PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS OBRAS DA MISERICÓRDIA

AS OBRAS DA MISERICÓRDIA

 Quero a misericórdia e não o sacrifício (Mt 12, 7)
19 de julho de 2019.
Em caminhada com Jesus, em dia de sábado, os discípulos, com fome, passando no meio de uma plantação, apanharam espigas para comer. Pronto, isso foi o suficiente para escandalizar os fariseus. Acusaram os discípulos de estarem profanando o sábado.
Os judeus guardam o sábado, pensando no descanso de Deus no final da obra da criação.  Nós cristãos guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus. Os muçulmanos já guardam a sexta, festejando o dia em que Deus – Alá – criou o homem. No tempo de Jesus, a interpretação que os hebreus faziam do sábado era muito rigorosa, cheio de normas e detalhes. Não se podia trabalhar, de jeito nenhum. Até os passos deviam ser contados para não se ofender a santidade do sábado, o shabat.
Jesus chamou os seus opositores à razão: a necessidade humana está acima de uma norma religiosa. Se eles estavam com fome, é justo que procurassem conseguir o alimento. Note que a reclamação não foi porque arrancaram espigas da plantação. Isto era possível. O que não se podia era fazer isso em dia de sábado. Jesus relembrou que Davi e seus soldados, voltando de uma campanha, mortos de fome, comeram os pães das oferendas do Templo, o que não era permitido. E estava tudo certo.
Religião sem caridade vira uma coisa desumana. Jesus recordou um ensinamento escrito no Profeta Oséias, no Antigo Testamento “Quero a misericórdia e não o sacrifício”. Quando você ouvir essa palavra “sacrifício” na Bíblia, lembre que ela se refere aos sacrifícios de animais que se fazia no Templo de Jerusalém (bois, carneiros, aves). O sacrifício é uma forma de culto muito comum nas religiões antigas.  Então, Deus está dizendo nesta palavra do profeta que prefere a misericórdia ao sacrifício de animais. O verdadeiro culto é o da misericórdia, do amor, da caridade para com o próximo.
No livro do Profeta Isaías, também no Antigo Testamento, há uma reclamação de Deus. Deus reclama do culto que está recebendo: tantos sacrifícios de animais, ofertas, mas tanta injustiça, tanta violência no meio do povo, e nas mãos e no coração de quem está celebrando o culto! Isso sim é uma ofensa a Deus. "Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito, um coração arrependido e humilhado", rezamos no Salmo 50.
Os fariseus estavam reclamando porque, em dia de sábado, os discípulos, que estavam com fome, estavam colhendo espigas para comer, durante o trajeto. O que vai agradar mais a Deus: seguir à risca a lei do sábado ou dar de comer a quem está com fome? O sacrifício ou a misericórdia?
Guardando a mensagem
Os fariseus do tempo de Jesus faziam uma interpretação muito rígida da lei do sábado, uma norma religiosa que visava o louvor de Deus, mas também o descanso do trabalho nesse dia. Eles viram os discípulos colhendo espigas no sábado e ficaram revoltados. Para eles, com esse trabalho, o sábado estava sendo profanado. ‘Misericórdia eu quero, não sacrifícios’, disse o Senhor pela boca dos profetas. O amor está acima de tudo. O primeiro louvor a Deus é o amor. E não dá para mostrar amor a Deus e não amar o seu irmão. Deus não fica contente com um culto bonito ou um louvor arrebatador que não esteja comprometido com a caridade, a compaixão para com os sofredores. Ele se agrada mesmo da misericórdia, do amor pelo pequeno. É isso que dá sentido e verdade ao nosso culto, ao nosso louvor.
Quero a misericórdia e não o sacrifício (Mt 12, 7)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Às vezes, não vemos a ligação que existe entre o culto que te prestamos e a caridade que devemos ao próximo. Na misericórdia, no amor solidário pelos mais sofridos, começa o verdadeiro culto que se explicita depois nos ritos, nas celebrações religiosas. Amar os irmãos, sobretudo defendendo, protegendo os doentes, os presos, os pobres, os mais frágeis, é uma forma de louvor a Deus. Senhor, ajuda-nos a viver nossa vida cristã e nossas práticas religiosas em sintonia com o amor ao próximo. Que a nossa devoção e o culto que te dirigimos tenham sua versão concreta no serviço aos mais pobres, no respeito aos idosos, na defesa da vida, pois preferes a misericórdia ao sacrifício. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.   
Vivendo a palavra
Muita coisa, podemos fazer pelos irmãos e irmãs mais sofridos. A Igreja até fala das obras de misericórdia. E a tradição colecionou catorze obras de misericórdia. Você as conhece? No final do texto da Meditação de hoje, vou deixar a lista completa das obras de misericórdia. Dê uma olhadinha. www.padrejoaocarlos.com. Jesus nos quer misericordiosos, como ele.
Pe. João Carlos Ribeiro – 19 de julho de 2019.

AS OBRAS DE MISERICÓRDIA
Há catorze Obras de Misericórdia: sete corporais e sete espirituais.

Obras de misericórdia corporais:
1) Dar de comer a que tem fome
2) Dar de beber a quem tem sede
3) Dar pousada aos peregrinos
4) Vestir os nus
5) Visitar os enfermos
6) Visitar os presos
7) Enterrar os mortos

Obras de misericórdia espirituais:
1) Ensinar os ignorantes
2) Dar bom conselho
3) Corrigir os que erram
4) Perdoar as injúrias
5) Consolar os tristes
6) Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo
7) Rezar a Deus por vivos e defuntos

As Obras de misericórdia corporais encontram-se, na sua maioria, numa lista enunciada pelo Senhor na descrição do Juízo Final.

A lista das obras de misericórdia espirituais tirou-a a Igreja de outros textos que se encontram ao longo da Bíblia e de atitudes e ensinamentos do próprio Cristo: o perdão, a correção fraterna, o consolo, suportar o sofrimento, etc.

34 comentários:

  1. Jesus manso e humilde de coração eu espero e confio em vós.

    ResponderExcluir
  2. Minha infinita gratidão pelos ensinamentos de forma renovada e compreensível ao momento atual de nossas mentes sobrecarregadas pelo medo e a incerteza do mundo físico. Nossa única esperança está no Cristo. Obrigada Padre e todos os que se esforçam para que possamos receber diariamente as mensagens de Jesus que já partilho com muitos irmãos. Deus abençoe a todos. Fortalecendo a fé e a confiança.
    Maria Aparecida de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre todos os dias eu assisto as suas reflexões e elas mim preenche com suas lindas palavras cheias de Deus meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Minha gratidão a Deus por está recebendo muitas orações de amigos e por está suportando tantas coisas que ocorreu nesse ano em minha vida peço força ao Sr.jesus tenha misericordia por tudo !

    ResponderExcluir
  5. Obrigado meu Deus por tanto amor e misericórdia por mim e pelos meus.

    ResponderExcluir
  6. Sagrado Coração de Jesus,fazei que vos amemos cada vez mais.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por participar deste grupo maravilhoso com o.padre JoaJcR pois eu estava precisando mesmo Deu abençoe a todos vocês.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre por trazer todos os dias a palavra do senhor para nossas vidas e explicações que nós aproximam mais de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Eu penso que caridade é mas importante que o sacrifício porque osacrificio é pessoal e a caridade e mas comunitária.

    ResponderExcluir
  10. Grata pelo o trabalho de evangelização, contribuindo com o meu desenvolvimento espiritual e fortalecimento da fé.

    ResponderExcluir
  11. Senhor tende piedade de Bruna.

    ResponderExcluir
  12. Abençoe minha vida e que eu consiga a graça de alcançar meus objetivos para que tenha mais dignidade.

    ResponderExcluir
  13. Senhor, abençoe minha família.

    ResponderExcluir
  14. Achei linda essa reflexão

    ResponderExcluir
  15. Obrigado senhor por nós mostrar como viver as obras da misericórdia

    ResponderExcluir
  16. Obrigada por fazer esta obra de misericórdia por nós nos ensinando o que agrada a Deus.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado senhor jesus pela vida do padre joao Carlos e seus ensinamentos com tuas palavras senhor.meus fardos tão pesados diarios me consomem...
    Onde tem descanso e consolo em suas palavras..
    Amém!

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada Padre João Carlos, Deus o abençoe abundantemente por seus ensinamentos, sua maneira de evangelizar. É muito gratificante aprender cada dia mais o que agrada a Deus. E Sr. Nos ajuda muito com suas palavras, seus conselhos. Deus o abençoe e guarde em seu regaço de amor! Paz e bem

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Senhor Jesus, que por intermédio do Padre João Carlos, nos fortalecer na nossa fé todos os dias. Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  20. Minha família unida com às Bênçãos de Deus e Jesus Cristo!Amém...

    ResponderExcluir
  21. Minha família unida com às Bênçãos de Deus e Jesus Cristo!Amém...

    ResponderExcluir
  22. Muito bom estas mensagens para um melhor proceder do ser humano enriquecida do espírito santo bom para o dia dia dos precavidos e seguros de vida plena de amor ao próximo Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  23. José Matias Cardoso Morro Grande Freg do Ó

    ResponderExcluir
  24. José Matias muito bom estas mensagens do Padre J Carlos inspirado na lei de Deus nos ensina a ser um dos seguidores de Deus 🙏 🙏 🙏 🙏

    ResponderExcluir
  25. Excelente reflexão. Aprendo um pouco a cada dia

    ResponderExcluir
  26. Gostei das mensagens o mundo as pessoas estão precisando tem muita jente cem rumo na vida só correndo atrás do dinheiro esquece dos seres humanos ou de todas criaturas de Deus

    ResponderExcluir
  27. Obrigada padre João Carlos Deus vos abençoe

    ResponderExcluir
  28. Obrigado PADRE JOÃO CARLOS DEUS TE ABENÇOE SEMPRE

    ResponderExcluir
  29. Obrigada meu Deus pela vida e pelo pão de cada dia e também pelo os amigos que conquistei

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS