12 de julho de 2019
Jesus começou anunciando o nome dos missionários. E prosseguiu com uma série de recomendações. Hoje, temos uma advertência sobre as dificuldades da missão. Missionários somos todos nós, discípulos do Senhor. A nós é confiada a missão, em vários graus e de várias formas. Então, as dificuldades mencionadas por Jesus, nós também vamos encontrar.
O conteúdo da missão nos foi indicado pelo Mestre: “No caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Anunciar com palavras e gestos que o Reino de Deus chegou para todos. Anúncio a ser concretizado em quatro tarefas. Curar os enfermos, isto é, restaurar a dignidade humana. Purificar os leprosos, isto é, proclamar o perdão dos pecados pela misericórdia de Deus. Ressuscitar os mortos, isto é, promover a vida. Expulsar os demônios, isto é, denunciar e vencer o mal que domina as pessoas. São essas as quatro tarefas pelas quais anunciamos a proximidade do Reino de Deus na vida das pessoas.
Essa missão comunicada aos doze apóstolos é a missão confiada a toda a Igreja, a todos os seguidores de Jesus. E a gente a realiza com nossa vida cristã, com nossas palavras e ações. E é esse ser cristão e anunciadores de Cristo no mundo que nos traz problemas, dificuldades, resistências, reações. É neste sentido que Jesus está nos dizendo: “envio vocês como ovelhas no meio de lobos”. O mundo, influenciado pelo poder do mal, não aceita facilmente a mensagem de Cristo. E podemos, como ovelhas no meio de lobos, ser presas fáceis da vaidade, do fascínio do poder e da riqueza, da pressão social, da lógica do mundo. Ou, permanecendo fiéis à nossa missão, podemos até sofrer todo tipo de incompreensão, de retaliação, de perseguição.
E Jesus completou: “Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A serpente do livro do Gênesis, a que levou Adão e Eva ao pecado, foi descrita como o mais astuto dos animais no Jardim do Éden. A conversa que ela teve com Eva, parecia afável e desinteressada... ela soube conduzir bem o diálogo, foi sabida. De verdade, a serpente não se apresenta de qualquer maneira, se esconde, se esquiva, parece planejar bem as suas ações. Talvez seja nesse sentido que Jesus disse: imitem a prudência da serpente ou seja a sua sabedoria. As pombas são criaturas doces, próximas, mansas... chegam pertinho pra comer o que a gente oferece. A orientação do Mestre foi, no exercício da missão que comporta sempre dificuldades, ter a prudência das serpentes e a simplicidade das pombas.
Guardando a mensagem
Jesus enviou os doze em missão. Com eles, todos nós somos enviados. A missão é proclamar a proximidade do Reino de Deus. Nós a realizamos pelo testemunho de vida, por ações e pelas palavras que proclamamos. As ações estão descritas simbolicamente em quatro tarefas: restaurar a dignidade humana, anunciar o perdão dos pecados, promover a vida e vencer o mal que domina as pessoas. Na realização desta missão, muitas dificuldades e perseguições podem nos aguardar. Assim, Jesus nos dá essa orientação: ‘tenham a mansidão das pombas e a sagacidade das serpentes’. A simplicidade e a esperteza. Ser simples, mas não ser bobo.
Sejam, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas (Mt 10, 16)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A descrição que fazes da pressão, das perseguições, dos julgamentos a que poderemos ser submetidos por causa de nossa fé nos assusta. Mas, tu nos tranquilizas de muitos modos. Sobretudo, nos garantes a assistência do Santo Espírito, que nos dará as palavras certas, que tomará a nossa defesa. Senhor, embora a missão não pareça fácil, queremos realizá-la com fidelidade e perseverança até o fim. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), responda a esta pergunta: Em que você está precisando ser mais perseverante?
Se você ainda não conhece a AMA, a Associação Missionária Amanhecer, visite o site www.amanhecer.org.br.
Pe. João Carlos Ribeiro – 12 de julho de 2019
Senhor Jesus não é fácil mais com ajuda do Espírito santo. Tudo é possível.Amm.
ResponderExcluirQ bom ouvir e ver palavras tão simples ao mesmo tão Divinas. Obrigada Pe por tanta dedicação e trabalho.
ResponderExcluirPeço oração por meu marido Rodrigo que está adoentado e meus Vinícius e Isadora
ResponderExcluirSua bênção! Amo as suas reflexões padre,Deus o abençoe poderosamente e guarde todo mal.
ResponderExcluirPeço orações pra minha filha que esta muito doente. Que Deus tenha misericórdia e restabeleça sua saude
ResponderExcluirSua bênção. Peço oração pela minha saúde, tenho um problema sério na coluna.
ResponderExcluirSua bênção! Padre Carlos, que Deus abençoe cada dia mais sua vida sacerdotal, e me der o dom da sabedoria e da simplicidade para conduzir meus 4 filhos e os que me rodeiam no caminho do céu amém 🙏
ResponderExcluirsua bença.
ResponderExcluirDeus abençoe à minha Família
meus netos .abençoe todos os doentes que receba de ti às suas bênção .
eu te Adoro meu Deus e meu Senhor. amém
Muito bom. Padre publique um livro com as meditações diárias.
ResponderExcluirSenhor nosso Deus, eu LHE agradeço pelas chuvas que estão caindo no nordeste. Todavia, me conceda a graça para LHE oferecer bons sacrifícios e boas oferendas. Me conceda a graça para não ter medo de fazer o que é certo. Me conceda a graça de caminhar sempre comigo. Me conceda a graça de abençoar e proteger todas as famílias. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para ser simples e prudente. Me conceda a graça para vencer as dificuldades e as perseguições. Me conceda a graça para testemunhar o Evangelho. Me conceda a graça de falar conforme a VOSSA vontade. Me conceda a graça de perseverar até o fim. Me conceda a graça de ganhar a salvação eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.
ResponderExcluirAmém!!! 🙏
ResponderExcluirOBRIGADO MEU DEUS PÓR MAIS UM DIA DE VIDA É PÓR TUDO AMÉM 🙏🙏🙏DEUS ABENÇOE NOSSO QUERIDO PADRE JOÃO CARLOS LINDO AS BÊNÇÃO DIÁRIAS AS DIVINAS PALAVRAS DA FÉ EM JESUS GRAÇAS A DEUS AMÉM 🙏🙏🙏GRATIDÃO SEMPRE AMÉM🙏BOA NOITE.
ResponderExcluirAmém
ResponderExcluir