PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CALMA, JESUS ESTÁ CONOSCO!

CALMA, JESUS ESTÁ CONOSCO!

Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).
04 de maio de 2019
O que aconteceu foi o seguinte. Os discípulos, de tardinha, pegaram a barca pra voltar para Cafarnaum, que ficava do outro lado do mar. O mar deles, na verdade, era o grande lago da Galileia. Jesus tinha ficado no monte. Tinha se esquivado do povo que o queria proclamar rei, depois da multiplicação dos pães. A travessia estava muito difícil. Escureceu, o vento contrário foi ficando forte e o mar ficou agitado. Já estavam na metade da viagem quando viram aquele vulto andando sobre as águas, vindo na direção deles. Foi um medo só. Jesus de lá gritou: “Sou eu. Tenham medo não”. Puxa, que susto. Eles ficaram esperando que Jesus subisse na barca, mas nem deu tempo. A barca de repente chegou ao destino.
O que essa história está ensinando? Só contando um fato curioso? Certamente que não.  O próprio texto (Jo 6,16-21) já nos dá uma pista de compreensão. A palavra “mar” (ou águas), por exemplo, está repetida quatro vezes. ‘Mar’ é sempre uma representação do mundo a que os discípulos estão enviados como missionários. O ‘mar’ é o  mundo onde se realiza a missão. A palavra “barca” está repetida quatro vezes. Não pode ser por acaso. ‘Barca’, você sabe bem, é uma representação da comunidade, da Igreja. A barca de Pedro é a Igreja, a comunidade dos discípulos. O que é que está acontecendo? Eles estão tentando atravessar o mar e estão encontrando muita dificuldade. O que significa a barca dos discípulos atravessando o mar? É a Igreja realizando a sua missão no mundo, no meio de muitas dificuldades. Note as palavras que aparecem: já estava escuro, os ventos eram contrários, o mar ficou agitado. Que dificuldades encontra a Igreja na realização de sua missão? Nem precisamos fazer uma lista, ou precisamos? O Papa acabou de falar, na Exortação sobre a Santidade, de duas correntes muito fortes que enfraquecem a fé. Ele falou do gnosticismo e do pelagianismo. É, o mar continua revolto. E os ventos, contrários. Noite escura nessa travessia. Olha, como esse texto é atual!
Voltemos ao mar da Galileia. O que aconteceu no meio daquela apreensão toda dos discípulos, coitados, no meio daquela tempestade? Eles viram um vulto andando sobre as águas e vindo na direção deles. Ficaram de cabelo em pé. Mas, reconheceram quem era, quando ele se apresentou. Lembra o que foi que Jesus disse? Vou recordar: “Sou eu. Tenham medo não”. E quem é ele? Claro, é Jesus. Mas, ele disse SOU EU. Disse como Deus, o Pai, tinha dito no Monte Sinai a Moisés. EU SOU. Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo. EU SOU é Deus. Podemos pensar assim: no meio daquele vendaval, daquela tormenta, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: Jesus é Deus. Ele é EU SOU. Você lembra que muitas vezes ele foi se revelando: Eu sou o pão vivo descido do céu. Eu sou o Bom Pastor. Eu sou a Luz do Mundo. Ele é Deus. É Deus quem domina o mar, é Deus quem acalma a tempestade. Por falar em tempestade, cadê a tempestade? Mal os discípulos se prepararam para Jesus entrar na barca, tinham chegado.
Guardando a mensagem
O mar é o mundo, onde os discípulos levam adiante a missão que Jesus lhes confiou. A barca é a comunidade dos discípulos, a Igreja. De vez em quando, a comunidade se encontra cercada de problemas e dificuldades, no meio de uma verdadeira tempestade. Em momentos como esse, faz uma profunda experiência de Deus. Jesus mesmo vem ao seu encontro. Jesus é o Deus vencedor do pecado, do mal e da morte. É ele quem garante o êxito da missão, ele domina a tempestade.
Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Minha família também é como uma barca, navegando no mar. De vez em quando, dá cada tempestade! Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. Tu vens ao nosso encontro, mesmo quando partimos sem ti. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção, a grandeza do teu amor. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor. Tu és o nosso Deus e Salvador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar uma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: testemunhe que é ele quem acalma o mar.

Pe João Carlos Ribeiro – 04.05.2019

24 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos sou Maria de Camaragibe,gostei muito da meditação da palavra tanto ouvindo como lendo pra mim é melhor 🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Boa noite padre joão carlos gostei muito de ouvir a palavra e lendo tbm . Eu não entendo muito mas estou tentando deus mim a jude.

    ResponderExcluir
  3. Deus está presente em tudo para nos ajudar.

    ResponderExcluir
  4. SIM .... ACREDITO NA PRESENÇA DE JESUS EM MINHA VIDA, DA MINHA FAMÍLIA E NA VIDA DA COMUNIDADE!
    OBRIGADA SENHOR PELA PRESENÇA DO RESSUSCITADO EM NOSSA BUSCA DE SANTIDADE!

    ResponderExcluir
  5. Leidinha4/5/19 06:52

    Bom dia padre
    São tantas tempestade enfrentadas em minha vida, só desu para me ajudar que nunca me falte o amor de Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo.e uma forma de estar sempre lendo a Bíblia.amei obrigada

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João.
    Muito linda sua reflexão.
    Acredito sempre no amor de Jesus por nos.
    Que ELE esteja presente sempre em todas as famílias, acalmando todas as tempestades!!!!

    Amém.
    Assim seja🙏.

    ResponderExcluir
  8. Cleojan Fernandes4/5/19 08:44

    Obrigada Senhor, por sempre alcamar as tempestades que surgem na linha vida. Amém!

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor! Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João,palavras feitas para cada momento que estamos vivendo, é incrível... Muito verdadeiras, agradeço a Deus essa oportunidade .

    ResponderExcluir
  11. O mesmo Jesus que disse: "Sem mim nada podeis fazer", em muitos momentos repete: "Não tenhais medo", "estou convosco todos os dias".

    ResponderExcluir
  12. Senhor vem ao meu encontro acalma a tempestade pela qual estou passando. Orai por nós Pe João Carlos!

    ResponderExcluir
  13. Abençoe minha família e me dê uma benção que é um resultado positivo de uma gravidez amém

    ResponderExcluir
  14. Jesus é da Santíssima Trindade,Deus Uno e Trino. Ele é EU SOU e nos ama sem limites. Precisamos somente correspondera este AMOR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus eu confio em vós eu creio em.vos!!!

      Excluir
  15. Anônimo4/5/19 16:40

    Deus estar presente em tudopara nos ajudar sao tanta tempestade na minha vida so Deus para me ajudar que nunca me falte o amor de Deus amen amen

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre de lhe minha saudaçao e de mencionar meu nome - Sou Maria do Socorro Sousa Santana de Sao Bernardo Do Campo são Paulo

    ResponderExcluir
  17. Diógenes David4/5/19 21:33

    Boa noite padre essa palavra foi abençoada para refletirmos sobre como Jesus é maravilhoso e nos acalma !

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre. Estou com meu esposo internado em um hospital. Ele está com câncer no pulmão.Estou confiante em Deus que receberá a cura desse mal. As palvaras medicadas foram uma verdadeira lição de força e confiança em Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS