PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO TENHA MEDO DE CARA FEIA

NÃO TENHA MEDO DE CARA FEIA


O que estou lhes dizendo ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados! (Mt 10, 27) 


13 de julho de 2019. 

Estamos ainda no capítulo 10 de São Mateus, no Sermão de Jesus sobre a Missão. Neste capítulo, ele organiza a comunidade nomeando os doze apóstolos, explica em que consiste a missão, faz várias recomendações aos missionários e alerta sobre possíveis oposições ou perseguições. Na passagem de hoje, ele anima os enviados para que eles não se deixem vencer pelo medo. 

Lendo todo o texto, encontramos por três vezes essa expressão de Jesus: “Não tenham medo”. Olha a exortação dele: ‘É certo que, se tentaram desqualificar o meu trabalho, claro, vão fazer o mesmo com o trabalho missionário de vocês. Mas, não tenham medo. O que está oculto um dia é descoberto. Mesmo da perseguição que pode levar à morte, tenham medo não. Temor só a Deus que tem realmente poder sobre vocês. Um pardal só é morto, com o consentimento do Pai. E vocês valem mais do que os pardais, então, não tenham medo’. 

A lição, você já entendeu. O medo não pode paralisar o cristão e a sua comunidade diante das dificuldades. É preciso anunciar, evangelizar. O medo não pode nos deter. Foi o que Jesus disse: “O que lhes digo na escuridão, digam-no à luz do dia; o que vocês escutam ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados!”. Nossa missão é dar continuidade à missão de Jesus: amplificar sua palavra, alardear seus ensinamentos, proclamar em alto e bom som o seu evangelho. O receio de incompreensão, de oposição ou perseguição não nos pode deter na realização dessa sagrada missão. São Paulo chegou a escrever: “Ai de mim se eu não evangelizar”. Isso vale pra gente também. 

De fato, o medo é um dos elementos que logo aparece quando um cristão se dá conta que Deus o está convocando para a missão. E, ponhamos isso em nossa cabeça, nós todos estamos sendo convocados para a missão. Quando a gente começa a tomar consciência disso, aparece logo o medo de destoar no meio dos parentes e amigos, de ficar meio esquisito, de não ser mais bem visto, de ser criticado. Muito missionário em embrião já morre aí. A missão morre na sua mudez, na sua vergonha, no seu medo de ser criticado. Não é à toa que a exortação de Jesus termina hoje dizendo o seguinte: “Quem me negar diante dos homens, eu o negarei diante do meu Pai”. Ih, a coisa complicou... Não tem jeito. O negócio é vencer o medo. 

Guardando a mensagem 

Este Capítulo 10 de São Mateus trata da missão, missão que Jesus entregou à sua comunidade e a cada membro dela, então, a nós também. Na passagem de hoje, há uma recomendação de Jesus que se repete três vezes: ‘Não tenham medo’. Não tenha medo das críticas, não tenha medo do que os outros vão achar, não tenha medo de oposição e cara feia. Dê o seu testemunho de adesão a Jesus na frente de qualquer um. Não tenha medo. 

O que estou lhes dizendo ao pé do ouvido, proclamem-no sobre os telhados! (Mt 10, 27) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

Tu nos confiaste a missão, apesar de conheceres a nossa fraqueza. Confiaste em nós. Por isso, nos estimulas com esse triplo “Não tenham medo”. E por que não precisamos ter medo? Claro, porque estamos nas mãos de Deus, debaixo do seu poder e de sua proteção; porque é a verdade que nos libertará; porque tu estás conosco. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Você já pensou que suas palavras e suas atitudes influem na vida das pessoas que vivem ao seu lado? Claro, tanto positiva, como negativamente. O seu testemunho de fé pode levar alguém do seu convívio a viver com maior convicção a condição de cristão. Hoje, aparecendo uma oportunidade, não se omita, não se faça de indiferente, afirme sua fé em Jesus Cristo. Sem medo nenhum. Não se envergonhe de ser de Cristo. 

E vá logo planejando como vai ser o seu domingo, para que Jesus e a Santa Missa sejam o centro do seu final de semana. 

Para conhecer a nossa Associação Missionária Amanhecer, visite o site www.amanhecer.org.br

Pe. João Carlos Ribeiro – 14 de julho de 2019.

10 comentários:

  1. Amo as meditações do Padre João Carlos. Me ajudam muito. Sou ministro da palavra da paróquia S.Francisco em Betim Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João!
    Amo ouvi lo suas Meditações me ajuda cada dia mais .
    Obrigado, Deus nós abençoe sempre !
    Amém .

    ResponderExcluir
  3. Confiaste senhor. A sua missão que eu também seja responsável. Para que sua Palavra seja, Semeada.

    ResponderExcluir
  4. A suas reflexões são edificantes! Um aprendizado para execremos dignamente s nossa Missão. Muito obrigada e que Deus continue dando-lhe sabedoria para conduzir o seu rebanho! 🙏😘

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Pe por tanto amor à palavra, e repassa-lo para nós. Que Deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  6. Peço mais uma vez por meu filho Vinícius, minha filha Isadora e minha sobrinha Juliana.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos Ribeiro eu li essas mensagens quando foi missionário eu sentia um pouco de medo entre as pessoas que não se envolviam na igreja muita crítica entre nós o que devo fazer para ter vontade de ser missionário



    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos hoje a minha comunidade está em missão temos que Evangeliza não podemos ter medo

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Entretanto, me ajude evitar todo tipo de pecado. Me ajude um dia, ter uma santa páscoa definitiva. Me ajude não ter medo do ser humano e sim da morte eterna. Me ajude ser generoso e misericordioso. Me ajude falar com doçura e mansidão. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser como o meu mestre. Me ajude fazer parte da VOSSA santa família. Me ajude proclamar o Evangelho com sabedoria e humildade. Me ajude defender o meu REDENTOR diante dos homens. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS