PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PRECEITO OU O AMOR?

O PRECEITO OU O AMOR?

Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)
13 de junho de 2019.
O que seria aqui essa “justiça”? “A justiça de vocês” – “A justiça dos fariseus”.  Na mentalidade do povo de Jesus, justo é quem pratica certinho a Lei. Justo é o praticante da Lei de Moisés. De José, esposo de Maria, por exemplo, se diz que ele era justo. Isto quer dizer que ele era um fiel cumpridor da Lei de Moisés.
O que seria essa “justiça dos fariseus”? O modo como eles pensavam que a pessoa agradava a Deus: no cumprimento exato dos preceitos. Eles eram cumpridores rigorosos da Lei, ao menos se tinha essa imagem deles. E eles cobravam do povo o fiel cumprimento de todas as normas, os mandamentos, as ordens como estavam nos livros de Moisés e na sua tradição. Além dos mandamentos e ordens que estão nas escrituras do antigo testamento, eles tinham criado centenas de outros.
A cobrança pelo cumprimento rigoroso das leis religiosas escritas e orais chegava a ser doentia. Você lembra como se aborreciam com Jesus, porque ele curava em dia de sábado. E ficavam bravos com os discípulos por bobagens: colher espigas em dia sábado, não lavar as mãos antes da refeição... O cumprimento da norma era tudo. Para eles, era isso que agradava a Deus. O cumprimento exato da Lei.
Jesus achou doentio aquele negócio de cobrança exagerada do cumprimento da Lei de Moisés. Primeiro, porque mais do que fazer coisas se trata de amar a Deus e agir com misericórdia para com o próximo. O amor é que nos move a praticar os mandamentos de Deus. Sem amor, fica tudo sem valor. Jesus chegou a lembrar um dos antigos profetas: “Quero a misericórdia, não os sacrifícios”. Segundo, porque muitas daquelas normas eram mandamentos humanos, isto é, eram expressão da vontade humana, não de Deus.
Vamos ver agora se dá para entender o que Jesus está dizendo no evangelho de hoje: “Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus”. Isso quer dizer que nós, os discípulos de Jesus, não devemos pensar e agir como os fariseus. Eles mediam as pessoas pelo cumprimento da Lei. Justo, santo, abençoado era quem praticasse a Lei, meticulosamente. Além disso, se limitavam a cumprir o que estava escrito ou dito na Lei. E Jesus queria e quer que nós, além de não colocarmos cargas exageradas nas costas dos outros, não nos limitemos apenas a cumprir a Lei. O amor nos faz ir muito mais além.
Assim, Jesus interpreta o mandamento “Não matar”, que é o quinto mandamento da Lei de Deus. Não é só não tirar a vida de uma pessoa. É também não difamá-la, não desprezá-la, não desconsiderá-la. Neste sentido, ele disse: “Vocês ouviram o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, lhes digo: vai a julgamento também quem se encolerizar com seu irmão, quem o chamar de ‘patife’, quem o qualificar de ‘tolo’”.
Guardando a mensagem
Os fariseus impuseram ao povo de Deus uma religião marcada pela prática da Lei, de mandamentos, de normas escritas e orais interpretadas por seus mestres. Isso sufocava as pessoas e marginalizava muita gente. Jesus lembrou que, antes de tudo, é necessário o amor: o amor a Deus e aos irmãos. É o amor que nos leva a observar os mandamentos de Deus. O que nos justifica diante de Deus não é o fiel cumprimento das normas. Fomos justificados pela morte redentora de Jesus. Assim, não podemos viver na mentalidade dos fariseus, resumindo a prática religiosa ao cumprimento de normas. O amor nos pede muito mais.
Se a justiça de vocês não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vocês não entrarão no Reino dos Céus (Mt 5, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Hoje, neste dia do grande pregador da Palavra de Deus, Santo Antônio, queremos manifestar nosso sincero desejo de conhecer sempre mais a tua santa Palavra. O povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. O teu evangelho é a proclamação do amor de Deus que se manifestou em tua vida, em tua morte e ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Como Santo Antônio, sejamos também capazes de anunciar aos outros, com destemor e alegria, o teu santo Evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, responda, depois de pensar um pouco: O que move você na prática religiosa: o preceito ou o amor?

Pe. João Carlos Ribeiro – 13 de junho de 2019

32 comentários:

  1. Estou longe desta realidade divina! Mesmo assim ouso afirmar que o que me move ainda é o Amor e que ele seja eterno em meu viver! Sem amor só há desilusão!

    ResponderExcluir
  2. A sua bênção padre João,sou um grão de areia a procura do amor !

    ResponderExcluir
  3. Senhor cuida.di nois proteja Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor, que o amor seja o que nos move e da coragem.

    ResponderExcluir
  5. Senhor me dê direção pra amar e perdoa..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. A. Todos. Com. certeza. O Amor

    ResponderExcluir
  7. Procuro ser movida pelo amor, as vezes, paro e penso se estou no caminho certo, se assim que devo agir...mas ainda tenho muito que entender, aprender o que é amar...o que é o Amor.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Não têm mais áudios?

    ResponderExcluir
  9. O amor !!que me dê o dom do perdão e amor.

    ResponderExcluir
  10. Só o amor dá sentido a nossa vida!

    ResponderExcluir
  11. Quero viver o amor, assim como Jesus amou. As vezes somos movidas pelo preceito, ele nos ensina a amar. Se ficarmos presos so no preceito, nunca desfrutaremos da plenitude do amor de Deus. Que é muito maior q tudo.

    ResponderExcluir
  12. O amor é um sentimento que nasce no coracao
    . o

    ResponderExcluir
  13. O amor é tudo em nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  14. O amor que é tudo em nossas vidas, o sentimento que nos faz perdoar

    ResponderExcluir
  15. O amor nos fortalece e nos faz pessoa melhor porque Deus é o amor

    ResponderExcluir
  16. Sem o amor somos perdidos no espaço. Vivemos sem direção.

    ResponderExcluir
  17. O amor é tudo em nossa vida sem o amor não somos nada

    ResponderExcluir
  18. Que o amor ao próximo nos guie em nossas vidas.Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Padre João Carlos!
    Que bom termos o senhor em nossa companhía, já pela manhã, nos ajudando a compreender cada dia mais um pouquinho, a dimensão do amor de Deus por nós. Muito obrigada é q Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos. Obrigado pelas bênçãos. Peço orações para meu neto Paolo de Flávio de Oliveira Lemos e minha filha Gioconda Oliveira de Araújo. Estão internados, pois são dependentes químicos. Moramos em João Pessoa.
    Obrigado, padre.
    Amém

    ResponderExcluir
  21. Amém e seja bendito o teu santo nome hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  22. ..."mesmo que eu falasse a língua dos anjos, se eu não tiver amor "!...

    ResponderExcluir
  23. Favor colocar o áudio pra ouvir pois não sei ler
    Obrigadooo

    ResponderExcluir
  24. Desde agradeço as bênção

    ResponderExcluir
  25. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por termos Santo Antônio de Pádua, como exemplo de vida, a ser seguido. No entanto, me ajude convertendo o meu coração. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude contemplar e refletir a VOSSA glória. Me ajude ser transformado à VOSSA imagem, pelo VOSSO Santo Espírito. Me ajude fugir do deus deste mundo e do pecado. Me ajude pregar o Evangelho com fé, confiança e sabedoria. Me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude iluminando o meu coração. Me ajude viver o meu discipulado. Me ajude ser justo, amoroso e misericordioso. Me ajude tratar bem todas as pessoas. Me ajude está em paz com Deus, comigo e com toda a humanidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Onde existe o amor aí existe paz , humildade, perdão.O amor de Deus nos ensina como devemos amar.Senhor que a cada dia eu procure amar o meu próximo como Jesus amou a cada um de nós.

    ResponderExcluir
  28. Diante do evangelho de hoje elevo a Deus o meu pedido de conversão no seu amor e peço a graça do entendimento e a inspiração para a prática do amor e propagação do bem. Pai eu preciso de tua misericórdia!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS