PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AOS QUATRO CANTOS

AOS QUATRO CANTOS

 Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)

11 de julho de 2019 – Dia de São Bento.
Jesus enviou os seus discípulos em missão e lhes disse: “Em seu caminho, anunciem: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios”.
O envio dos doze apóstolos é uma página missionária da Igreja. Os doze representam a nossa comunidade, comunidade que nasceu do trabalho missionário de Jesus. Essa referência aos doze mostra uma comunidade organizada, em continuidade com o povo do Antigo Testamento. A missão é de todo o povo de Deus, com seus líderes à frente. E o envio dos doze é para que anunciem o Reino de Deus. O Reino é o reinado de Deus em nossas vidas e em nosso mundo. O reinado de Deus supera e vence o reinado do mal, por isso os missionários recebem poder sobre o demônio e sobre a doença. A doença é a cara do sofrimento que o mal e a morte espalham.
O Reino é um dom, é a libertação da dominação do mal e da morte, para estarmos como filhos e filhas na comunhão com o Senhor nosso Deus. Não é o resultado de uma estratégia bem montada pelos missionários. Eles são simples instrumentos. É obra de Deus. Aliás, o Reino é de Deus e o que os enviados conseguem realizar é pela sua força, pelo seu poder. Por isso a recomendação: “Não levem ouro nem prata nem dinheiro nos seus cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão”.
Bastão ou cajado é um sinal de defesa e segurança. Devem renunciar a isso. Deus é sua segurança. Sacola representa a confiança nos bens, nos instrumentos. O Reino não é uma estratégia. É um dom. Também não devem levar ouro, nem prata, nem dinheiro. A missão não depende de dinheiro, depende do testemunho e do amor do missionário. É preciso confiar na Providência. Nem duas túnicas, duas mudas de roupa. A proteção necessária é a de Deus. Tudo isso é simbólico, para dizer: o missionário deve por sua confiança em Deus.
O envio não é apenas uma ordem de Jesus, é uma experiência concreta que os enviados vêm fazendo, desde o início. É um caminho que muitos já percorreram, em obediência ao mandato do Senhor e às suas recomendações. Em São Bento, o santo de hoje, podemos ver tudo isso: no meio de muitas privações e provações, ele fundou uma bela comunidade de pessoas consagradas a Deus, vivendo do trabalho e da oração. Seu exemplo e a regra de sua comunidade continuam influenciando a vida religiosa e missionária da Igreja.
Guardando a mensagem
A missão é de todos. E a missão é comunicar que o Reino de Deus chegou com Jesus. É sugerir às pessoas que abram o seu coração, abram as portas de suas vidas para acolhê-lo. O Reino de Deus ou o seu reinado é a vitória sobre o mal no mundo e o pecado, gerando uma família de filhos livres e amados.  O Reino não é o resultado de uma intensa propaganda de massa. É um segredo facilmente compreensível pelos simples e humildes. E não se implanta pela força ou pelo prestígio de alguém. Não somos um exército impondo uma nova ordem. O Reino supõe a liberdade. Se não abrirem as portas, o Reino não entra. Não é uma invasão. A gente só bate à porta, não a arromba. Por isso, o missionário precisa se despojar de qualquer pretensão de grandeza ou de segurança puramente humana.
Não levem ouro nem prata, nem dinheiro nos seus cintos (Mt 10, 9)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Demoramos a compreender que estamos sendo enviados em missão, que somos responsáveis pelo anúncio do Reino de Deus em nossa casa, no lugar onde trabalhamos, em nossos ambientes de convivência, em todos os setores da sociedade. Proclamar o Reino é testemunhar que fomos alcançados pelo amor de Deus, amor gratuito e misericordioso que se manifestou em ti, Senhor Jesus. Não é um produto destinado a ser um sucesso de vendas. É uma boa notícia que muda a nossa vida, e dela, somos apenas portadores e testemunhas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Em seu momento de oração, hoje, reze por todas as lideranças da Igreja: catequistas, animadores, ministros ordenados, missionários, comunicadores cristãos. Que você, eu e todos nós sejamos missionários do jeito que Jesus mandou no evangelho de hoje.
A gente se reencontra hoje, às 10 da noite, no facebook.
Pe. João Carlos Ribeiro – 11 de julho de 2019.

Obs: FOTOS - Juventude Salesiana em Missão em Gravatá, PE, fotos de 10 de julho de 2019.

16 comentários:

  1. Amém Jesus .
    A sua benção padre João !

    ResponderExcluir
  2. Amém! A sua bênção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pe JOÃO CARLOS, Clodoaldo, bairro de Fátima em Fortaleza ce. Pois é meu amigo, passamos grande parte da vida procurando ajuntar: dinheiro, béns materiais e sabemos que tudo ficará, mas não enxergamos que toda riqueza já nos foi dada por Deus Pai através do seu Filho e nosso Irmão JESUS CRISTO, Ele é a nossa riqueza e devemos imitá-lo e servir anunciando as Boas Novas sendo missionários a sair pelo mundo a fora proclamando, JESUS CRISTO é o SENHOR!
    Que Deus tenha misericórdia de mim, me ajude a livrar-me do pecado.

    ResponderExcluir
  4. Amém! ! São Bento rogai por nós!

    ResponderExcluir
  5. Amém. A sua bênção padre João

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Padre João Carlos!

    É verdade: quando abrimos nossa
    casa, e deixamos o Reino de Deus entrar, nao precisamos nos preocupar com mais nada, pois Ele nos dar toda segurança. Precisamos anunciar este Reino para quem ainda não fez ainda a experiência desse encontro maravilhoso.
    Sua bênção. Reze por mim, pois estou necessitada da Justiça Divina.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre! Cada vez que lei a reflexāo do Evangelho que o Senhor comenta aprendo muito mais. Obrigada por ensinar as maravilhas de Deus. Uma Qinta-feira abençoada na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  8. Anunciemos que o Reino de Deus está próximo. Que nosso missionários sejam cada vez mais abençoados pelo Espírito Santo de Deus. Deus abençoe a todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos rezo para todos

    ResponderExcluir
  10. Bela homilia padre! A cada dia um novo aprendizado com suas mensagens. Hoje rogo a Deus que me ensine a viver em missão,propagando o amor e as graças de Deus que nos renovam e nos fortalecem a cada dia! Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS