PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SEGREDO DO SALTO DE QUALIDADE

O SEGREDO DO SALTO DE QUALIDADE

É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).
28 de maio de 2019.
Jesus estava dizendo aos discípulos que era mais vantajoso para eles que ele partisse, que fosse para o Pai. Só ele indo, viria o Espírito Santo. Por que será que Jesus disse isso? Porque ele precisava ir? Qual a vantagem da vinda do Espírito?
Bem, os discípulos tiveram a experiência maravilhosa de conviver com Jesus, de ouvi-lo, de ver suas atitudes e suas obras prodigiosas. Tudo bem. Mas, não chegavam a compreendê-lo profundamente, não entendiam o significado de sua mensagem e o alcance de suas palavras. Eles também não conseguiam captar o sentido de sua morte e de sua ressurreição. A morte de Jesus como um malfeitor foi uma tremenda decepção para eles. Eles também não chegavam a perceber como a pregação e a prática de Jesus eram uma novidade que punha em crise a sua prática religiosa judaica e gerava uma nova expressão religiosa.
Jesus ressuscitado voltou ao Pai e nos enviou o Espírito Santo. A presença do Santo Espírito fez a diferença na vida dos discípulos e do seu trabalho missionário. O Espírito Santo acompanhou a comunidade em um verdadeiro salto de qualidade. O seu ponto de partida e a sua referência foram a herança de Jesus, isto é, suas palavras, seus ensinamentos, sua morte e ressurreição. Ele ajudou a comunidade a compreender mais profundamente quem era Jesus e o significado de suas palavras; inspirou os discípulos a interpretarem o verdadeiro alcance redentor da morte de Jesus; e, com eles, construiu a nova comunidade do Novo Testamento.
Claro que foi bom que Jesus voltasse ao Pai. Sem o Espírito Santo, Jesus seria apenas um personagem da história, talvez um modelo de vida, um santo homem ou mesmo um deus que esteve conosco e se foi. Pela atuação do Santo Espírito, Jesus continua presente no meio dos seus. É viva a sua palavra. É permanente o seu sacrifício. Na força do Espírito, é Jesus quem lidera a sua Igreja e preside a história humana, conduzindo-a para um final feliz. É o Espírito Santo que atualiza a palavra e a presença de Jesus no meio de sua comunidade e no mundo. Pelo Espírito, os discípulos ficam sabendo quem é Jesus e o que significam suas palavras.
Sem o Espírito Santo, a comunidade dos discípulos teria permanecido trancada no cenáculo. E o cristianismo seria um culto quase secreto, sem repercussão no mundo externo. O Espírito Santo levou a Igreja a abrir as portas, sair às praças e atravessar os oceanos. A boa notícia é para todos e deve chegar a todos. O evangelho é fermento para a vida do mundo. Sua mensagem deve repercutir em todos os ambientes, em todas as atividades humanas, gerando fraternidade, solidariedade, justiça, paz, respeito à vida, tolerância, perdão. É o Espírito Santo quem dá vigor e atualidade à pregação do evangelho.
Guardando a mensagem
Jesus nos enviou, da parte do Pai, o Espírito Santo, o outro Defensor. A sua vinda deu garantia de continuidade à missão de Jesus. Os discípulos puderam compreender quem é Jesus e o significado de seus ensinamentos. Assimilaram a sua morte e ressurreição como mistério de redenção, de sacrifício em favor dos pecadores. Com o Espírito, os seguidores de Jesus construíram uma nova expressão religiosa, onde se vive, se celebra e se anuncia a nova humanidade que começou na sua páscoa. O Espírito Santo é quem atualiza a palavra e a presença de Jesus e continuamente empurra a Igreja para as periferias do mundo.
É bom para vocês que eu parta. Se eu não for, não virá o Defensor até vocês (Jo 16, 7).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
O Espírito Santo nos faz compreender a tua morte e a tua ressurreição. Se por um lado, a cruz foi obra do ódio do mundo contra Deus, por outro lado ela manifestou o amor de Deus pelo mundo. Que o teu Santo Espírito continue nos iluminando, nos inspirando, nos movendo para sermos tuas testemunhas nesse nosso mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Faça uma prece ao Espírito Santo, fale com ele. Ele mora em você.

Pe. João Carlos Ribeiro – 28 de maio de 2019.

32 comentários:

  1. Espírito santo parácom migoclito esteja migo

    ResponderExcluir
  2. Que o divino espírito santo inspire e proteja o padre João Carlos para que ele se mantenha firme em sua vocação sacerdotal e em sua missão de mensageiro do evangelho de nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Que o espírito santo esteja presente em todas as fãmilias para que possa ver a presença do ressuscitado agindo em nossas vidas amem

    ResponderExcluir
  4. SEJA BENDITO
    O ESPÍRITO SANTO SOBRE MIM E TODA MINHA FAMÍLIA, SOBRE A FAMÍLIAS DAQUELES RAPAZES Q MORRERAM NAQUELE ACIDENTE AÉREO ONTEM ENFIM SOBRE TODO O MUNDO. AMÉMMM.

    ResponderExcluir
  5. Que o Espírito Santo se faça presente na nossa vida e na vida dos irmãos de Cristo o Nazareno.

    ResponderExcluir
  6. Vinde Espirito Santo, Vinde!!!!
    Guiai meus filhos , toda minha família,ajuda eles a seguirem e ouvir o Teu Chamado...seguir somente a Ti...seguir Teu Caminhar...Obrigada!!! Amém!

    ResponderExcluir
  7. Que o espirito santo esteja entre nós.

    ResponderExcluir
  8. Que Deus nos dê mais sabedoria pra continuar ajudando a quem precisa.Aumente a minha fé.Amém

    ResponderExcluir
  9. Que o Espírito Santo nos renove a cada dia para que possamos contruir um mundo novo,onde reine o Amor a paz e a justiça...Amém!!!

    ResponderExcluir
  10. Vinde Espírito Santo transforma nossa vida converte nossos coracoes e faça valer em nós teu amor tua graça.Amem!!

    ResponderExcluir
  11. Faz morada no meu coração Espírito da verdade

    ResponderExcluir
  12. Vinde espírito Santo e acende em meu coração o fogo do amor amém

    ResponderExcluir
  13. Vinde Espírito Santo, abençoe meu marido Pedro, reconstroi sua saúde.

    ResponderExcluir
  14. Espírito Santo, abençoe toda minha família e dai a paz de todos

    ResponderExcluir
  15. Vinde espirito santo abençoe a nossa familia e as nossas viajem

    ResponderExcluir
  16. Que o Espírito Santo esteja presente nas minhas decisões,que as famílias vivam mais unidas,que o amor prevaleça no meio de todos nós,Rezamos pelas vocações.

    ResponderExcluir
  17. Espirito Santo De Deus dai me uma fé confiante inabalavel amen amen .

    ResponderExcluir
  18. Vem, vem,vem Espírito Santo renova minha vida quero renascer

    ResponderExcluir
  19. Amém!
    Que espírito santo de Deus mi conceda a divina paz em meu espírito e minha vida!

    ResponderExcluir
  20. Senhor me abençoe me dê essa gravidez saudável amém

    ResponderExcluir
  21. Divino espírito santo abra nossas mentes para podermos entendermos os ensinamentos de Jesus e seguir a missão que Deus nos confiou e fazer a tua vontade assim seja amém

    ResponderExcluir
  22. Vinde Espirito Santo retire o vicio da bebida do meu marido Amem

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Entretanto, me conceda a graça para vencer a perseguição. Me conceda a graça para rezar e cantar hinos a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para fugir do pecado. Me conceda a graça para buscar o caminho da salvação. Me conceda a graça para ter mais fé no meu SALVADOR. Me conceda a graça para anunciar a VOSSA santa palavra. Me conceda a graça para cuidar dos sofredores. Me conceda a graça para viver o meu batismo. Me conceda a graça para servir o próximo. Me conceda a graça para ser guiado e santificado pelo Divino Espírito Santo. isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada padre João Carlos, por me evangelizar. Desde quando te conheci que venho te escutando. E foi uma revolução em minha vida compreender o Evangelho de jesus. Hoje sou uma nova criatura. Muito obrigada Deus pelo padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  25. Vinde Espírito Santo,abençoe minha família! 🙏

    ResponderExcluir
  26. Que o Espírito Santo esteja sempre a nos defender, e console as fami lia dos presos que foram mortos em Manaus.

    ResponderExcluir
  27. Que o espírito Santo venha nos iluminar a cada dia

    ResponderExcluir
  28. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por toda obra da criação. No entanto, me ajude a ser um bom religioso. Me ajude adorá-Lo e glorificá-Lo da melhor forma possível. Me ajude buscá-Lo com fé e confiança. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude fugir de toda idolatria. Me ajude ter um verdadeiro arrependimento dos meus pecados. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser iluminado com o Espírito da Verdade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS