PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MARIA E JUDAS DIANTE DA PAIXÁO

MARIA E JUDAS DIANTE DA PAIXÁO


A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3)


15 de abril de 2019.
Seis dias antes da Páscoa, Jesus hospeda-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos e discípulos. Prepararam um bom jantar para receber Jesus e o seu grupo. Muita gente curiosa apareceu por lá. É que esse Lázaro era aquele que Jesus tinha ressuscitado. Durante o jantar, aconteceu uma coisa muito curiosa.
Marta estava servindo. Lázaro estava à mesa com Jesus, com outras pessoas. Aí Maria veio com meio litro de perfume de nardo puro, muito caro e ungiu os pés de Jesus. A casa ficou cheia do perfume de Maria. Judas ficou incomodado. Ele calculou que aquilo estava custando umas 300 moedas de prata. Fez logo um aparte: era melhor ter vendido aquele perfume para ajudar os pobres. Conversa daquele dissimulado, ele estava de olho no dinheiro que o perfume poderia render.
Maria representa quem aprendeu a amar como Jesus. O perfume é coisa que fala de amor, de carinho. Lavar os pés do visitante era um gesto de serviço, trabalho de criados. O que ela fez foi um gesto de amor, de gratuidade, de serviço. Com certeza, ela empregou um bom dinheiro para comprar aquele perfume e o derramou sem pena nos pés do Mestre. Foi um gesto de gratuidade, de um amor generoso que não faz as contas de quanto está gastando, quanto está empenhando, quanto está colocando de si. Amor gratuito, como o de Jesus que estava para dar a própria vida, sem reserva, sem fazer contas. Dar a própria vida: ninguém tem maior amor.
Judas representa quem não é capaz de amar como Jesus; ou quem não quer acolher o amor de Jesus, assim tão generoso e gratuito como é. Por isso, ele reclama do desperdício de derramar aquele perfume todo ou mesmo o dinheiro que poderia ter sido economizado para ajudar os pobres. Judas não entendeu: não se trata apenas de ajudar os pobres. Trata-se de amar os pobres, sendo solidários com eles com a própria vida. Como Jesus, comprometendo a própria vida, numa atitude de serviço gratuito e generoso.
Guardando a mensagem
Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume super caro. Jesus disse que ela fez isso já antecipando o dia do seu sepultamento. É como se já estivesse preparando o corpo do Mestre para a sepultura.  Na proximidade da morte de Jesus, temos aqui duas visões, a de Maria e a de Judas. Pelo seu gesto, vê-se que Maria intui que, na morte, Jesus realiza radicalmente a entrega de si mesmo em favor dos outros. Ele é o ungido (é o que quer dizer Messias) para servir e dar a sua vida em favor da humanidade. Pela conversa interesseira de Judas, sua percepção é que Jesus é uma oportunidade para se ganhar dinheiro. Ficou de olho no valor de 300 moedas de prata. Vendeu Jesus, depois, por 30 moedas de prata. Maria mostrou sua compreensão de Jesus como servidor até o fim. Estava pronta para segui-lo até à cruz. Judas mostrou sua compreensão de Jesus como uma oportunidade de um bom negócio. Não tinha mesmo condição de seguir Jesus até à cruz.
A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3).
Vamos rezar a Palavra
Senhor Jesus,
Tua discípula Maria, naquele jantar de Betânia, mostrou que aprendeu contigo, assimilou bem tua vida. O perfume do seu amor e de sua fidelidade encheu a casa toda, encantando a todos. Teu discípulo Judas Iscariotes, naquela mesma mesa, mostrou que não aprendeu as tuas lições, não assimilou teu estilo de vida. Ele revelou o sentimento mesquinho de quem está interessado mesmo é no seu próprio bolso e não está disposto a por-se a serviço dos outros. Ajuda-nos, Senhor, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a Palavra
Responda no seu caderno espiritual. Maria ofereceu o perfume do seu amor e do seu serviço, com largueza e generosidade. Quanto você tem oferecido de si mesmo, dos seus recursos, do seu tempo para o serviço de Deus e dos meus irmãos?
Pe. Joao Carlos Ribeiro – 15.04.2019

12 comentários:

  1. Q, o perfume de Maria e Jesus. seja na minha vida.present, para com amor eu retribuir, o perfume do amor de Deus a todos que me cercam

    ResponderExcluir
  2. Maria tu és perfumada do amor de Deus

    ResponderExcluir
  3. Amém 🙏🙏🙏 Que Jesus me traga paz e harmonia em minha vida

    ResponderExcluir
  4. Paz a todoz os corações!

    ResponderExcluir
  5. Que esse perfume derramado aos pés de Jesus.Faça perfumar a minha vida e a vida de cada membro da minha família,trazendo muito amor,união,paz.Fé esperança Caridade.Reciprocidade.Prosperidade...

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus me dê uma luz se Estou grávida ou o que tenho amém que seja feita a sua vontade

    ResponderExcluir
  7. Que Deus ilumine bem de perto e Maria perfume minha família de bênçãos.

    ResponderExcluir
  8. Que nós assim como Maria possamos esta a serviço. Cuidando para que o amor seja sempre a prioridade. Passar esse amor aos irmãos . Assim como fez Nosso Senhor por cada um de nós. Amém

    ResponderExcluir
  9. Amém!!! Misericórdia senhor!!!

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço pela vida e por toda criação. No entanto, me ajude servi-Lo com sinceridade. Me ajude com os dons e os frutos do divino Espírito Santo. Me ajude defender a verdade e a lutar pela justiça. Me ajude vencer as dificuldades. Me ajude ensinar com sabedoria e amor. Me ajude seguir a luz do Céu. Me ajude lutar contra a opressão, a desonestidade e as trevas. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Reflexõ maravilhosa! Como vc se deixa conduzir por Deus e toca tantos corações...Que o perfume,do amor generoso do bom Deus, tome conta de tua vida e seja sempre o saber e o sabor da tua caminhada.
    Deus te guie sempre!
    Grata por nos ajudar com tamanha profundidade e simplicidade.
    Ir. Jusciêda Menezes - Roma

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS