PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS E SEU POVO NA GRANDE LOUVAÇÃO

JESUS E SEU POVO NA GRANDE LOUVAÇÃO

E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)
09 de maio de 2019.
Esse capítulo  6 de São João é uma bela catequese de Jesus sobre a Eucaristia.  O povo que o rodeava depois da multiplicação dos pães e nós hoje também, todos precisamos dessa catequese. Só assim poderemos viver melhor o sacramento da Eucaristia, que ele celebrou na última ceia.
Pão é uma representação universal do alimento, de tudo que precisamos para viver. E Jesus, na sua catequese ao povo, em Cafarnaum, se compara com o pão. “Eu sou o pão da vida”.  E retoma aquela imagem do Antigo Testamento, o maná. No deserto, quando caminhava para a terra prometida, o povo de Deus foi alimentado pelo maná. Era o pão descido do céu. O verdadeiro pão descido do céu, esse sim, é um pão que garante a vida eterna. Quem dele come, vence a morte. Esse pão é o próprio Jesus. ‘Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo’.
A Eucaristia, nos ensina a Igreja, é o memorial da Páscoa de Cristo, isto é, da obra da salvação realizada pela vida, morte e ressurreição de Cristo (Catecismo da Igereja Católica 1409). Jesus se ofereceu por nós, em sacrifício. Ele se deu por nós. Na ceia com os discípulos, ele fez a oferta de si mesmo a Deus. Na cruz, ele realizou essa oferta de sua vida. A Missa torna presente o sacrifício da cruz que foi oferecido uma única vez, em favor da humanidade.
E Jesus nos une ao seu sacrifício. Nós nos unimos a ele pela fé, pela escuta de sua palavra, pela comunhão no seu sacrifício. Na Missa, unimos nossos sofrimentos, nossas dores com a dele. Estamos unidos com ele na oferta de sua vida. Estamos unidos com ele nos frutos de sua morte e ressurreição.
A ceia de páscoa com os discípulos foi também um grande louvor a Deus: pelos dons da criação, pela história da salvação, pela entrega obediente de Jesus. A missa é uma grande ação de graças, um grande louvor. A palavra Eucaristia quer dizer ação de graças. E, com Jesus, damos graças a Deus pela criação, pela redenção, pela santificação, pela obra maravilhosa de Deus entre nós. Louvamos a Deus, particularmente, pela morte e ressurreição de Jesus.
É assim que, começamos  a compreender melhor o que ele disse ao povo: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para vida do mundo”.
Guardando a mensagem
O sacrifício de Jesus na cruz e a sua ressurreição nos trouxeram vida, alcançando-nos o perdão dos nossos pecados e a vida nova de filhos de Deus. O sacrifício foi o oferecimento de sua vida. Carne e sangue representam a sua vida humana sacrificada. Na última ceia, Jesus antecipou sua oferta na cruz, celebrando a ceia da páscoa com os seus discípulos. Foi na ceia que ele tomou o pão e o vinho e disse aos discípulos  que comessem e bebessem deles, pois era o seu corpo entregue e o seu sangue derramado. E pediu aos discípulos: “Façam isso em memória de mim”. A Missa é o memorial de sua morte e de sua ressurreição. Nela, continuamos a apresentar ao Pai a oferta de Jesus em sua cruz. Nela, entramos em profunda comunhão com ele, escutando sua palavra e comungando no seu corpo e no seu sangue. A Missa é o grande louvor que elevamos a Deus, por Cristo, com Cristo e em Cristo.
E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo (Jo 6, 51)
Rezando a Palavra
Senhor Jesus,
Quando a comunidade cristã, a Igreja, se reúne para celebrar a Ceia do Senhor, estás presente e ages entre nós: na assembleia dos irmãos, na palavra proclamada, no ministro que te representa e, de maneira muito especial, no sacramento do pão e do vinho consagrados. E, nós, Senhor, nesta ceia santa, estamos unidos a ti. E é por ti que sobem ao Pai os nossos louvores, a nossa confissão de fé, a nossa intercessão pelas necessidades da Igreja e do mundo. E de novo, pelas mãos da Igreja, te ofereces pela salvação de todos. E por teu intermédio, descem tantas bênçãos e graças do céu em nossas vidas! Tu és o pão vivo que desceu do céu para a vida do mundo. Bendito seja o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a Palavra
No seu caderno espiritual, copie a recomendação do apóstolo Paulo sobre nossa participação na Eucaristia em 1 Coríntios 11, 27-29.
Pe. João Carlos Ribeiro – 09.05.2019
A gente volta a se encontrar para a Oração de conclusão do dia, às 10 da noite, no facebook.

14 comentários:

  1. Jesus. Eucarístico Amém 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a eucaristia e o memorial da Páscoa de Cristo, é da obra está tornada presente pela acaa litúrgica catecismo da igreja 1409

      Excluir
  2. Amém. Sua benção Padre Joao Carlos, tem um bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Assim seja , sua benção e um bom dia .

    ResponderExcluir
  4. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por ser batizado. Entretanto, me ajude com o santo anjo da guarda. Me ajude fazer boas leituras. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude explicar a Sagrada Escritura. Me ajude vencer o sofrimento e a humilhação. Me ajude viver cheio de alegria. Me ajude procurá-Lo com amor. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude escutá-Lo com atenção. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude fazer santas comunhões. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Padre JOão Carlos acompanho todos os dias esse programa.gosto de ouvir a meditação da palavra de Deus.que Evangelho lindo onde Jesus fala do Pão da Eucaristia.

    ResponderExcluir
  6. Senhor, nos abençoe!Orai por nós Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  7. O meu deus me mostre algo que diz sobre minha gravidez amém

    ResponderExcluir
  8. Quem come desse pão viverá eternamente

    ResponderExcluir
  9. A sua benção padre João Carlos tenha um bom dia

    ResponderExcluir
  10. Jesus que teu corpo e sangue consigam para mim e todo o povo comungante a vida eterna. Amém

    ResponderExcluir
  11. Quero ler suas explicações para entender melhor a bíblia

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS