PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DO TESTEMUNHO

HORA DO TESTEMUNHO

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)
27 de maio de 2019.
Ontem, celebramos o 6º Domingo da Páscoa. E a grande palavra que ecoou na liturgia de ontem foi AMOR. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). Como o Pai amou Jesus, Jesus nos amou. E como Jesus nos amou, precisamos nos amar uns aos outros. E nos perguntamos: Como foi que Jesus nos amou? Ele deu sua vida por nós. E nos deu o seu Espírito. No domingo da ressurreição, ele soprou sobre os apóstolos, comunicando-lhes o seu Espírito. No Pentecostes, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade. No seu amor por nós, ele deu a vida e nos deu o seu Espírito.
Nesta cena da última ceia, Jesus está preparando os discípulos para acolher e entender a missão do Espírito Santo. Ele é o outro Defensor. Ele vem do Pai, como Jesus. E vem enviado pelo Pai e pelo Filho, na sua volta ao seio do Pai. E por que ele é chamado de Defensor? Porque atualizará o legado de Jesus que nos reconciliou com Deus, nos livrando do jugo do pecado; porque fortalecerá e defenderá os seguidores de Jesus nas provações, nas perseguições. Jesus o chamou de o Espírito da Verdade. Espírito da verdade porque ele revela aos discípulos quem é Jesus e os ajuda a compreender o significado de suas palavras. Ele é o animador número um da missão de Jesus que os discípulos vão continuar.
Jesus disse aos discípulos: “Ele dará testemunho de mim. E vocês também darão testemunho”. TESTEMUNHO é a palavra-chave do evangelho de hoje. Dar testemunho de Jesus é dizer claramente, e com conhecimento, quem é ele. É atestar, diante do mundo, o seu papel redentor. Dar testemunho é ficar firme e fiel na hora da provação e da perseguição. Nós sozinhos não damos conta. Precisamos da presença e da atuação do Santo Espírito para nos fazer entender quem é Jesus, para compreender suas palavras, para atualizar sua presença no mundo, para nos sustentar na missão de anunciadores da salvação em Cristo. Nós e o Espírito Santo somos as testemunhas de Jesus no mundo de hoje.
Desde o começo, a comunidade compreendeu esse papel fundamental do Santo Espírito, como parceiro da missão. Quando os apóstolos e os anciãos tiveram que tomar uma decisão sobre a entrada dos pagãos na comunidade, eles rezaram e deliberaram. Depois, escreveram o seguinte na carta que foi enviada: ‘Pareceu bem a nós e ao Espírito Santo tomar a seguinte decisão’. Viu? O Espírito Santo e os seguidores de Jesus são parceiros no testemunho do Mestre.
Guardando a mensagem
O Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, veio para garantir a continuidade da missão. Ele dá testemunho de Jesus. Nós também somos testemunhas de Jesus. A testemunha tem conhecimento de causa, por isso atesta publicamente, garante alguma coisa a partir de sua experiência. Nós conhecemos Jesus e o anunciamos. O Espírito Santo é quem garante que o nosso testemunho seja verdadeiro e fiel nas provações. Ele é o parceiro da Igreja na sua grande missão, a evangelização. Nosso testemunho sobre Jesus, nós o damos todo dia, por onde andamos, com o que falamos, com o modo como nos conduzimos na vida. Quem nos inspira e nos sustenta no testemunho é o Espírito Santo.
Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)
Rezando a palavra
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Vivendo a palavra
Talvez, hoje, apareça uma boa oportunidade pra você falar de Jesus a alguém. É só mostrar o seu amor por ele, sua vinculação com a comunidade dos discípulos dele, a Igreja. Uma hora para o testemunho. Hora do Espírito Santo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 27 de maio de 2019.

25 comentários:

  1. Obrigada Jesus por este tempo Pascal tão bonito e muito repleto de ensinamentos dados na última Ceia com os discípulos antes de tua partida deste mundo ao Pai. Estes ensinamentos se tornam vivos, presentes até hoje, porque a Tua Palavra é eterna... jamais passará. Que o teu divino Espírito nos ajude a vivenciar tudo o que nos ensinaste naquela noite do último jantar com os teus amados discípulos. Eu também sou tua seguidora e quero ser fiel até o fim

    ResponderExcluir

  2. Obrigado Jesus pelos seu amor e seus ensinamentos, ontem participei de uma no meu grupo de oração foi linda.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Jesus pelo seu amor e seus ensinamentos,ontem no meu grupo de oração participei de uma ceia Judaica,todo ano fazemos fazemos com muito amor e carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha alma glorifica ao Senhor, exulta meu Espírito em Deus meu Salvador, vem Espírito Santo preenche a minha vida com tua luz divina. Amém, Pax et Bonum.....

      Excluir
  4. Obrigada Jesus pelo seu amor e seu ensinamentos.Amém.

    ResponderExcluir
  5. Vinde Espirito Santo...Espirito da Verdade...
    Ajuda-me a ser fiel a Tua palavra...

    ResponderExcluir
  6. Vinde espírito santo preciso tanto de te tu és o meu advogado

    ResponderExcluir
  7. Vem espírito Santo até mim!Pe João Carlos orai por nós!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Jesus, palavras da salvação. amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem espirito Santo de Deus sobre mim amém

      Excluir
  9. O meu Deus me mostre a graça que tanto espero uma criança

    ResponderExcluir
  10. Ana Maria27/5/19 11:48

    Estou com muita dificuldade, em postar. Que Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Ana Maria27/5/19 11:52

    Deus nos abençoe!

    ResponderExcluir
  12. Mistério de deus como testemunhei hoje o amor de deus.para alguém muito angustiado e sem saída com tantos poblemas que ela respondeu a sim amiga vc não tem ideia o quanto essas palavras me ajudaram estou sem palavras pra te agradecer nao sei o que falar mais sinto uma paz dentro Demi.caros irmãs isso que importante nos ensinamento de jesus guiado pela luz do espirito santo muito obriga padre João Carlos
    vc e uma luz do ceus deus abencoe

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Jesus, por enviar teus seguidores para testemunhar com a vida e ações, os mistérios do teu amor misericordioso.
    Obrigada Pela. João Carlos, que o Espírito Santo sempre lhe ilumine!

    ResponderExcluir
  14. Eu te amo jesus senhor pelas graças.recebidas

    ResponderExcluir
  15. Obrigado Jesus por tudo que tens feito em minha vida, obrigado por cuidar e proteger minha família e amigos.... Obrigado Senhor! obrigado Senhor!

    ResponderExcluir
  16. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. Todavia, me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude escutar com atenção, aceitar, viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude ser fiel ao meu REDENTOR. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito da Verdade. Me ajude testemunhá-Lo com alegria. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude vencer a perseguição. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. ObrigadA JESUS POR RECEBER ESTA MENSAGEM TÃO LINDA QUE NOS FAZ BEM PRA NOSSA ALMA.

    ResponderExcluir
  18. obrigado pelas palavras abençoada quê Jesus nós abençoe amém

    ResponderExcluir
  19. Vem Espírito Santo de Deus sobre mim.Amém!!! 🙏

    ResponderExcluir
  20. Lindas as mensagens e que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS