Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa ( Jo 11, 20).
29 de julho de 2019
Na Igreja, hoje estamos festejando a discípula de Jesus de nome Marta. Marta é a figura de uma cristã cheia de fé, especialmente nos momentos de maior dificuldade e sofrimento. O caminho de fé de Marta é o caminho de fé da comunidade cristã e de cada um de nós.
Marta - você lembra dela - é a irmã de Maria e de Lázaro, amigos de Jesus que moravam em Betânia. Maria é aquela que ficou sentada aos pés de Jesus, escutando seu ensinamento, enquanto Marta ocupava-se dos afazeres da casa, lembra?! Na cena de hoje, Marta foi ao encontro de Jesus quando ele estava chegando e Maria ficou em casa, sentada. Curioso esse detalhe. Marta foi encontrar Jesus. Maria ficou sentada.
Bom, tinha acontecido uma coisa muito triste. Lázaro tinha morrido. Elas, suas irmãs, tinham mandado chamar Jesus quando ele ainda estava gravemente enfermo. Mas, Jesus não apareceu. Quando ele veio chegar, Lázaro já estava morto há quatro dias. A cena é essa: Jesus está chegando... Marta vai ao encontro dele, antes dele visitar o túmulo do amigo.
Vamos prestar atenção nas quatro coisas que Marta disse a Jesus:
A primeira palavra de Marta foi essa: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido”. Na verdade, isso é uma queixa, porque Jesus demorou a ir ver o seu amigo. Elas contavam que Jesus o curasse da doença. Nós também passamos por momentos de muita dificuldade. Clamamos por Deus. Às vezes, parece que ele não vem nos socorrer. Nossa oração toma então um tom de reclamação.
Vamos à segunda palavra de Marta: “Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Uma palavra que mostra sua confiança no poder de Deus que opera em Jesus. Seu coração está aberto à ação de Deus. Mesmo não sendo prontamente atendidos como pretendíamos, manifestamos ao Senhor nossa confiança. Confiamos nele. Não entendemos os seus planos, mas confiamos nele.
A terceira palavra de Marta no diálogo com Jesus foi essa: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Ela tem a crença que boa parte do seu povo tem: no último dia haverá a ressurreição dos mortos. Sabe que Deus agirá no tempo dele. Nós também temos uma fé como a de Marta. Acreditamos que Deus é Senhor de tudo e lá no fim da história vai realizar todas as suas promessas.
A quarta e última palavra de Marta foi impressionante. “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”. É uma bela afirmação de sua fé. Reconhece que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, o prometido. Ela está dizendo que crê em Jesus que está ali presente, a revelação plena do Pai. Jesus tinha lhe dito: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais”. Ela confessa sua fé em Jesus, que está ali diante dela. O dom de Deus é não só para o final de nossa jornada. O dom de Deus, em Cristo, é já para hoje. Ele é a ressurreição e a vida.
Marta fez o caminho de fé, os quatro passos. Está pronta para o sinal da ressurreição do seu irmão Lázaro.
Guardando a mensagem
Marta é uma discípula de Jesus. O seu caminho de fé é também o caminho de cada cristão, o nosso caminho. No seu caminho de fé, ela deu quatro passos no seu encontro com Jesus: passou da queixa para a confiança nele; e de uma fé genérica para uma fé pessoal em Jesus Salvador. Que bom que você possa percorrer esse mesmo itinerário: da queixa passar à confiança em Jesus; da fé genérica passar para uma adesão pessoal a Jesus Salvador. Nele, manifestou-se a vida de Deus.
Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa ( Jo 11, 20).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Como Marta, que perdeu seu irmão Lázaro, muitos de nós estão passando pela perda de um ente querido. É uma dor profunda, uma tristeza muito grande que se experimenta, sobretudo se se tratar de um pai, de uma mãe ou de um filho ou filha. Em muitas situações, rogou-se ardorosamente pela cura daquela pessoa e o milagre aparentemente não aconteceu. Perdoa, Senhor, se não compreendemos os teus desígnios. Essa vida biológica que nos deste se esgota com o tempo. Mas, a vida que nos deste não termina na morte do corpo. Olhamos para ti, Jesus, e contemplamos a tua ressurreição. Cremos que venceste a morte e estás vivo e ressuscitado. Cremos na ressurreição da carne. Como tu, seremos ressuscitados para vivermos sempre contigo, na comunhão do Pai e do Santo Espírito. Sabemos, na fé, que a ressurreição será plena e total, quando chegar o dia da ressurreição da carne, na tua volta. Queremos viver, Senhor, nessa fé. E acompanhar, na oração, os que partiram. Recebe a todos eles na tua santa morada. E conforta os corações sofridos pela ausência dos seus entes queridos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Reze, hoje, pelos seus falecidos. E, aparecendo oportunidade conforte alguém enlutado com as palavras da fé.
A gente se reencontra, hoje, às 22 horas, no facebook.
Pe. João Carlos Ribeiro – 29 de julho de 2019
💒
ResponderExcluirEu sou a Ressurreição e a vida
ResponderExcluirCreio Senhor! Aumentai minha fé
Creio no Poder e Amor do Nosso Senhor Jesus Cristo, e peço a Ele, por intercessão de Santa Marta a restauração da saúde do meu filho Tiago Tomé.
ExcluirBom dia padre .Que Deus nos abençoe sempre.
ResponderExcluirBom dia.padre João Carlos muito linda apalavla.d Deus Amém amém🙏🙏
ResponderExcluirA palavra de Deus nos alimenta todos os dias!! Deus o abençoe Padre, seguindo e nos guiando para o caminho da verdade e da vida. Bom dia.
ResponderExcluirBom dia padre,sou grato pelas sua palavras sabias,minhas manhãs ja não são as mesmas,quanta benção,trabalho a noite e este horario estou indo p casa,ouvindo sr:
ResponderExcluirAmém,
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que Deus te abençoe
A palavra de Deus é como o sol , que nasce todos os dias, renova nossa fé e nossa vida , a tua palavra nos basta Senhor!
ResponderExcluirBom dia, sua pregação diário alimenta minha alma, tenha um dia abençoado.
ResponderExcluirBom dia. Padre, obrigado pela meditação🙏. Que Deus lhe abençoe sempre. Gosto muito desse trecho da música Confiar em Deus "VOU CONFIAR EM DEUS, VOU ME VALER DE DEUS, VENHA O QUE VENHER, HAJA O QUE HOUVER, EM DEUS EU VENCEREI👐BOOOMM DIIIAAA
ResponderExcluirAmém ! A Palavra de Deus é o alimento da minha vida eu creio e peço que cada dia aumenta mais à minha fé.
ResponderExcluirBom dia pe João Carlos
ResponderExcluirDeus o abençoe sempre!
Meu nome é Marta porque eu nasci no dia consagrado à ela.Muito obrigada meu amigo por essa mensagem tão bela
ResponderExcluirBom dia para todos os irmãos que acompanham as reflexões do pé. João Carlos. A fé de Marta relatada no evangelho é um bom caminho para todos nós que desejamos trilhar no caminho fé. Crê sempre sem vacilar.
ResponderExcluirBom dia Pé. Quanta benção poder todos os dias partilhar essa grande alegria de receber palavras que fortalece nossa fé. Eu creio no poder do nosso amado Deus! E minha esperança de renova em cada amanhecer. Deus te abençoe grandemente.
Excluirboa noite obrigado pelas palavras de conforto eu creio amém
ExcluirHoje recebemos a luz de Deus. Abraço em Cristo Jesus amém.
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirQ Deus nos abençoe
ResponderExcluirAmém! Bom dia Padre sua bença.
ResponderExcluirBom dia.!!!Amém.
ResponderExcluirSenhor aumenta minha fé.Senhor tende misericórdia de Bruna. Amém
ResponderExcluirMeu nome é em homenagem e fé a Santa Marta. Creio em sua fé hoje e sempre. Amém
ResponderExcluirMuito boa esta reflexão. Sempre se aprende novos enfoques
ResponderExcluirEstou me sentindo Marta hoje, pedi pelo meu Pai, mas Deus tinha outros planos para ele. Receba Senhor o pai na tua morada!
ResponderExcluirEntrei no grupo ontem na igreja Nossa senhora das graças,na cidade ocean Praia Grande SP, estou feliz aqui graças a Deus.
ResponderExcluirA fé é que nós leva a conversar com Deus através das orações ❤
ResponderExcluirEu creio Meu Deus no Teu Poder.
ResponderExcluirCura a doença do meu corpo e d alma.
Cura tbm a sobrinha Renata.
Peço q cada vez aumente a minha Fé.
Amém!!!
Bom dia padre João a sua bênção !
ResponderExcluirDeus nós abençoe sempre !
Eu creio más almentai a minha fé .
Amém !!!!
Amém! Uma excelente semana para todos nós!
ResponderExcluirAmém,Padre João Carlos com às Bênçãos de Deus!
ResponderExcluirCura-me Senhor Jesus eu creio que tudo podes, e que realizase milagres naqueles que em te confia.Mais te peço aumenta minha fé.
ResponderExcluirBoa noite padre senhor tu és o Deus do impossível o Evangelho de hoje é belíssimo aumenta minha fé senhor
ResponderExcluirEu adoro ouvir suas meditação muito linda parabéns padre João Carlos
ResponderExcluirBoa tarde Deus lhe abençoe
ResponderExcluirBoa tarde Pe João Carlos, Deus lhe abençoe e o Espírito santo o ilumine,conserve e aumente sua vocação,seja um Bom Pastor.
ResponderExcluir