PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS CINCO LIÇÕES DOS SETENTA E DOIS

AS CINCO LIÇÕES DOS SETENTA E DOIS



Digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’ (Lc 10, 9)

07 de julho de 2019 – 14º Domingo do Tempo Comum

O evangelho desse domingo desenvolve o tema da ‘Missão’. Jesus envia 72 discípulos à sua frente e lhes faz diversas recomendações. São muitas e belas as lições do evangelho de hoje. Vamos recolher cinco delas. 

A primeira lição: A missão é anunciar o Reino de Deus. Jesus mandou avisar que o Reino de Deus está próximo. Todos precisam saber. O Reino é a atuação de Deus entre nós, na pessoa do seu filho Jesus. Ele está conosco, está nos comunicando o amor do Pai; ele nos traz a salvação. O ‘Reino está próximo de vocês’ significa está pertinho, pode ser acessado facilmente, vocês podem entrar nele. A resposta ao anúncio do Reino é a fé e a conversão.

A segunda lição: A missão é tarefa de todos nós. Não somos espectadores. Somos agentes da missão. Jesus enviou antes os doze. Os doze são os apóstolos, como os 12 patriarcas das tribos de Israel. É uma representação das lideranças do povo de Deus. No evangelho de hoje, Jesus enviou 72 discípulos. 72 é um múltiplo de 12 (12 vezes 6). Toda a comunidade, reunida em torno dos doze, está sendo enviada em missão. O fato de enviá-los dois a dois indica que a missão é comunitária, não é uma obra individual. 


A terceira lição: A missão não depende de bens. A orientação de Jesus foi não levar sacola, nem bolsa, nem sandália. Segundo outro evangelho, a lista também incluía não levar dinheiro no bolso. A missão não depende de dinheiro. Aliás, pelo que tenho visto, quanto mais bens alguém tem, menos bem faz. É verdade que precisamos de dinheiro para sustentar nossas atividades pastorais. Mas, o êxito da missão não está no dinheiro. Está no testemunho dos enviados. A sua vida cristã, suas atitudes, suas opções, seu modo de vida, isto é, seu testemunho – é isso que de fato convence, arrasta. Disse Santo Antonio, há mais de 800 anos atrás: “Cessem as palavras, falem as obras”. A missão depende do amor do enviado, que se traduz em testemunho, dedicação, perseverança, oração. “A oração é o coração da Igreja em missão”, falou recentemente o Papa Francisco. 


A quarta lição do evangelho de hoje: A missão tem uma marca especial: o amor ao necessitado. Jesus recomendou aos seus missionários que, chegando numa cidade, curassem os doentes. Ele mesmo, no evangelho, estava sempre cercado de pobres e sofredores: paralíticos, leprosos, possuídos pelo mal, discriminados pela sociedade. Jesus não era um curandeiro. Seus milagres eram sinais de atenção e amor aos doentes e desamparados. A evangelização se comprova no cuidado com os mais frágeis e abandonados da sociedade, na defesa de seus direitos, na formação de todos para a cidadania. 

A quinta lição: A missão aponta para um mundo novo, renovado em Cristo. Jesus falou de sua missão nesses termos: “Eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância”. Abrindo as portas para Cristo, estamos abrindo as portas para a justiça, a felicidade, a paz. “Eis que vou fazer correr a paz como um rio” – está no livro do Profeta Isaías (Is 66). “O que conta é a nova criação” – escreveu São Paulo na Carta aos Gálatas (Gl 6). A pregação do evangelho não pode ser apenas uma denúncia das mazelas e dos males do nosso tempo. A boa notícia de que somos portadores é que, com Cristo, o tempo novo já começou e que, por ele e nele, Deus está restaurando todas as coisas. A missão aponta para um mundo novo, renovado em Cristo.


Guardando a mensagem

Jesus enviou 72 dicípulos em missão, com diversas recomendações. Dentre tantas mensagens, identicamos cinco lições: A missão é anunciar o Reino de Deus – A missão é tarefa de todos – A missão não depende de bens – A missão tem uma marca especial: o amor ao necessitado – A missão aponta para um mundo novo, renovado em Cristo. Somos missionários.

Digam ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vocês’ (Lc 10, 9)


Rezando a palavra

Senhor Jesus, 


Dá-nos um coração missionário, como o teu. Só assim poderemos estar à altura da missão a que nos envias hoje. Ajuda-nos, Senhor, a realizar a evagelização como anúncio do Reino a todos, não como propaganda de nós mesmos. Que todos nos envolvamos, com generosidade, na missão de testemunhar o Reino em todos os ambiente onde vivemos, trabalhamos, nos divertimos. Que não nos esqueçamos dos pobres em suas necessidades. E que mantenhamos acesa, em nosso mundo, a chama da paz e da esperança. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a Palavra

No seu caderno espiritual, anote a resposta que Jesus deu aos discípulos quando voltaram da missão: Lucas 10, 18-20. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 07 de julho de 2019.

21 comentários:

  1. estamos aqui senhor Jesus hoje e sempre fortalecidos. Seja feita a sua vontade.

    ResponderExcluir
  2. Senhor tende piedade de nosso país. Ele foi convertido por vós e não deixeis q o mal vença o bem. Daí força e coragem aos nossos juízes em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  3. Bela homilia padre! Bom dia! Diante do evangelho de hoje eu clamo a graça de uma vida missionária,como Jesus nos recomenda!E que a paz reine em nosso meio! Amém

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre, basta tomarmos a firme decisão de evangelizar começando por nossa casa com nossas atitudes.

    ResponderExcluir
  5. Senhor tem misericórdia do teu povo

    ResponderExcluir
  6. Linda a mensagem que Jesus passa para nos sermos discípulos e missiónarios.

    ResponderExcluir
  7. Quando somos abençoados com o dom da vida temos TUDO para sermos felizes e abençoados. Ha de chegar um tempo em que todos reconheçamos a vida mais que um presente mas milagre do Criadpr do Universo Divino. Deus habita em cada um de nós para sermos fraternos imagem e semelhança D'Ele. Ha de chegar o dia. Utpoia? Não. Crença Inabalável na força que vem do Alto. Somos livres na escolha e que a escolha seja feita em.nome do Senhor. Gratidão por tudo que sou e por tudo que tenho. Pois ao respirar sinto Tua presença ao caminhar sei que Estás ao meu lado. Ao dormir tenho Tua proteção Divina. Então que falta em uns que ainda contestam? O Deus que habita em mim sauda o Deus que habita em ti. Ele É o princípio meio e eternidade. Aceitamos no coração. 87 98103 6179 zap

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre e peço sua bênção, e que tudo que façamos seja com amor a Deus na pessoa do nosso irmão pois sem amor as palavras e as obras não darão frutos.

    ResponderExcluir
  9. Que seja tua vontade Senhor, mas não deixeis cair em tentação,Amém.

    ResponderExcluir
  10. Amém!Bom domingo para todos!

    ResponderExcluir
  11. A sua bênção padre João !
    Obrigado senhor tem misericórdia das nossas familias amém !

    ResponderExcluir
  12. Obrigado meu Deus por tudo na minha vida Amém🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde a todos ,sua benção padre jJoã Carlos, Jesus sempre nos ensinando viver o amor ,a caridade e a paz,louvor logo glória a Deus

    ResponderExcluir
  14. Amém senhor eu creio mas aumentai a minha fé.Q o senhor nos orienta para levar a tua palavra a todos e a todas as famílias.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus Cristo. Por amor aos seus filhos, lhe peço misericórdia pelo meu irmão Pedro de Sousa Neto que sendo favorável ao amigo, foi fiador de um carro, e agora está sendo intimado a comparecer ao juiz para pagar o carro que ele foi fiador. Misericórdia Jesus Cristo para com esse teu filho por que ele não tem como pagar mil e quinhentos reais por mês.

    ResponderExcluir
  16. Senhor Jesus obrigado por essa linda mensagem de reflexecao

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Jesus por mais um dia Amém ***

    ResponderExcluir
  18. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me ajude viver com alegria. Me ajude amar da melhor forma possível. Me ajude com a VOSSA consolação, a VOSSA paz, a VOSSA misericórdia, a VOSSA graça e o VOSSO carinho. Me ajude servi-Lo com humildade e generosidade. Me ajude carregar a santa cruz. Me ajude crucificar os pecados. Me ajude ser uma nova criatura. Me ajude carregar as marcas do meu REDENTOR. Me ajude mandando trabalhadores para a colheita. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude dizer ao povo: que o VOSSO REINO está próximo. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude para que o meu nome seja escrito no Céu. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS