PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUESTÃO DE ALICERCES

QUESTÃO DE ALICERCES


Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)
27 de junho de 2019.
Jesus dramatizou bem:  três contra um. A chuva, as enchentes e os ventos, os três contra a casa. É que uma desgraça nunca vem só, não é verdade? Vem sempre acompanhada. Olha o trio: chuva, enchente e ventania. Outra escalação: desemprego, doença e desunião. Todos contra a casa.
Na história de Jesus e na história de nossa vida, sabemos: a crise sempre vem.  É o inverno tropical: ventos, chuva e enchente. E a crise vem e derruba a casa, se a casa for mal construída. Se a casa for edificada sobre a areia, a ruína é certa. Desmorona, não tem jeito. E por que cai? Cai, porque suas bases são frágeis, porque não tem alicerces firmes.
O que seria a casa? A casa que a gente constrói é a nossa própria vida. Pode ser a vida profissional, pode ser o casamento ou qualquer outra construção humana.  Quem constrói nas carreiras e pela lei do menor esforço edifica sobre terreno duvidoso. Esse pode ter o prejuízo de ter sua casa levada pelos ventos e pela enchente da primeira crise que vier. Construir na areia é optar pelo que é mais rápido e menos trabalhoso. Alicerce é coisa que gasta tempo, envolve esforço pessoal, paciência, dedicação. Lembra o evangelho de antes de ontem? Entrar pela porta estreita. A porta larga conduz à perdição.
Sem alicerce sólido, a sua casa não aguenta o inverno tropical. Sem estudo sério e comprometido, seu exercício profissional fracassa no primeiro teste. Sem séria formação do caráter, educação para a liberdade, capacidade de renúncia, o adolescente sucumbe na segunda oferta que um colega lhe fizer de um cigarro de maconha.  Sem um namoro em que as pessoas cresceram, se acertaram e se organizaram com um mínimo de estrutura, o casamento pode desabar no terceiro desencontro do casal. Casas construídas sobre a areia não resistem às intempéries do inverno.
Jesus acrescentou um detalhe muito importante. Constrói casa sobre a areia quem ouve as suas palavras e não as pratica. Por outro lado, quem ouve as suas palavras e as põe em prática constrói sua casa sobre a rocha. É por isso, que os ventos, a chuva e as enchentes não a derrubam.
Quem está com os alicerces de sua casa comprometidos, uma boa notícia: a engenharia divina pode restaurar as bases de sua casa. Deus pode ajudar a reconstruir a sua vida!
Guardando a mensagem
Chuva, enchentes e fortes ventanias são uma representação das crises que se abatem sobre nós, na família, no trabalho, no casamento, na sociedade. Crises, problemas, fracassos, turbulências de todo tipo é o que não faltam em nossa vida. E vem pra todos. A diferença está nos alicerces. Se eles forem bons, a casa estará de pé quando a tempestade passar. E Jesus foi claro em dizer que alicerces são esses: ouvir sua palavra e pô-la em prática.


Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha (Mt 7, 25)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Estamos tentando construir nossa casa sobre a rocha firme de tua palavra. Estamos tentando reforçar os alicerces da construção de nossa casa. Sabemos que isso nos custa esforço, renúncia, sacrifício.  Não se constrói de um dia pra outro. Não se improvisa uma casa boa e segura. É necessário planejamento e muito trabalho. Senhor, dá-nos a graça de não improvisarmos nossa profissão, nossa família ou mesmo nossa vida cristã. Quanto mais aprofundamos os alicerces na rocha firme, mas nos preparamos  para enfrentar os vendavais da vida. Quanto mais brincamos de família, ou levamos no mais-ou-menos o nosso trabalho, ou tocamos uma vida espiritual relaxada, mais nos expomos ao fracasso. Dá-nos, Senhor, a graça da perseverança nessa construção. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém
Vivendo a palavra
Identificando alguma área de sua vida que mereça um reforço nos alicerces, pela prática da Palavra de Deus, faça um propósito de tomar alguma providência nesse sentido. Podendo, aconselhe alguém a fazer o mesmo.
Você me encontra, de segunda a sexta, no facebook, às 10 da noite. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 27 de junho de 2019.

27 comentários:

  1. Senhor que minha fé seja edificada. No seu alicerce. para quando as chuvas vir não seja abalada. Porque o Senhor está comigo.

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre joão !
    Eu estava afastando da igreja a algum tempo,a minha tia me mandava os áudios do senhor comecei a ouvir e pouco a pouco fui me fortificando espiritualmente e comecei ir para a igreja . Hoje posso falar q sou feliz de verdade ,estou me fortificando pouco a pouco e buscando cada dia mais Jesus na minha vida já entendi q sem Deus nada prospera... Casa nenhuma por mais ouro q tenha .Obrigado padre João !
    Deus nos abençoe . Desculpa os erros de caligrafia .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre, eu o conheci através de um grupo do WhatsApp, e tds os dias a primeira coisa que eu faço é ouvir sua pregação,gosto muito e lhe agradeço o senhor é um homem abençoe, Deus o abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  4. Sua benção, Padre João Carlos. Um dos melhores e mais profundos comentários que já li/escutei. Sua mensagem hoje é literalmente Divina. Obrigado e um dia de mais Luz na sua missão.

    ResponderExcluir
  5. Padre eu estou precisado muito de Deus meu matrimônio esta no fim pois quado meu esposo não esta em cada sinto afalta da companhia dele quado ele chega mim da uma raiva de eu podesse eu Nei olhava para ele mim ajudá Deus abençoe o senhor que deus te dê mas sabedoria para nos ajudar esperoque osenhor me atendam

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos, fico muito feliz por suas lindas palavras de conforto , por sua sabedoria que Deus te abençoe sempre em sua vida

    ResponderExcluir
  7. Sua benção,Padre João Carlos.
    Hoje com sua explicação entendi melhor essa parabola,
    Tenho dificuldade para compreender, ainda mais depois do AVC,e não consigo pôr em prática, obrigada e que DEUS Te cubra de bênçãos muita saúde paz luz na sua missão.

    ResponderExcluir
  8. Senhor olhai e abençoai a casa de meu filho. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!Senhor Jesus estou passando por momentos tão difícil, me ajude a superar esses momentos...Abençõa todos da minha família!🙏AMÉM!

    ResponderExcluir
  10. Eu preciso do Whatsapp pois eu sou meio ou ouço através do Google
    Meu Whatsapp 73 988384996
    Muito grata.

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso do Whatsapp pois eu sou vejo ou ouço através do Google
    Meu Whatsapp 73 988384996
    Muito grata.

    ResponderExcluir
  12. Senhor, que a Tua palavra seja a Rocha, o alicerce firme em minha vida. Ajuda_me a construir minha casa na Rocha firme e segura que sois Vós.

    ResponderExcluir
  13. Que maravilha! Que Deus o abençoe e proteja sempre e dê vida longa com muita saúde. Peço a sua benção,padre João Carlos. Paz e Bem! Francisca Bezerra Grilo Sales.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus ajuda-me a construir a minha casa em uma rocha firme e que seja abençoado o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  15. Jesus está sempre ao nosso lado,hoje e sempre! AMÉM....

    ResponderExcluir
  16. Bom dia. Sua benção padre João Carlos. Entrego nas mãos de Deus a vida da minha filha Gioconda Oliveira de Araujo e a do meu neto Paolo de Flavio de Oliveira Lemos. São dependentes químicos. Ela tem 46 anos e ele 27. Somos de João Pessoa-Pb.
    Obrigado padre pelas belas orações.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus,ajuda-me a construir todos os dias a minha vida e da minha família, em rocha firme,para que sejamos perceverantes na fé do Senhor. Amém!

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus, fonte de todo bem, eu LHE agradeço pela vida. Todavia, me ajude com a proteção dos anjos. Me ajude obedecer com amor e humildade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude entrar no Reino dos Céus. Me ajude por em prática a VOSSA vontade. Me ajude profetizar com sinceridade. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude colocar em prática as VOSSAS palavras. Me ajude construir a minha casa, a minha vida, sobre a rocha que é o meu REDENTOR. Me ajude ensinar com autoridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre que Jesus seja sempre a nossa fonte

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre que Jesus Cristo abençoe nós sempre 🙏

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre que Deus abençoe nós sempre 🙏

    ResponderExcluir
  23. Senhor abençoa a minha família!! 🙏

    ResponderExcluir
  24. Boa noite Padre João Carlos, Deus te abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  25. O senhor e meu rochedo minha Fortaleza que livra de todo mal e protege a todo momento meus filhos minha família

    ResponderExcluir
  26. Amém! Deus nos abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS