PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A QUEM IREMOS, SENHOR?

A QUEM IREMOS, SENHOR?


A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)


11 de maio de 2019

Estamos terminando a leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João. Nesta passagem, Jesus falou de si e da realização de sua missão com as imagens do maná e do cordeiro sacrificado na páscoa. O maná foi já uma preparação para a revelação do verdadeiro pão do céu. Jesus é que o verdadeiro pão descido do céu para alimentar o seu povo. A páscoa celebrada na saída do Egito é uma imagem da páscoa definitiva, no sangue do cordeiro de Deus. Jesus é o verdadeiro cordeiro oferecido em sacrifício, verdadeiro alimento dos que circundam a mesa da páscoa.

Por um lado, Jesus reafirma a sua decisão de se entregar pelos seus, enfrentando a morte de cruz. Por outro lado, celebra, com os seus discípulos, esta sua entrega radical na ceia pascal. A ceia torna-se o memorial de sua paixão, morte e ressurreição.  Ali se atualiza essa entrega fiel de Jesus, na cruz. A morte é celebrada como expressão maior de seu amor. E a sua ressurreição como a resposta amorosa do Pai, aprovando o sacrifício do filho e dando vida nova a todos os que crerem nele.

Diante dessa revelação de Jesus – vai sofrer, vai morrer, vai dar a vida – muitos dos seus seguidores entraram em crise. Ninguém quer saber de perseguição, de fracasso, de morte. Está escrito: “A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele”.

Mesmo diante da deserção de muitos discípulos, Jesus não amenizou o seu discurso. Sim, ele daria a sua vida pelos seus: sua carne e seu sangue, sua vida humana. Ele é o cordeiro da páscoa. Ter parte com ele é acolher o seu sacrifício. Comer o pão na sua mesa, comungar, é entrar em profunda sintonia com ele, acolhendo o modo como ele redime a humanidade, dando a sua vida pelos pecadores. Ele é o alimento que sustenta e comunica a vida de Deus, a vida eterna.

Guardando a mensagem

Muita gente não largou ainda a ideia de um messias poderoso que impõe o seu reinado com a força de Deus. Jesus escolheu outro caminho para realizar a sua missão, ele escolheu o caminho do esvaziamento, da solidariedade com os sofredores, do aparente fracasso da morte de cruz.  O seu abaixamento como servo, a sua renúncia à grandeza humana continuam desiludindo muita gente, que se afasta, que se desinteressa ou que não mergulha no sentido da ceia do Senhor, a Santa Missa. A Missa é a ceia de páscoa onde Jesus de novo, como servo, purifica os seus discípulos, lavando os seus pés. Sua morte nos lava do pecado. A Missa é a ceia de páscoa onde o cordeiro imolado é o alimento do povo que vive em aliança com Deus e em comunhão com os seus semelhantes.
A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (Jo 6, 68)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Diante da desistência de muitos discípulos, do estranhamento de outros, perguntaste aos doze: “vocês também querem ir embora?”. Esta é a mesma pergunta que nos fazes hoje. “Não, Senhor, não vamos embora, nós queremos ficar. Nós cremos no teu sacrifício redentor na cruz, renovado em cada celebração eucarística. Nós cremos na tua ressurreição gloriosa, pela qual nos deste a vida nova. Nós cremos que estás realmente presente - em corpo, sangue, alma e divindade – no pão e no vinho consagrados, como disseste, para nos alimentar e nos fortalecer no caminho do Reino. Na Santa Missa, anunciamos a tua morte e proclamamos a tua ressurreição, enquanto aguardamos a tua nova vinda. Hoje, dizemos como Pedro, “aonde nós iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna”. Amém.

Vivendo a palavra

Aproveite o dia de hoje para preparar-se bem para o dia do Senhor. Planeje o seu domingo como dia do ressuscitado, da comunidade que celebra, da família que se encontra e festeja a vida que é dom de Deus.

Pe. João Carlos Ribeiro – 11.04.2019

19 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos tenha um ótimo sábado

    ResponderExcluir
  2. Na graça nosso, Senhor Jesus Cristo 🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos...

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA PADRE JOÃO CARLOS PELA SEQUENCIA DE MEDITAÇÕES SOBRE O PÃO DA VIDA! ISTO NOS AJUDA A PROFESSAR A NOSSA FÉ CADA DIA MAIS NA SANTA EUCARISTIA!
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!! Linda palavras de Deus amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia. A onde nós iremos senhor?tu tems palavras de vida eterna. Amém.

    ResponderExcluir
  7. Amo muito sua mensagem padre!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre sua benção

    ResponderExcluir
  9. Bomm dia Pe.João Carlos 🙏
    É maravilhoso ler suas meditações da palavra do SENHOR.São bastante esclarecedora e tem fortalecido minha fé.
    Sou de Caucaia- CE e sigo o senhor na rádio Dom Bosco e aprecio com mt carinho o seu trabalho de pastor. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre sua bença e continua com essas trabalho lindo....amem...

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo para sempre seja louvado bom dia padre

    ResponderExcluir
  12. Sua benção padre
    Que o Espírito Santo lhe abençoe ilumine protejas dando-lhe saúde forcas sabedoria discernimento muita luz em seu caminho.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, padre! Sua benção!

    ResponderExcluir
  14. Senhor quero seguir teus caminhos

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. padre.João. Carlos. que.a.paz.de.Cristo. esteja. Sempre. Entre. Todos. Nós. .

    ResponderExcluir
  16. Obrigada padre João Carlos pela palavra de Jesus! Bom dia para o senhor e todo grupo.

    ResponderExcluir
  17. Oque farei eu sem o meu senhor.sem ti senhor eu nada suo só tu tems palavias de vida eterna .

    ResponderExcluir
  18. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço pelo santo padre, o Papa. Todavia, me ajude viver em paz. Me ajude com o Divino Espírito Santo. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude na minha conversão. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude fazer boas obras. Me ajude fazer caridade. Me ajude rezar ajoelhado. Me ajude ser fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me ajude ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS