PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS REVELA O PAI. O PAI REVELA JESUS

JESUS REVELA O PAI. O PAI REVELA JESUS


Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho (Jo 5, 17)
03 de abril de 2019.
Quase todo mundo diz que crê em Deus. Ficamos até satisfeitos com isso. Mas, em que Deus realmente crê? Claro, só há um Deus, é nesse que cremos. Certo. Será que muita gente que tem uma imagem confusa de Deus, na verdade, crê mesmo é nessa imagem confusa que faz de Deus? Pode ser, não é verdade?
Quem sabe direitinho quem é Deus? Bom, o povo de Israel compreendeu muita coisa de Deus, ao longo de sua história. Deus fez aliança com eles, se revelou a esse seu povo. Então, seu testemunho de fé, nas Escrituras, nos mostra muito desse Deus que se manifestou a Moisés e aos profetas, libertando o povo da escravidão, dando-lhes uma lei e uma terra. Esse Deus libertador prometeu-lhes também o Messias. E o Messias veio, foi Jesus. Mas, eles tiveram dificuldade de reconhecê-lo.
Os que acolheram Jesus como Messias reconheceram que ele era o filho unigênito de Deus. Perceberam que sua vida, suas atitudes, sua morte e ressurreição manifestavam com clareza quem era esse Deus que havia se revelado a Israel.  O Filho é quem sabe quem é o Pai. E o Filho revelou que o Deus único que Israel conheceu é Pai, um pai onipotente e amoroso, não simplesmente um senhor poderoso e distante. Um pai de família, preocupado com os seus filhos. Não um fiscal marcando o que a gente faz de bom e de ruim. E Pai, não só dos filhos de Israel, mas Pai amoroso de cada homem ou mulher, gente criada por ele à sua imagem e semelhança. Pai, que é Deus junto com o Filho. E os dois nos comunicam uma terceira pessoa, o Santo Espírito, os três compondo a Trindade Santa, o único Deus. Pela obra de Jesus, o Pai dá a cada filho o seu Espírito. Assim, quem se une a Jesus, pelo batismo, recebe a adoção filial, torna-se filho de Deus.
O Filho revela o Pai. Veja essas palavras do Senhor: “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho. O que o Pai faz, o Filho o faz também. Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer”. Vendo Jesus no seu trabalho missionário, pode-se compreender quem é o Pai. E Jesus disse mais: o Pai deu ao Filho o poder de julgar.
A maior parte dos religiosos do tempo de Jesus irritou-se com essas coisas que Jesus revelou sobre Deus. Isso abalava o seu modo de viver a religião e de organizar a vida em sociedade. Jesus mostrava, com suas palavras e suas atitudes, que Deus estava mais preocupado com as pessoas do que com as leis, as normas, por mais religiosas que fossem.
Guardando a mensagem
Jesus nos revela o Pai. Com ele, vamos entendendo que Deus é uma comunidade de pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O que Jesus revelou sobre Deus foi o que mais escandalizou o seu povo. Quando dizemos que cremos em Deus estamos dizendo que cremos no Deus e Pai de Jesus Cristo, nele e em seu único Filho e no Santo Espírito. Cremos no Deus uno e trino que Jesus revelou. Na oração, tratamos o Pai com amor e proximidade, chamando-o de Pai, como Jesus ensinou.
Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho (Jo 5, 17)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tuas atitudes e tuas palavras nos fazem compreender quem é o Pai, o Deus que Israel conheceu ao longo de sua história. Hoje, vamos te pedir como teu discípulo Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Queremos conhecê-lo, amá-lo e obedecê-lo, como filhos. Lembramos bem o que disseste a Felipe: “Quem me vê, vê o Pai”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze hoje, devagar, e mais de uma vez durante o dia, o PAI NOSSO. Nessa oração, Jesus nos ensinou a falar com o Pai.

Pe. João Carlos Ribeiro – 03.04.2019

37 comentários:

  1. Amém.
    Deus é fiel eu creio e aumentai à minha fé.

    ResponderExcluir
  2. Meu pai todo poderoso eu peço que me abençoe vou fazer meu utrassom e peço sua bênção amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Te louvo e benđigo PAI pelo teu imenso AMOR em o nome de JESUS pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Amém! Pai eu peço pela conversão de todos da minha família e pela paz do mundo.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde a tds! Que Deus nosso Pai nos abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Amém peço pela conversão da minha familia amigos e pela paz do mundo

    ResponderExcluir
  7. Amém����Te peço o pai por nossa netinha MARIAH da ENS11A Fortaleza-ce, que está na UTI e precisa de teus cuidados, restaura a sua saúde ���� desde já o nosso louvor e o nosso obrigado

    ResponderExcluir
  8. Amém, eu creio senhor mais almentai a minha fé.
    Daime uma fé viva.

    ResponderExcluir
  9. Restaura a saúde de Mariah🙌🏻

    ResponderExcluir
  10. Senhor tende misericórdia, abençoe todas as famílias, nos fortalece na fé, perdoa nossos pecados, te peço paz p mundo,um coração limpo, que tenhamos mais amor p com o próximo e obrigado senhor por a vida w nos destes, sabemos q não somos merecedores de nada, mais td que te peço é em nome de Jesus, o teu único filho. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus eu creio, mais almentai minha fé.Amém

    ResponderExcluir
  12. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço porque o SENHOR nunca se esqueceu do VOSSO povo. Todavia, me ajude atendendo os meus pedidos. Me ajude na obra da minha salvação. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude com alimentos para os necessitados. Me ajude louvá-Lo com fé e alegria. Me ajude consolando o VOSSO povo. Me ajude trabalhar santamente. Me ajude ser um bom filho. Me ajude fazer boas obras. Me ajude honrá-Lo da melhor forma possível. Me ajude ouvir, aprender e viver a VOSSA palavra. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude praticar somente o bem. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Só tenho que agradecer por estar tendo a oportunidade de conhecer mais de ti Jesus Cristo e crê nas tuas promessas para com todos nós, amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS