PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CALMA, VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

CALMA, VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu  venci o mundo (Jo 16, 33)
03 de junho de 2019.
Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.
É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.
Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da  tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.
Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu  venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus.  
Guardando a mensagem
Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições. Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente,  pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.
No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu  venci o mundo (Jo 16, 33)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e  a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Certamente, há alguém que você conhece que está atravessando uma fase difícil em sua vida. Em sua palavra,  sua proximidade, sua oração, já se revela a presença de Jesus que não nos abandona e que, vencedor sobre todo o mal, nos conduz à vitória.

Pe. João Carlos Ribeiro – 03 de junho de 2019

41 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos tenha uma ótima segunda feira que Deus abençoe todos nós ....

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João a sua bênção!
    Peço oração por Agnaldo Gomes .
    Que nos abençoe e nos livre de todo mal !🙏🏻🙏🏻🙌🏻🙌🏻❤

    ResponderExcluir
  3. Muito bom poder refletir diariamente com o Pe João Carlos! Um bom dia !

    ResponderExcluir
  4. Bom dia. e uma reflexão pra se meditar todos os momentos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos e a todos , que seremos todos vencedores em Deus, que o espírito santo nos nova em fazer a vontade de Deus,amem

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Amado padre João Carlos sempre digo para as pessoas que encontro tudo posso naquele que me fortalece.

    ResponderExcluir
  7. Amém ... confiança sempre Ele está junto de nós
    Bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Amém! ! Tudo posso naquele que me fortalece. Eu creio muito Senhor.

    ResponderExcluir
  9. É muito bom amanhecer todos os dias ouvindo o comentário sobre a palavra do evangelho e comentada pelo padre João Carlos, o dia fica mais leve

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos! Parabéns pelo seus comentários do Evangelho todos os dias.
    Que Deus vos abençoe sempre.
    Diácono Afrânio Machado
    Arquidiocese de Aracaju.

    ResponderExcluir
  11. Como é confortante amanhecer e ouvir palavras que nos eleva o nosso coração.Bom dia padre João
    Carlos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos hoje eu pessoalmente oração pelo filho de Adolfo q se chama Fred q já passou por 4 cirurgias na cabeça são amigos.me sinto leve com o comentário do Evangelio feito pelo senhor padre.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre sua bênçã peso oração para minha família

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos sua benção . E que a Virgem Maria e o Divino Pai de proteja sempre.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia !sua bênção padre João que bom ouvir o sr todas as manhãs com a palavra de Deus Alexsandro Rio das pedras sp

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, sua Bênção. Quero a agradecer por todos os dias alegrar-me com a palavra de Deus. Padre gostaria de Pedir oração pela restauração do meu matrimônio. Peço uma gota do sangue de Jesus Cristo sobre o coração do meu marido para que afaste dele tudo aquilo que o tirou de sua casa e família amém. Me chamo Diana Queiroz e Cláudio de Oliveira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Betânia e obrigada pelas palavras de Deus .

    ResponderExcluir
  18. Agradeço ao senhor Jesus por essa palavra de orientaçõa e peço ao padre João q reze pela minha família

    ResponderExcluir
  19. Eu confio em Te Senhor!Que seja a tua vontade e não a minha!

    ResponderExcluir
  20. Bom diaaa Padre Deus Abençoe o Senhor grandemente

    ResponderExcluir
  21. Bom dia! bença Padre João Carlos

    ResponderExcluir

  22. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela semana de oração pela unidade dos cristãos. Entretanto, me conceda a graça para ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça para receber com fé o Espírito Santo. Me conceda a graça para viver melhor o meu batismo. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça para viver o meu profetismo religioso. Me conceda a graça para falar com convicção, sobre o VOSSO REINO. Me conceda a graça para vencer as dificuldades e as tribulações da vida. Me conceda a graça ficando comigo para sempre. Me conceda a graça da VOSSA paz. Me conceda a graça para vencer o mundo com coragem. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  23. Deus abencoe pe. Continue assim reza por mim

    ResponderExcluir
  24. Deus abencoe pe. Continue assim reza por mim

    ResponderExcluir
  25. Deus abencoe pe. Continue assim reza por mim

    ResponderExcluir
  26. Deus abencoe pe. Continue assim reza por mim

    ResponderExcluir
  27. Linda palavra,o glória!!! DEUS ABENÇOE...🙏🏽🙏🏽

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre sua bênção. Parabens pelo trabalho. O senhor me ajuda muito na minha caminhada de fé 🌹❤

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Padre João Carlos que Deus nos abençoe hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  30. LINDA palavra q nos fortalece seguir, CRER e CONFIAR 🙏🙏🙏🙏
    Obrigada Padre.

    ResponderExcluir
  31. Senhor sei que estais ao meu lado em tds os momentos da minha vida e o que seria de mim sem tua presença...Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  32. Padre João Carlos peço humildemente para que o senhor ore pela minha família e me dê coragem para seguir, discernimento para saber o que fazer e paciência para com meus filhos. Estou perdendo o amor pela vida. Reza por nós padre. Amém

    ResponderExcluir
  33. Eu confio no meu Senhor e meu Deus!!! 🙏

    ResponderExcluir
  34. Para mim Deus é a minha fonte de inspiração, sem ele não sou ninguém.Os ensinamentos de Jesus tem que sempre está presente em nossos corações e sobretudo em nossas ações. Que o Espírito Santo me dê sabedoria para seguir sempre buscando os caminhos do senhor.

    ResponderExcluir
  35. Amém!Boa noite é muito bom sentir a presença de Deus em nossas vidas e saber confiar que não estamos sozinhos a palavra de Deus nos ajuda muito! Obrigada padre

    ResponderExcluir
  36. Obrigado Senhor!!!! Palavras maravilhosas Pe.João Carlos

    ResponderExcluir
  37. Ótima a mensagem Padre.
    Com certeza está mensagem ajudou é vai ajudar a muitos que a escutar.
    Fez bem para mim.

    ResponderExcluir
  38. eu mim chamo rosineia eu peso qe deus da bom sabedoria pr mio o padre e muito esplicativo

    ResponderExcluir
  39. Andréa Santiago4/6/19 08:58

    Pe. João Carlos, peço oração pela minha saúde pois me encontro debilitada, à 4 meses que estou sofrendo com depressão, também pelo meu casamento atribulado e pela vida e saúde dos meus filhos e minha mãe.
    Jesus Cristo tende piedade de nós!
    Amém!!
    Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS