiá-lo... Estes tentavam desmoralizar o seu ministério ou encontrar motivo para denúncias e perseguições. Os grandes fecharam o coração. Os pequenos abriram-se à obra de Deus. É o que Jesus está vendo. E por isso está louvando o Pai.
Guardando a mensagem
Jesus rezou, publicamente, louvando o Pai porque este estava revelando o Reino aos pequeninos. E o estava revelando por meio do Filho. Em Jesus, reconhecemos a bondade e a misericórdia do nosso Deus, atuando em favor do seu povo. Os grandes fecharam o coração. Os grupos de poder rejeitaram Jesus. Os pobres e os pecadores aproximaram-se dele, acolhendo o Reino que ele anunciava. A lógica de Jesus é a lógica do Pai. Ele escolhe os pequenos. A lógica de Jesus deve ser a nossa também. Valorizemos os pequenos. O Reino é deles. No sermão da Montanha ele disse: “Felizes os pobres porque o Reino de Deus é deles”. Tornemo-nos pequenos, sejamos solidários com eles, se quisermos ter parte no Reino.
Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos (Mt 11, 25)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Na oração que nos ensinaste, pedimos ao Pai: “venha a nós o vosso Reino!” . Tu nos ensinaste a rezar assim para que entendamos que o Reino é, antes de tudo, um dom que nos vem do Pai, não é uma conquista de nossas obras, de nossa inteligência ou de nossa santidade. O Reino vem a nós por pura bondade e graça de Deus, nosso Pai. E és tu, Senhor Jesus, que nos revelas o Pai, que nos comunicas o seu Reino, sua presença amorosa em nossa história. Venha a nós o vosso Reino! Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, durante o dia, reze com Jesus, mais de uma vez: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 17 de julho de 2019.

35 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia Pe. JOÃO CARLOS
      QUE BELA MENSAGEM DEUS NOS PROPÔS HJ ATRAVÉS DESTE TEXTO LINDO

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos muito linda a mensagem qe deus nós abençoe prá sempre a todos

      Excluir
  3. Amém Sr. Ajuda-me a superar tudo que venho passando em minha vida ensina-me a conviver com essa perda pois pra mim está sendo como ter levado uma parte de minha vida e esta sendo muito difícil senhor de conviver amém!
    ;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Obrigada meu Deus por tudo que és para mim.E pó tudo que fizeste por mim.O senhor é o meu pastor

      Excluir
    2. Amém Jesus Cristo pai amado te agradeço pôr tudo qe o senhor me dar pesso pela minha família qerida que o senhor me pediu abenca padre João Carlos obrigado por tudo amém

      Excluir
    3. Amém Jesus Cristo pai amado te agradeço pôr tudo qe o senhor me dar pesso pela minha família qerida que o senhor me pediu abenca padre João Carlos obrigado por tudo amém

      Excluir
  4. Amém. Senhor Jesus obrigada por cuidar de cada um de nós . Te amo meu Deus.

    ResponderExcluir
  5. Amém,obrigado senhor Jesus !
    A sua bênção padre João !
    Amém, amém .

    ResponderExcluir
  6. Senhor tem piedade de nos perdoe os nossos pecados e nos conduza para vida eterna.
    Amém

    ResponderExcluir
  7. Que sejamos como as crianças...

    ResponderExcluir
  8. Deus continue te iluminando Pé. João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Amém! Jesus, Filho de Davi,Te suplico por minha cura e da minha sobrinha Renata.As pedras estão muito pesadas.🙏

    ResponderExcluir
  10. Amém! Senhor me ajude sempre agir como criança com meus irmãos.

    ResponderExcluir
  11. padre João Carlos um bom dia,obrigada por mais esta meditação,DEUS o ilumine á cada dia conte sempre com minhas preces, um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Amém!Eu ti amo Deus ti acradesso por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te amo meu senhor Jesus Cristo e sei que tu és a luz da minha vida

      Excluir
  13. Baa tarde padre João Carlos Eu amo senhorJesus cristo es lus da minha vida Amém amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Que Deus nos ilumine sempre para bem entender sua mensagem. Amém

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito me ajuda na minha fé

    ResponderExcluir
  16. Ana Maria17/7/19 15:11

    Amém, Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Esse Evangelho é belíssimo ajuda senhor viver como criança eu te louvo meu Deus

    ResponderExcluir
  18. Que evangelho grandioso esse de hoje. É tão bom aprender. Felizes todos aqueles que seguem o que está na escritura sagrada...

    ResponderExcluir
  19. Como é bom amanhecer o dia e ouvir a palavra de DEUS e buscando colocar em prática os ensinamentos da PALAVRA.
    Obrigado padre pelas duas mensagens.
    Sou de Luziânia -GO

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pé, João adorei muito esse revelação que o pai revelou aos pequeninos, e escondeu aos sábios essa pessoass são dura de coração para aceita esse ensinamento contrário aos que eles sabem, hoje acontece a mesma coisa com as pessoas sabia são dura de coração para aceita a palavra de DEUS.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS