PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SENHOR JESUS

O SENHOR JESUS


Mas Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus (Lc 9, 20) 


23 de junho de 2019 – 12º Domingo do Tempo Comum


Outros estão dizendo isso e aquilo. Tudo bem. Mas, vocês, em que creem? Pra vocês, quem sou eu? Foi a pergunta de Jesus aos discípulos. O que o povo estava dizendo, tudo bem, era já uma aproximação da verdade, estava no caminho. Mas, os apóstolos, os doze, que estavam sempre com ele, tinham que saber certinho quem era ele. E sabiam. Pedro, o líder do grupo, falou em nome de todos: ‘Tu, Jesus, és o Cristo de Deus!’ Disse tudo, disse certo. Jesus é o Cristo de Deus, o enviado do Pai para nossa salvação. Mas, faltava ainda eles passaram pela grande provação da paixão para poderem explicar melhor isso. Por isso, Jesus falou-lhes de sua paixão, da rejeição das autoridades do seu povo, de sua morte e de sua ressurreição ao terceiro dia. Sem a cruz, não se entende Jesus. 

Hoje, muita gente fica dizendo que conhece Jesus e dá os seus palpites. Tudo bem, estão tentando se aproximar da verdade. Mas os doze, os apóstolos, guardam o conhecimento verdadeiro de quem é Jesus. Eles foram, por ele, constituídos suas testemunhas. E nós guardamos os seus ensinamentos. Nós cremos no JESUS DE PEDRO, no testemunho dos apóstolos. Por isso, dizemos que nossa fé é apostólica, tem seu fundamento nos apóstolos. A Igreja é a comunidade edificada por Jesus sobre a fé de Pedro, sobre a pregação e o testemunho dos apóstolos. Somos a Igreja dos doze. Somos a Igreja de Pedro. Cremos com Pedro, o líder dos doze: ‘Jesus é o Cristo de Deus’. Igreja sem Pedro não é a de Jesus. 

Outros continuam dando seus palpites. Tudo bem, estão no caminho. Aliás, não faltam novas opções reduzindo Jesus a senhor de curas e milagres. Mas, Jesus insistiu na cruz, na paixão, no seu sacrifício. Nós cremos no JESUS DA CRUZ. Jesus mesmo insistiu com os doze: não dá para compreendê-lo sem sua paixão e morte de cruz. E não dá para segui-lo sem cada um tomar sua cruz cada dia, com ele. Igreja sem cruz não é a de Jesus. 

Outros tem lá suas teorias e seus interesses. E negam-se a acolher Maria como mãe. Com os apóstolos e a longa história da fé cristã em mais de 20 séculos, nós cremos no JESUS DE MARIA. Para nos salvar, ele assumiu nossa humanidade no seu seio virginal. Ela o educou na fé do povo eleito e o seguiu como primeira discípula. Na cruz, ele no-la entregou como mãe. E ela acompanhou os passos da Igreja nascente, como mãe da comunidade redimida. Na glória de Deus, ao lado do seu filho, ela é um sinal a nos lembrar que lá é o nosso lugar. De lá, continua cuidando de nós. Cremos no JESUS DE MARIA, a senhora sua mãe, a senhora mãe da Igreja. Igreja sem Maria não é a de Jesus. 

Quem quiser invente sua doutrina, a nossa, nós a recebemos dos apóstolos, as testemunhas que Jesus escolheu e enviou. Com eles, nós cremos no CRISTO DA EUCARISTIA. Na última ceia pascal, com os discípulos, Jesus consagrou a oferta de sua vida na cruz em nosso favor. E deu-se em alimento, no pão e no vinho, seu corpo entregue, seu sangue derramado. E instruiu os apóstolos para fazerem isso em sua memória. Celebrando a Santa Missa, renovamos o único sacrifício redentor de Cristo em favor da humanidade, reapresentando a oferta de sua vida em favor de todos. Somos a Igreja da Eucaristia. Nela, somos alimentados na comunhão com o seu corpo e o seu sangue. Por ela, elevamos ao Pai o maior louvor, o da obediência do seu filho na cruz e nos unimos a ele. Na Eucaristia, recebemos as mais altas bênçãos do Deus uno e trino a quem servimos. Nela, o Senhor Jesus está realmente presente no sacramento do pão e do vinho consagrados. Igreja sem Eucaristia não é a de Jesus. 

Guardando a mensagem 

Cremos em Jesus, o filho do Deus vivo, que assumiu nossa condição humana no seio de Maria. Pela cruz, ele redimiu o mundo. Pela ação do seu Santo Espírito, ele continua presente, nos conduzindo através dos pastores que agem em seu nome e nos santificando pelos sacramentos com os quais nos sustenta no caminho da fé. Cremos no Jesus de Pedro. Cremos no Jesus da Cruz. Cremos no Jesus de Maria. Cremos no Jesus da Eucaristia. 

Mas Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou? Pedro respondeu: O Cristo de Deus (Lc 9, 20) 

Rezando a mensagem 

Rezemos o trecho do credo apostólico que se refere a Jesus: 

Creio em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor
que foi concebido pelo poder do Espírito Santo

nasceu da Virgem Maria

Padeceu sob Pôncio Pilatos

Foi crucificado, morto e sepultado

desceu a mansão dos mortos

ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus

está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso,

de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

Amém. 

Vivendo a palavra 

Participar da Santa Missa é a tarefa mais santa para o dia de hoje. Podendo, compartilhe esta meditação com outras pessoas. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 23 de junho de 2019.

20 comentários:

  1. A sua bênção padre João !
    Como é bom ouvvi-lo,me sinto mais forte pra entender a palavra e a cada dia tento melhorar como filha ,pessoa ,só gratidão .Que Deus ilumine o senhor cada dia mais !
    Amém ,Amém glória a Deus .

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA,Pe João Carlos! É maravilhoso vivenciar,os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo, muito obrigada, e que Deus continue te abençoando e iluminando sua VIDA!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos! É com alegria e gratidão que recebo suas mensagens diárias, que me ajuda, me fortalece na fé e me desperta e refletir sobre o evangelho de cada dia! Louvado seja Deus pelo evangelho de hoje, reforçando nos sobre a grandeza de Jesus Cristo o Filho de Deus vivo que veio para nos ensinar o verdadeiro amor! Amém

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas palavras a
    padre!
    Que Deus os abençoe para que o senhor continue nos orientando e pastoriando.
    Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos, fico feliz com suas pregações e reflexão.Quem tu dizes quem eu sou: Jesus tu és Cristo. E só tu tens Palavras de vida eterna.

    ResponderExcluir
  6. Diogenes David23/6/19 11:07

    Que bom receber a palavra de Deus para nós alegrar e confortar em momentos de angústia !
    Renova minha fé sempre!
    Obrigado Padre João Carlos,Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Hoje tive a oportunidade de participar da missa com Padre João Carlos em Carpina-PE. Evidentemente não poderia, após a celebração, deixar de abraçar esse apóstolo de Cristo. Abraço a todos !

    ResponderExcluir
  8. Sou apaixonado pelos seus comentários sobre a palavra do SENHOR, me sinto reforçado para entender melhor e encarar o dia. 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa noite a todos e sua benção padre João Carlos , graças a Deus fui a santa missa ,e puder participar como ministra da eucaristia,mas o que mais me chamou atenção foi quando o padre disse, Cristo o ungido de Deus, já tinha ouvido antes , más hoje foi ainda mais bonito ,louva logo nosso senhor Jesus Cristo, amém

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, graças a Deus fui pra missa hoje.louvado seja nosso nosso senhor

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Padre João Carlos, peço sua benção, agradeço por todas mensagens essa em especial, muito e

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre pelas palavras Ame8

    ResponderExcluir
  14. Meu senhor Senhor e meu Deus, obrigado por tudo...amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS