PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A EVANGELIZAÇÃO NOS COBRA UMA RESPOSTA

A EVANGELIZAÇÃO NOS COBRA UMA RESPOSTA

Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna (Jo 3, 36).
02 de maio de 2019.
A religião cristã anuncia Jesus Cristo, filho de Deus, que assumindo nossa humanidade, por sua morte e ressurreição, nos trouxe a paz, a reconciliação com Deus e com os irmãos, pelo perdão dos nossos pecados. Mas, você é livre de aceitar ou não o dom da salvação. Deus nos criou livres, capazes de escolha. Há quem escolha permanecer no pecado. E até opor resistência e perseguir quem espalha essa boa notícia.
De fato, a pregação do evangelho sempre encontrou muita resistência. É por isso que existem os mártires, os que sendo perseguidos, ficaram fiéis à sua fé até o fim. Aliás, o próprio Cristo foi incompreendido, perseguido e morto. O anúncio da ressurreição de Jesus foi motivo de grande alegria para os seus discípulos e seguidores que se viram frustrados, acusados e humilhados por seu julgamento e por sua execução pública. Por outro lado, esse mesmo anúncio da ressurreição foi uma acusação fortíssima à má conduta das lideranças do povo de Deus e de todos os que se deixaram manipular por elas ou se opuseram a Jesus.
Em Jerusalém, depois da ressurreição, os apóstolos foram presos e proibidos de ensinar em nome de Jesus. Foram julgados no Sinédrio, como Jesus. Claro, os chefes compreenderam que o anúncio da ressurreição era uma acusação contra eles. Disseram aos apóstolos detidos: “além de desobedecerem às nossas ordens de não pregar em nome desse homem, vocês querem nos tornar responsáveis pela morte dele”. O testemunho dos apóstolos foi forte também naquela ocasião: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, pregando-o numa cruz”.
O fato é que frente à pregação do evangelho, não se pode ficar neutro. A pregação pede uma decisão: a conversão ou a rejeição. Crer em Jesus ou rejeitá-lo. No texto do evangelho de hoje, Jesus reclama de quem não acolhe o seu testemunho. Ele vem do alto, vem do céu, ele é o enviado de Deus. Deus lhe deu a plenitude do Espírito Santo. E ele dá testemunho do que viu e ouviu.  Quem aceita o seu testemunho, quem acredita no Filho possui a vida eterna. Toma posse, então, do perdão dos seus pecados e entra na dinâmica da graça e da comunhão com Deus. Mas, há quem o rejeite. Como explicou Jesus, aquele que o rejeita não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele, isto é ele permanece na condenação que já tinha com o pecado.
Guardando a mensagem
O mundo já está na divisão, por causa do pecado. O que divide não é Jesus ou o seu evangelho. O pecado é que afasta o homem de Deus e nos põe uns contra os outros, porque fomenta a desunião, a inveja, a desigualdade, a injustiça. O testemunho sobre Jesus crucificado por nossos pecados e ressuscitado para nossa salvação é uma notícia maravilhosa para o pecador (que aceita a conversão, que põe sua fé em Cristo). Mas, também pode ser ocasião de rejeição para quem não quer sair do seu pecado e, assim, dispensa a extraordinária graça da reconciliação e da eterna felicidade que ele alcançou para nós.
Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna (Jo 3, 36).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A evangelização nos põe diante de uma decisão. Não é uma ilustração para o nosso simples deleite. Põe-nos diante de uma decisão com repercussões no nosso futuro. A evangelização nos apresenta a tua pessoa. Tu és o enviado de Deus e, ao mesmo tempo, a sua mensagem dirigida a nós.
Dá-nos a graça, Senhor, de sermos prontos e generosos na acolhida da Palavra que nos liberta, da verdade de Deus que nos comunicas. E que, como teus discípulos, encontremos a vida plena e verdadeira, realização das promessas do Pai e participação na tua herança de Filho unigênito.
Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, transcreva este versículo, como está na sua Bíblia: João 3, 36.

Pe. João Carlos Ribeiro – 02.05.2019

28 comentários:

  1. Bom dia padre que Deus abençoe todos nós

    ResponderExcluir
  2. Palavra viva aceitar ou rejeitar estar em comunhão com os irmãos ou despreza.los , é hora de decidir.voces também querem ir embora?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos a sua benção.

    ResponderExcluir
  4. Que devemos amar a Deus acima de tudo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia
    Mensagem maravilhosa abençoada que nos ensina a ser cristão e amar o nosso próximo que deus abençoe a todos nós nessa quinta-feira amém 🙌🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2/5/19 08:12

    Amém, mensagem maravilhosa que nos convida a conversão de nossos pecados e a crê em jesus ressuscitado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João, a sua bênção. Sou Maria de Araujo Oliveira ,moro em São Paulo .
      Gostaria de pedir oração pra toda minha família, em especial pra minha mãe q tem 92 anos e esta com câncer!
      Obrigada q deus nos abençoe. Amém!!!!

      Excluir
  7. Bom dia, Padre João Carlos e a todos. Quero agradecer pelas mediações da Palavra de Deus.Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  8. Diante da dor da perda de um filho, suas reflexões tem sido um alento para a alma... Mais um degrau na nossa peregrinação na Fé. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por conhecer a VOSSA santa palavra. Todavia, me ajude viver o meu apostolado cristão. Me ajude ensinar com sabedoria e amor, em nome do meu SALVADOR. Me ajude obedecê-Lo da melhor forma possível. Me ajude ressuscitar para uma vida nova. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude na minha conversão. Me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude com os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude testemunhar o evangelho. Me ajude ter mais fé e confiança no VOSSO filho. Me ajude alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Deus Pai todo poderoso tenha compaixão de tds nós!Pe João Carlos orai por nós.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  12. Amém graças te dou meu Deus pelas maravilha do teu amor mim entrego em tuas mãos

    ResponderExcluir
  13. Espero por uma benção da minha gravidez

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos.
    Sua bênção para mim e para o meu marido.
    Eu tenho uma certeza que Deus é o nosso Pai Eterno e nos enviou o seu filho Jesus para nos salvar por amor.Nós somos filhos de Deus e temos que saber que devemos fazer sempre o possível para seguir o caminho do bem.

    ResponderExcluir
  15. Jesus Cristo caminho verdade e vida.Me concede a graça de trilhar esse caminho que vós nos oferece com tanto amor.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos. Eu digo com sinceridade. Eu creio na vida eterna. Mais confesso que temo muito a morte por que não sei se vou poder ficar ao lado de Deus por ser uma pecadora nessa vida. A

    ResponderExcluir
  17. Reze por mim em suas orações diárias e eu lhe agradeço muito.

    ResponderExcluir
  18. Boa mensagem, para refletir.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS