PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, EU CONFIO EM VÓS!

Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! (Lc 15, 6)
28 de junho de 2019 – Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Esta sexta-feira é Dia do Sagrado Coração de Jesus. Essa devoção ao Coração de Jesus se afirmou na Igreja para chamar nossa atenção para o amor de Jesus por nós. O grande educador Dom Bosco, em, 1875, explicou aos seus jovens o valor dessa solenidade com essas palavras: "Meus caros filhos, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus... Esta festa não é outra coisa que honrar com especial recordação o amor que Jesus dedicou aos homens. Oh! O amor grandioso, infinito, que Jesus dedicou a nós com a Sua encarnação e nascimento, na Sua vida e pregação, e, particularmente, na sua paixão e morte... Tenhamos coragem! Que cada um faça o melhor que puder para corresponder ao enorme amor de Jesus dedicado a nós". Uma bela catequese de Dom Bosco.
Então, essa festa do Sagrado Coração celebra o amor de Jesus por nós. O evangelho de hoje ilustra isso com a parábola da ovelha perdida. Parábola contada por Jesus, escutada de má vontade pelos fariseus e mestres da lei e bem acolhida pelos coletores de impostos e pecadores. “Um pastor tinha cem ovelhas, um rebanho considerável. Perdeu uma. Deixou as 99 no deserto e foi atrás da que se perdeu até encontrá-la. Quando a encontrou, a colocou nos ombros e a levou para casa. Chegando, reuniu os amigos pra festejar. Estava muito feliz, tinha encontrado a sua ovelha”.
Nessa parábola tão simples, podemos perceber o grande amor desse pastor por sua ovelhinha perdida. O pastor, claro, é o próprio Jesus. É ele quem está procurando e resgatando as ovelhas perdidas. Foi exatamente isso que ele veio fazer aqui:  achar os perdidos, encontrar os que se afastaram dele e do rebanho. Claro, os coletores de impostos e os pecadores podiam testemunhar isso. Jesus os tinha encontrado. Eles eram os perdidos, os que os mestres do judaísmo nem consideravam capazes de arrependimento. Perdidos por sua condição de pecadores, excluídos pela falsa santidade dos fariseus. Jesus os integrou no rebanho de Deus. A sua palavra, as suas atitudes os resgataram. Eles, em resposta a esse tão grande amor, se aproximavam pela conversão.
Na parábola, não se diz porque nem como a ovelha se perdeu. O pastor ama a sua ovelha e vai atrás dela, independente da razão pela qual ela se perdeu. E não manda ninguém procurá-la em seu lugar. Ele mesmo vai procurá-la. E não descansa até encontrá-la, enfrentando qualquer adversidade. E, quando a encontra, não briga com ela, não reclama do que ela tenha feito de errado. Trata-a com carinho, resgatando-a de sua condição de perdida. E, ao trazê-la para casa, não a vem tangendo, gritando ou batendo nela, aborrecido. De jeito nenhum. Ele a traz nos ombros. Ele a leva para casa. E experimenta uma grande alegria por ter reencontrado sua ovelha e partilha essa alegria com seus amigos.
Guardando a mensagem
Jesus contava parábolas pra todo mundo entender. E você está entendendo direitinho. A parábola fala de Jesus, o pastor, que nos ama de verdade e ele mesmo veio nos buscar, quando estávamos perdidos. Na carta aos Romanos, São Paulo explicou: “A prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós quando éramos pecadores”. A parábola fala de você e de mim também. Nós somos a ovelha que se perdeu, somos os pecadores que ele ama. Ele veio a nós, assumindo nossa humanidade, para nos resgatar e para nos conduzir. Escreveu o profeta Ezequiel: “Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta delas”. Celebrando a festa do Sagrado Coração, estamos celebrando o amor misericordioso de Jesus por nós, amor que nos resgatou quando estávamos afastados de Deus e éramos pecadores. Por seu amor imenso, agora estamos integrados à família de Deus, somos filhos e filhos na sua casa.  
Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! (Lc 15, 6)
Rezando a palavra
Coração de Jesus, inflamado de amor, 
conforta aqueles e aquelas que estão passando por grande aflição, nesse momento. Derrama tuas bênçãos sobre as famílias que estão enfrentando o drama das drogas; elas destroem vidas e sequestram o futuro dos jovens. Cura os corações desanimados e feridos pelo pecado, dando-lhes a certeza do grande amor do nosso Deus que nos resgata mesmo se estivermos no fundo do poço e nos carrega nos ombros, nos devolvendo nossa dignidade de filhos e filhas. Ó Jesus manso e humilde de coração, faze o nosso coração semelhante ao teu. Seja bendito o teu santo nome hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Vou lhe dar o conselho que Dom Bosco dava aos seus jovens, no dia de hoje. A devoção ao Sagrado Coração nos leva a duas respostas de amor: a Confissão e a Comunhão. Na Confissão, cultivamos a nossa conversão. Na Comunhão, nos fortalecemos no caminho de santidade a que ele nos chama.

Pe. João Carlos Ribeiro – 28 de junho de 2019.

39 comentários:

  1. Sagrado coração de Jesus na minha vida. Na minha família na casa no meu trabalho. Seja único Rei e Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre ' passo oração pela minha família para que sejamos unidos na fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus manso e humilde de coração, faze nosso coração semelhante ao Vosso. Amém

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que maravilhoso encontra Jesus neste Evangelho . Me sinto abençoada Jesus com seu jeitinho carinhoso nos envolver pelo e nos chama pelo amor. Jesus manso e humilde.de coração . Eu confio em vós.

      Excluir
  4. Bom dia sua benção
    Padre eu tenho MTA devoção ao coração de Jesus nele tudo ... posso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus manso e humilde coração, fazei nosso coração semelhante ao Vosso. Amém

      Excluir
  5. Amém! ! ! Cura me Senhor dos meus pensamentos e não me deixe desgarrar do seu rebanho.

    ResponderExcluir
  6. Amem eu amo esse dia do sagrado coração de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre que o Sagrado coração de Jesus permaneça sempre conosco pra vida inteira. Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia peço oração para mim e minga família e faça meu coração semelhante ao vosso, tira todo meu medo é aflicao

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Peço oração para alcançar uma graça que tanto necessito em nome do Sagrado Coração de Jesus amém🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Sagrado Coração de Jesus
    Eu te amo.
    Obrigada por teu amor e carinho
    Amém!

    ResponderExcluir
  11. Sagrado coração de Jesus permaneça em mim e na minha familia

    ResponderExcluir
  12. Alimento diário para a alma! !!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia .Que o Sagrado coração de Jesus nós proteja. E nunca deixe nos separar. Abençoe nossos caminhos.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre amei a omelia, sagrado coração de Jesus arastai meu esposo para tua casa para ser teu servo, livrai de todo mal.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que o sagrado coração de Jesus faça morada em meu lá Jesus não que perde nem uma das suas ovelhas

    ResponderExcluir
  16. Sagrado coração de Jesus cuidar de minha família minha Saúde e aumentar minha fé sempre e senhor conhecer minas necessidade te amo sagrado coração de Jesus

    ResponderExcluir
  17. Sagrado Coração de Jesus, conceda o livramento ao meu filho dos vícios e sua volta à igreja, aos sacramentos e tb a cura da depressao do meu marido. Coração de Jesus, eu confio em boa!

    ResponderExcluir
  18. Sagrado Coração de Jesus entrego a minha família aos Vossos Pés. Converta Senhor Jesus todos nós,em especial entrego o meu pai Manoel Roque que completa 72 anos hoje.

    ResponderExcluir
  19. Ó Jesus, manso e humilde de coração faz o meu coração semelhante ao teu.
    Seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  20. Eu peço uma graça ao divino coração de Jesus que tanto necessito saúde e ao meu esposo muita força muita saúde

    ResponderExcluir
  21. Eu amo o Coraçao de Jesus é dia que tenho à mais para render tantas graças alcançadas.

    ResponderExcluir
  22. Sagrado Coração de Jesus. Abençoe minha família, cura as nossas finanças e nos ajude nesse momento de decisões e recomeço profissional. Sagrado Coração de Jesus eu confio em Vós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde amo muito o sagrado coração de Jesus!é todos vcs amo quando chega a hora do seu na dom Bosco 😂😘👩

      Excluir
  23. O Jesus está sempre ao Nosso lado e meu coração!

    ResponderExcluir
  24. Eu desde pequena sempre adorei o Sagrado Coração de Jesus
    Para minha fé maior nascimento no mês de Junho Sagrado Coração de Jesus abençoe à todos meus familiares e amigos. Amém

    ResponderExcluir
  25. Que o Sagrado Coração de Jesus vele e cuide da minha família, em especial os meus filhos. Amém

    ResponderExcluir
  26. Bom Dia padre João Carlos gosto muito de ouvir as suas mens não. deicho de let. Amem

    ResponderExcluir
  27. Sagrado coração de Jesus eu confio em vós, linda mensagem de amor 😇😇😇

    ResponderExcluir
  28. Sagrado coração de Jesus cuida de mim e da minha família

    ResponderExcluir
  29. Sagrado coração de Jesus,abençoa a mim e a minha família!! Amém!❤

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado sagrado coração de Jesus por ter este cuidado com todos nós.te peço a cura física e interior para mim e minha família.

    ResponderExcluir
  31. Ó Deus, força daqueles que esperam, eu LHE agradeço por essa solenidade tão importante que é a festa do Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, me conceda a graça de ser apascentado e cuidado pela divina providência. Me conceda a graça para termos pão em todas as mesas. Me conceda a graça de um bom repouso. Me conceda a graça curando os doentes da alma e do corpo. Me conceda a graça para amar da melhor forma possível. Me conceda a graça para ficar cheio do Espírito Santo. Me conceda a graça perdoando os meus pecados. Me conceda a graça purificando a minha alma. Me conceda a graça para alcançar a salvação. Me conceda a graça, para glorificá-Lo com sinceridade. Me conceda a graça para viver alegremente. Me conceda a graça da minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.


    ResponderExcluir
  32. Sagrado Coração de Jesus cuida de mim,da minha família e dos meus amigos.
    Sagrado Coração de Jesus converte o meu coração e o coração de todos os pecadores.

    ResponderExcluir
  33. Sagrado coração de Jesus nos temos fé e confiança em Voz. Obrigado senhor por fazer parte do sagrado coração de Jesus.

    ResponderExcluir
  34. Sagrado coração de Jesus, eu confio em vós 🙌🏼

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS