16 abril 2019

DÊ UM JEITO EM JUDAS ENQUANTO É TEMPO

Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)



16 de abril de 2019.

Chegamos à terça-feira da semana santa. No domingo, caminhamos com Jesus que montou o jumentinho. Ficou claro: ele é o rei manso e desarmado que Deus mandou para cuidar de nós. É o que está escrito no Profeta Zacarias. Ontem, segunda-feira santa, estivemos com ele no jantar em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro. Maria lavou os pés de Jesus com meio litro de perfume caro. Nesse gesto, Maria mostrou o seu amor pelo Mestre. Mostrou que aprendeu a amar como Jesus amava, de maneira gratuita, generosa e total. Ele ama, dando-se a si mesmo. Judas fez uma cara de desacordo com a ação de Maria. É o tipo do discípulo que não aprendeu a amar como Jesus.

Hoje, já estamos sentados com os discípulos na ceia da páscoa. No evangelho de João, a ceia é o espaço para uma conversa muito longa com os discípulos e para uma longa e bela oração de Jesus pelo seu pequeno rebanho. Jesus está triste, comovido. E revela a razão de sua tristeza: está para ser traído por um deles. Todo mundo quer saber quem é, mas Jesus não o diz claramente. João estava perto dele e perguntou quem seria. A João, Jesus deu uma pista: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Molhou o pedaço de pão no molho e o deu a Judas. Disse alguma coisa a Judas e este se levantou e saiu. Os discípulos não entenderam que era Judas o traidor. Pensaram que ele tinha saído pra fazer algum mandado de Jesus.

O que é que estava acontecendo com Judas? Há muito tempo, ele estava com o pé atrás. A uma certa altura, começou a agir com desonestidade em relação ao caixa do grupo que ele tomava conta. Você lembra bem como ele reagiu na casa de Marta. Ficou revoltado com o gesto de Maria. Achou um desperdício ela gastar aquele perfume todo com Jesus. Ele não tinha assimilado o jeito de Jesus pensar e fazer as coisas. Não aprendeu a amar como Jesus. Não estava disposto a dar a sua vida, como Jesus estava para fazê-lo. De descontente, ele tinha passado à condição de aliado dos inimigos de Jesus. E já tinha feito um trato com eles. Entregaria Jesus, em troca de dinheiro.

O que é triste em Judas é que ele era um discípulo, uma pessoa que Jesus escolhera, confiava e queria bem. Como diz o salmo que Jesus também citou: “Quem comia comigo, levantou contra mim o calcanhar”. A traição que mais dói é a dos amigos e dos parentes. E, claro, da pessoa que se ama. Essa é a traição mais dolorosa. Até o fim, Jesus o tratou bem, esteve em comunhão com ele, não o denunciou ao grupo. Ali, na ceia, pegou o pão repartido, passou no molho e lhe deu. No final das contas, esse pão repartido, esse pedaço de pão, lembra a Eucaristia. Não era, com certeza, o momento sagrado que conhecemos, mas o contexto é o da Ceia. Parece uma última chance. Jesus está em comunhão com ele, o trata com deferência, come com ele. Ainda assim, Judas o rejeita. Deixa o seu coração ser tomado pelo mal. O evangelista escreveu tristemente: Satanás entrou em Judas. Judas permitiu que o mal o dominasse. João escreveu: Judas saiu. Era noite. Foi concluir as negociações para entregar o seu Mestre, naquela mesma hora.

Guardando a mensagem

O texto de hoje nos apresenta o caso de um discípulo, que tinha andado com Jesus nos seus três anos de ministério, que aos poucos foi se afastando do evangelho. De infidelidade em infidelidade, Judas chegou a romper com o seu Mestre, justo na ceia pascal, onde Jesus consagrou ao Pai a oferta de sua própria vida em resgate pelos pecadores. Pedaço de pão é uma expressão que faz referência ao contexto da Eucaristia. “Fração do pão” foi o nome da celebração da Ceia nas primeiras comunidades. Na mesa da comunhão, celebramos a nossa união com Jesus que se entregou por nós. Uma lição que você poderia tirar, hoje, dessa leitura, seria a necessidade de fazer um bom exame de consciência, para saber quanto de Judas tem dentro do seu coração. E ficar alerta: a traição começa nas coisas pequenas. Dê um jeito em Judas, enquanto é tempo!

Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)

Vamos rezar a Palavra

Senhor Jesus,

Pedro pensou que, com ele, a coisa seria diferente. Jurou que te seguiria, para onde quer que fosses. Tu disseste que naquela hora não era possível, mas depois ele seguiria mesmo. Mas, Pedro era mesmo impetuoso, decido. Disse logo que daria a sua vida por ti. Que grandeza de coração, a de Pedro. Mas, coitado, não contava com o galo. Tu o chamaste para a realidade, dizendo que ele te negaria três vezes, antes que o galo da madrugada cantasse. Somos fracos e pecadores, Senhor. Tem misericórdia de nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um bom exame de consciência. Identifique pequenas ações ou omissões que podem ir, devagarinho, afastando você de Jesus, do seu evangelho e de sua Igreja.

Pe. João Carlos Ribeiro – 16.04.2019

23 comentários:

  1. Boa noite Padre João Carlos!
    O senhor não vai mais fazer os áudios???

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João, a sua benção! Obrigado por este momento de reflexão, obrigado meu Deus, obrigado mãe Maria Santíssima!
    Amém 🙌🙌 !

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sou cicera obrigado pela meditação da palavra fica com deus

    ResponderExcluir
  4. Excelente muito edificante vou medita lá durante o dia todo.

    ResponderExcluir
  5. Nós vivemos em mundo cheio de judas .
    Pessoas tenta deixar seu irmão em baixo para poder ficar por cima
    Vamos viver esta semana santa com Deus no coração
    Que Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia a paz de Cristo está semana estamos vivendo em oração com Jesus agradecendo este amor tão grande por cada um de nós Jesus purifica meu coração que eu sempre busque a tua palavra

    ResponderExcluir
  7. Amém 🙏🙏🙏 jesus aumenta a minha fé,wue cada dia que passa vou fraquejando mais e mais.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre pela meditaçao.
    Deus abençoe a todos.
    No nosso mundo ainda existe estesJudas.

    ResponderExcluir
  9. na semana e depois senhor me ajude viver em paz, evitar conflito, com quem eu vivo diariamente, e aonde eu chegar. que eu, seja motivo da sua paz..

    ResponderExcluir
  10. Como faço pra receber suas meditação?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Pe obg p meditação q tenhamos um dia abençoado👏👏🙏

    ResponderExcluir
  12. Vivo no mundo sem pai sem mãe sem marido não tenho ninguém.só problemas e dificuldades. Ai me pergunto:meu DEUS porque me abandonaste?

    ResponderExcluir
  13. Obrigado Padre por seu trabalho em despertar aqueles que ficam afastados de Deus. Que Ele nos abençoe.

    ResponderExcluir
  14. Sou Maria Firmino de Camaragibe Bom dia padre João Carlos adoro escutar ao mesmo tempo lendo a meditação da palavras que Deus abençoe o Senhor peço oraçao para Filipe que hoje está fasendo um transplante de Medula no Hospital Português e para minha prima Maria Betânia que está com Câncer de mama 🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado. 🛐

    ResponderExcluir
  16. Tirai de mim todas as coisas que me afastam de Ti Senhor!!! Amém! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Jesus me dê uma luz me mostre se Estou esperando um bebê mesmo amansa meu coração amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor que saibamos dizer não
    ao pecado.Reze por nós Pe João Carlos.

    ResponderExcluir
  19. Amém! Obrigada senhor por tudo!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Todavia, me ajude ouvi-Lo com atenção. Me ajude evangelizar da melhor forma possível. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude servi-Lo com amor, fidelidade e humildade. Me ajude glorificá-Lo com alegria. Me ajude com a VOSSA justiça e a VOSSA recompensa. Me ajude na minha conversão. Me ajude ser uma pequena luz a serviço da vida. Me ajude com a VOSSA salvação. Me ajude evitar o mal. Me ajude fazer caridade. Me ajude ficando comigo para sempre. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos. Deus nos enviou para nós um homem que sabe alertar a todos nós sobre o que devemos fazer para descobrir o judas que existe em cada um de nós enquanto há tempo. Ore por mim padre pela minha vida no dia a dia. Somos todos pecadores e precisamos da conversão. Amém.

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?