PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EMPENHAR TUDO PARA SER DELE

EMPENHAR TUDO PARA SER DELE

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

31 de julho de 2019  - Dia de Santo Inácio de Loiola

Duas parábolas parecidas, a do tesouro escondido e a da pérola preciosa. Comparações que Jesus fez sobre o Reino de Deus. 

O Reino dos Céus é um como um tesouro escondido no campo que o homem encontra. O Reino é um dom de Deus, um tesouro que está escondido em nossa vida, em nossa história. Nós só o encontramos, mas ele já estava lá. Nós nos deparamos com ele, nos surpreendemos com a sua existência. Não o produzimos. Ele é um tesouro que nós não amealhamos. Mas, ele está ali para nós, um grande dom em nossa vida. Assim é o Reino de Deus.

O Reino dos Céus é como um comprador que procura pérolas preciosas e encontra uma de grande valor. O homem procura pérolas preciosas. Em sua busca, encontra algo maravilhoso, a pérola dos seus sonhos. O Reino não deixa de ser dom, uma pedra preciosa de imenso valor que não é obra de nossas mãos. Mas, há uma detalhe nessa parábola. O homem a buscava... ela é a resposta aos seus sonhos, à sua busca. O Reino de Deus é uma resposta aos profundos anseios de nosso coração: o amor, a paz, a unidade, a comunhão, a fraternidade, a justiça... Assim é o Reino de Deus.  

As duas parábolas também nos dizem como teremos parte no Reino de Deus. O agricultor que encontrou o tesouro escondido no campo vendeu tudo quanto possuía e comprou o campo. O comerciante também vendeu tudo o que tinha e comprou aquela pérola. Como podemos entender isso? O tesouro vale mais do que todos os bens que o agricultor possui.  Será o grande bem de sua vida. A pérola preciosa vale mais do que todos os bens que o comerciante tem. Será o seu maior bem. Quando se encontra o Reino de Deus, que é o maior bem que a gente pode ter, a gente renuncia a qualquer outro valor para colocá-lo em primeiro lugar. Como disse Jesus: “Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais lhes será dado em acréscimo”. E Paulo apóstolo: “Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo” (Filipenses 3,7).

É claro, nós não compramos o Reino de Deus. Não é isto que a parábola está dizendo. Nós damos ao Reino de Deus o lugar mais importante, colocando o resto em segundo plano. Como disse Paulo: “por ele, tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo”. Na verdade, ao vender tudo para comprar o campo, é o tesouro que agora me tem. Ao vender tudo para comprar a pérola, é a pérola que agora me possui. Paulo não desprezou tudo para ser dono de Jesus. Pelo contrário, para ser completamente de Jesus é que ele renunciou a tudo.

Guardando a mensagem

Na parábola do tesouro, entendemos que o Reino de Deus é, em primeiro lugar, um dom de Deus em nossas vidas. Um dom, um tesouro encontrado pelo agricultor. Na parábola da pérola, entendemos que o Reino de Deus é uma resposta de Deus aos nossos anseios, aos nossos sonhos. É a resposta à busca do comerciante. Mas, não basta encontrar o Reino de Deus. Precisamos redimensionar tudo em nossa própria vida para que ele esteja em primeiro lugar. Para que nós pertençamos a ele.

Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola (Mt 13, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós já encontramos o Reino de Deus ou ele nos encontrou. O Reino é a tua presença entre nós, nos comunicando o amor do Pai. Nós te descobrimos, como o agricultor cavando a terra. Nós te encontramos, como o comerciante procurando a pérola mais valiosa. Falta-nos ainda nos empenhar por completo, para colocar o Reino de Deus como valor supremo de nossas vidas, não para te possuirmos, mas para pertencermos a ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça deste último dia do mês um dia de ação de graças. Bendiga o Senhor por tudo que você recebeu dele: amor, proteção, oportunidades, bênçãos. Agradeça, agradeça várias vezes durante o dia. Sua presença amorosa em nossa vida é o nosso maior tesouro. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 31 de julho de 2019

30 comentários:

  1. Amém Deus seja louvado hoje e sempre !Obrigado senhor Jesus por mais um dia ,obrigado por nos amar ,por nós proteger ,nós guiar amém !!! A sua bênção padre João .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia padre João Carlos obrigado senhor por mas um dia como é bom escuta suas meditação o senhor é uma benção em nossos lares

      Excluir
    2. Obrigado Meu Deus por Tudo !!!

      Excluir
  2. Amém. Muito bom ouvir logo pela manhã a palavra de Deus. Fortalece o espírito. Deus abençoe Pe. Joao e te dê muita força. Ore por mim e minha família.

    ResponderExcluir
  3. Sr.quero te agradecer por tudo que tens feito em minha vida tens mim ajudado bastante a superar essa tragedia em minha vida sei é dificil vc superar a perda do marido e como foi a dele te agradeço sofro muito tem hs que vou ao desespero meu pai mais confio em ti 6 meses de muito sofrimento ajuda-me sempre Cristo agradeço meu pai por tudo amém ilumine meus filhos nesse concurso que está pra sair o resultado que eles passe e seja chamado amém.

    ResponderExcluir
  4. Redirecionar minha vida para que o Reino de Deus seja minha maior busca.....este é o desejo mais honesto do meu pobre e pequeno coração

    ResponderExcluir
  5. Gloria a vós Senhor! Agradeço Senhor pelo dom da minha vida e por tudo que me deste a mim e a minha família.

    ResponderExcluir
  6. Amém! Agradeço todos os dia Padre, por tudo que Deus faz por mim, e minha família. Bença e que Deus le abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor por tudo pela minha vida e minha família. Agradeço a Deus por mais esse dia pelo dom da minha vida. Muito obrigada Senhor! 🙏

    ResponderExcluir
  8. Só gratidão a Deus, pelas oportunidades que nos tem dado para nos aproximar mais de vós. Estou conseguindo levar meu marido para participar de grupos da nossa paróquia.GRATIDAO SEMPRE.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada meu Deus! Gratidão sempre..

    ResponderExcluir
  10. Obrigado senhor ..sou grata por TD que tem feito por mim e por tod os meus familiares ..Amem

    ResponderExcluir
  11. Amém!
    Obrigada Senhor meu Deus. Gratidão por por em minha vida.

    ResponderExcluir
  12. obrigada meu Deus por tudo só tenho que agradecer todos os dias pela minha família maravilhosa e pelas oportunidades que tenho .

    ResponderExcluir
  13. Obrigado meu Deus por tudo de bom q o semhor fez de bom com

    ResponderExcluir
  14. Que minha vida seja um hino de louvor e gratidão a Deus por todas as graças recedidas neste mês. Obrigada Meu Deus.

    ResponderExcluir
  15. A palavra de Deus e um exercício que devemos fazer diariamente, minuto a minuto em cada ação que vivemos, assim as graças virão sutilmente e seremos abençoados, em nome de Jesus. Obrigada por esta palavra, ela e lâmpada para todos nós em nossa vida. Amém

    ResponderExcluir
  16. Senhor eu ti agradeço pelo dom da vida que tu me das,pela minha familia,pelo filho henrique que foi chamado no camp,pela saude da minha amiga paula,pelo amor que tu tens por nós seus filhos amados,ti amo jesus,obrigado pela força de edtar sempre conosco.

    ResponderExcluir
  17. Gratidão Senhor! Obrigada padre João Carlos por trazer a palavra do Senhor para nós! Deus te abençoe.Saúde e bençãos para todos nós!.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado senhor por tudo na minha vida , pelo emprego, pela família, só tenho a agradecer .Abençoe senhor o ECC da paróquia Nossa Senhora Aparecida , jardim Helena. Abençoe a todos os casais.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Senhor Jesus por tudo que nos concede todos os dias.Obrigada Padre JC pelos ensinamento diario.Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  20. Senhor eu te agradeço por tudo tu és a minha pérola o meu tesouro estais em primeiro lugar em tudo é assim que eu tevejo

    ResponderExcluir
  21. Obrigado senhor eu amo apalavla de Deus🙏🙏

    ResponderExcluir
  22. Obrigada meu Deus por todas as bênçaos recebidas. Ajuda-me senhor a encontrar o tesouro de Deus em minha vida.

    ResponderExcluir
  23. Senhor meu Deus Moisés subiu a montanha sagrada em busca dos teus ensinamentos para nós, que são os mandamentos por isso venho te agradecer pelos dons que nos deste obrigado senhor pela vida ,o amor que tem por todos nós , por ter dado seu único filho em resgate de todos nós , também agradeço por todos os sacerdotes que o senhor Jesus Cristo vosso Filho os ilumine a cada um louvado seja nosso senhor Jesus Cristo ontem hoje e sempre

    ResponderExcluir
  24. Obrigada senhor por tudo. Gratidão sempre meu senhor!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde para t 😻 a a atividade ❤❤❤❤❤fhfty

    ResponderExcluir
  26. Atuo o i primeiro trimestre t😳😳😳❤hdjgjfihjhrur oooooooooooo gbvbcng je ufano a iihdydng

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS