PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS: SEU PATRÃO OU SEU AMIGO?

JESUS: SEU PATRÃO OU SEU AMIGO?

Vocês são meus amigos (Jo 15, 14)
14 de maio de 2019.
Diante de Jesus, como é que você se sente: como um servo ou como um amigo? Essa pergunta pode ajudar você a entender o seu relacionamento com Jesus, e a melhorá-lo. Você o sente como um patrão ou como um amigo?
Jesus falou claro: “eu não chamo vocês de servos, mas de amigos. O servo não sabe aonde o seu senhor vai. E eu contei a vocês tudo que ouvi do meu Pai. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vocês serão meus amigos se fizerem o que lhes mando: amem-se uns aos outros”. Então, Jesus nos disse que não nos trata como servos, mas como amigos. Ele dá sua vida por nós. É este o amor maior que alguém pode demonstrar por seus amigos: dar a vida por eles. Ele é nosso melhor amigo. E, claro, quer que nos comportemos como seus amigos, não como seus servos.
O que seria um relacionamento de servo e patrão? Vamos pensar... "Servo" seria o escravo, o criado ou, mais brandamente o empregado. "Senhor" é o patrão, o dono, o empregador. O relacionamento entre o servo e o patrão é marcado ao menos por três atitudes: distância, medo, submissão. O servo sente que o seu patrão está num patamar mais elevado que o seu, que ele pertence a outra classe social. Há distância entre eles, por mais cordial que possa ser o seu relacionamento. E há sempre um medo reverente no servo. O senhor pode fazer-lhe uma advertência, castigá-lo ou mesmo demiti-lo. Há sempre medo nesse relacionamento desigual. O servo cumpre ordens, obedece sem discutir.  A palavra de Jesus foi clara: ‘vocês são meus amigos’. Em nosso relacionamento com Jesus, não cabe, portanto, distância, medo e submissão servil.
Já entre amigos, o relacionamento é marcado por outras atitudes: proximidade, confiança, confidência e partilha de vida. O amigo põe a mão no ombro do seu amigo e caminham juntos, sem distância. São pessoas no mesmo nível, partilhando situações em comum. Proximidade! Não há lugar para medo, receio, temor entre eles. Entre amigos, reina a confiança! Podem até expor pontos de vista diferentes, queixar-se, discordar... A confiança é a base do diálogo.  Amigos também partilham segredos, projetos, planos. São confidentes em muitas situações. E mais: o amigo é capaz de se sacrificar pelo outro. E de muitos modos: é um empréstimo, é a disponibilidade de tempo quando o outro precisa de apoio, é a presença nos momentos importantes de sua vida, alegres ou tristes. Proximidade, confiança, confidência, partilha de vida. São essas as atitudes que nos convêm em nosso relacionamento com Jesus.
Guardando a mensagem
Jesus agiu exatamente como um bom amigo.  Fez-se próximo de nós: sem deixar de ser Deus, assumiu nossa humanidade, para ser Deus conosco, Emanuel. Confiou em nós. Quando ainda vivíamos longe de Deus, ele deu o primeiro passo, apostando em nós, partilhando conosco o sonho do Reino, entregando-nos a sua missão. Contou-nos os segredos do Reino de Deus, revelou-nos o coração do Pai, fez-nos seus confidentes. E sacrificou sua vida por nós, para expiar os nossos pecados, morrendo em nosso lugar. Ele é o amigo verdadeiro. E espera que nós respondamos também com a mesma moeda, com o mesmo amor. Amando-o e amando os nossos irmãos e irmãs.
Vocês são meus amigos (Jo 15, 14)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tua palavra, hoje, é uma boa oportunidade para examinarmos nosso relacionamento contigo. Por não te conhecer suficientemente ou por fazer de ti uma imagem de alguém muito distante, às vezes, nos sentimos mais servos do que teus amigos. Aceitar tua amizade, Senhor, é reconhecer a tua proximidade desde a encarnação e o imenso amor por nós que te levou à cruz. Ajuda-nos, Senhor, a responder a esse grande amor com a adesão à tua vontade e o amor pelos nossos irmãos e irmãs. Obrigado, Senhor, porque és nosso amigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Na oração, cultivamos a afeição e a adesão ao nosso grande amigo Jesus. Desde o começo desse mês, venho lhe convidando... e vou repetir o desafio: NESTE MÊS DE MAIO, REZE O TERÇO TODO DIA. Hoje, terça-feira, é dia dos mistérios dolorosos.

Pe. João Carlos Ribeiro – 14.05.2018

25 comentários:

  1. Jesus minha vida minha força c origem Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Minha Vida força e Coragem. Jesus minha vida te pertence.

    ResponderExcluir
  3. Amém Deus nos abençoe sempre

    ResponderExcluir
  4. Estou rezando todos os dias.É muito importante rezar sempre.Estou pedindo por uma pessoa que está precisando muito de orações.

    ResponderExcluir
  5. Jesus minha fortaleza no meu dia a dia. Obrigada Jesus por tudo que você faz na minha vida. Amém

    ResponderExcluir
  6. Este mês estou rezando para agradecer, pois meu genro conseguiu um emprego e começou dia de N.Sra. de Fátima. Obrigada querida mãe. Obrigada meu doce Jesus.

    ResponderExcluir
  7. Estou rezando todos os duas e vou continuar até o fim do mês.

    ResponderExcluir
  8. Amém ! ! Jesus é a minha Fortaleza !!Agradeço todos dias o dom da minha vida.

    ResponderExcluir
  9. Rezo todos os dias a anos pois eu melhorei muito e rezo por todos amigos e familiares...

    ResponderExcluir
  10. AMEM E ALELUIA SENHOR ES A MINHA FORÇA O MEU ESCUDO !!!

    ResponderExcluir
  11. Eu sei em coloquei minha agradeço todos os dias por mais um dia.
    E rezo sempre em minhas orações por você.Padre João.

    ResponderExcluir
  12. Muito fortalecedor ouvir tua doce palavra, com a certeza de que ela (a palavra) nunca volta vazia...

    ResponderExcluir
  13. A tua palavra é vida senhor tu és o meu grande amigo esse posso confia plenamente. Bom dia padre a paz todos os dias estamos rezando o terço para louvado a Maria e agraderpelas graças alcancadas

    ResponderExcluir
  14. Como é bom acordar e partilhar a palavra de Deus com o padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Jesus meu doce amigo eu confio em vós

    ResponderExcluir
  16. Jesus meu guia meu tudo.

    ResponderExcluir
  17. Jesus és o meu melhor amigo!Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  18. Jesus é o meu maior e melhor amigo.
    Dirijo-me ao Pai através Dele e em Seu nome.

    ResponderExcluir
  19. Jesus, é o fundamento da minha vida e vocação. É meu verdadeiro amigo. O amigo de todas as horas. Alegres e triste. Obrigada, Jesus, por querer ser meu amigo.

    ResponderExcluir
  20. Jesus é meu grande amigo de todas as horas.nele posso tudo confiar.

    ResponderExcluir
  21. Estou tentando rezar o Rosário todos os dias que nos abençoe

    ResponderExcluir
  22. Jesus é meu amigo, companheiro de todas as horas, Amem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS