04 abril 2019

QUEM APRESENTOU JESUS A VOCÊ?

As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)
04 de abril de 2019.
Certamente, alguém apresentou Jesus a você. Disse que Jesus é o filho de Deus; que ele foi enviado pelo Pai para nos salvar;  que ele, por sua morte e ressurreição, nos alcançou a reconciliação com o Pai, o perdão dos nossos pecados. Quem foi que lhe disse isso? Quem lhe deu esse testemunho sobre Jesus?  Você vai pensar um pouco ou já tem uma resposta? Ah, já tem a resposta. Ótimo. Então, quem foi que lhe deu esse testemunho sobre Jesus?
Em primeiro lugar, tenho quase certeza, foram seus pais os primeiros a lhe dar um testemunho sobre Jesus. Depois, vieram seus catequistas, seus educadores e a comunidade cristã onde você participava.  É isso mesmo. É a Igreja quem nos diz quem é Jesus através dos nossos pais, catequistas, missionários, padres, religiosos. Claro, não podemos esquecer, a Palavra de Deus dá testemunho sobre Jesus. Verdade. Mas, é a Igreja quem nos apresenta e nos explica as Escrituras que dão testemunho sobre Jesus.
O importante é lembrar que esse testemunho que nos foi dado sobre Jesus nos pede uma resposta. Não foi uma informação histórica sobre um personagem do passado. Foi um testemunho sobre algo vital em nossa vida: a nossa felicidade, a nossa salvação; sobre algo e sobre alguém que tem a ver conosco, que continua falando conosco, nos sustentando e nos conduzindo nos caminhos do Reino de Deus. Esse testemunho pede uma resposta. Essa resposta pode ser chamada de fé, de conversão, de seguimento de Cristo.
Num certo momento de sua vida humana, Jesus fez uma forte reclamação contra o seu povo.  Notou que o testemunho dado sobre ele não estava sendo acolhido, não estava sendo levado a sério. Então, ele elencou quatro testemunhos que estavam sendo dados sobre ele. Quatro, você sabe, é um número de totalidade, um número completo. É só pensar nos pontos cardeais. E quais são os quatro testemunhos dados sobre Jesus?
Em primeiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por João Batista. João deu testemunho de Jesus. Ele o apresentou ao povo como o enviado de Deus, o Messias anunciado pelos profetas. Um testemunho valioso. Os judeus tinham enviado mensageiros a João para se informarem sobre isso. E João confirmou.  Deu testemunho da verdade.
Em segundo lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por suas próprias Obras. Como ele disse, “as obras que o Pai me concedeu realizar”.  Quais são as obras de Jesus? As obras de Cristo estão descritas nos evangelhos: ele abre os olhos do cego, purifica o leproso, faz andar o paralítico, ressuscita o morto, evangeliza os pobres. São as obras anunciadas pelo profeta Isaías. Ele liberta o sofredor, reconcilia os pecadores, evangeliza o povo.  São as obras de Jesus. Mas, a sua maior obra é a redenção pela morte na cruz.
Em terceiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelo Pai, que o enviou. O tempo todo, o Pai confirmou o seu filho nas suas palavras e nas suas obras. No batismo, ele o apresentou como seu filho amado. Na transfiguração, de novo se ouviu o Pai recomendando seu filho. Foi o Pai que o ressuscitou, confirmando-o como salvador e guia da humanidade.
Em quarto lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelas Escrituras. Toda a história da salvação no Antigo Testamento aponta para Jesus. O Novo Testamento é o testemunho sobre sua vida e sua obra redentora. Nos Evangelhos, está a própria palavra de Jesus viva e atual.
Guardando a mensagem
Recebemos o testemunho sobre Jesus dos nossos pais e catequistas, que nos comunicaram a fé da Igreja. No tempo de Jesus, ele mesmo chamou a atenção para quatro testemunhos dados sobre ele: o testemunho de João, o testemunho de suas obras, o testemunho do Pai e o testemunho das Escrituras. A reclamação de Jesus bem que pode ser para nós hoje. O que esses testemunhos têm produzido em nós? Como temos respondido a eles? A boa resposta seria a fé, a conversão, a vida de santidade. O que se pode esperar de nós que temos tido a chance de receber abundantemente o testemunho sobre Jesus? A vida de união com Deus e o compromisso de um mundo renovado pelo evangelho de Cristo.
As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tivemos a graça de receber, desde cedo, diversos testemunhos sobre a tua pessoa.  Isso nos lembra o que disseste uma vez: a quem muito foi dado, muito será cobrado. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a decididamente te escolher como caminho, verdade e vida. E te anunciar a outros, oferecendo também nós um testemunho forte sobre tua pessoa e tua obra redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Quem sabe, hoje, não apareça uma ocasião boa pra você dar um testemunho sobre Jesus. Não perca a oportunidade.

Pe. João Carlos Ribeiro – 04.04.2019

35 comentários:

  1. Eu amo receber a meditação! he uma catequese,e um aprendizado, he uma oportunidade de poder evangelizar, passando adiante. obrigado padre João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Padre João pelo seu sim e sua orientação. Amo sempre ler. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João, a sua benção!
    Só tenho a agradecer por esses momentos de oração e reflexão com o senhor, obrigada senhor Jesus!
    Obrigada mãezinha Aparecida!
    Hum ótimo dia .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos eu só tenho agradecer a Deus e a você por nós ensinar tantas riqueza e amor de Deus em minha vida só grata eu jacinta

    ResponderExcluir
  5. Sua bênção pe João Carlos como é bom começar o dia fazendo com o Sr.essa bela reflexão.
    Tenho crescido muito espiritualmente.
    E me ajuda mto na minha missão de ministra da Palavra e nas pastorais que faço parte.obrigada meu Deus pela vids do pe João Carlos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como faço para adquirir a palavra todos os dias, às vezes um amigo me manda,mas quando ele nao me manda faz tanta falta pra mim?

      Excluir
  6. Bom dia padre João Carlos, muito bom todos os dias,receber sua oração tem mim ajudado ,está cada vez mais em oração. Que Deus abençoe sua caminhada

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos a palavra de Deus é vida eterna agradeço a Deus todos os dias amo Jesus

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos a palavra Deus eu gosto muito de receber para refletir amém.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado padre João Carlos em receber estas Maravilhosa palavras que o Sr enviou a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  10. O Senhor é misericordia !Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  11. Louvo a Deus pela sua vocação, Jesus manso e humilde de coração ,fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

    ResponderExcluir
  12. Pé João Carlos, uma noite estava muito atribulada com uma situação familiar, (estava com a janela aberta, era calor, em janeiro) acordei e olhei para o céu, e naquele céu escuro e limpo, vi a imagem de um ostensório, lindo e muito nítido, e por alguns segundos fiquei maravilhada, quando devagar ele foi sumindo e em seu lugar apareceu uma cruz, também muito nítida! que aos poucos foi sumindo....Fiquei encantada mas logo peguei no sono novamente, e quando acordei senti uma paz em meu coração... Desde então, vou toda quinta feira fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento. Me pareceu que era isso mesmo que Ele queria, que eu fosse visita-lo toda quinta feira. E fico feliz porque toda vez que eu vou meu marido vai também.
    Esse é um dos meus muitos testemunhos! Bendito seja o nome de Jesus, hoje é sempre!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Padre João
    Sou ministro da Palavra, e tenho crescido muito com essas homilias.
    Deus continue Abençoando o seu ministério

    ResponderExcluir
  14. Eu me sinto feliz quando recebo a mensagem da minha filha enviando a palavra do dia com a sua omilia Padre João Carlos,fiquei encantada com com todas as suas explicações.Deus o ilumine sempre lhe dando mais sabedoria.Rezo para que se santifique todos os dias.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia!!!!!!
    Fiquei emocionada em ler.o comentário. Tudi o que tenho, foi dado por Cristo. Em vida!!
    Eu creio.em nosso PAI misericordioso.tudo que aprendi até hoje.veio dos meus pais, catequese, da igreja que sigo até hoje.ja se passaram vários padres em nossa paróquia ,mas estou lá!! Está e minha casa de onde recebo Jesus na hóstia consagrada.em todos os momento!!
    Faço parte da nossa pastoral. De ministro. A serviço daquelas vovós que não podem irem a igreja. Que Maravilha que o senhor me presenteou.

    Fico feliz!!
    Ter a consciência bem formada jamais contradiz o ensino moral catolico.Se voltarmos firmemente no ensino moral da igreja, pelo nosso catecismo é uma excelente fonte moral e autêntico.
    Desejo a P
    az de Cristo!! Deus abençoe nossa nação.
    Precisamos que nossos governadores tenham mas consciência no que falam , e que eles possam salutar.sempre o amor em seus corações. Amém!!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre adoro recebe as mensagens é muito gratificante ler a palavra d Deus.

    ResponderExcluir
  17. Bom diaaa, padre João Carlos a sua bênção, gostaria de receber o evangelho todos os dias,decse já obrigada 🙌

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos. É muito bom receber a explicação da palavra de Deus pelo senhor, é uma explicação que da pra todos entender.Amem

    ResponderExcluir
  19. Divino Pai Eterno, me ajude ser fiel, seguindo o VOSSO caminho. Me ajude fugir da idolatria. Me ajude perdoando, libertando e protegendo o VOSSO povo. Me ajude dá testemunho da verdade. Me ajude ser uma lâmpada acesa para o próximo. Me ajude realizar boas obras. Me ajude ter mais fé e confiança. Me ajude examinar as Escrituras. Me ajude alcançar a vida eterna. Me ajude ter em mim o VOSSO amor e a VOSSA glória. Isso eu LHE suplico pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia, Padre! Essas reflexões, são de muito relevantes, para nossa fé e vivenciar, no nosso dia a dia!

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada Senhor Padre João Carlos pela Clareza e lucidez com que nos apresenta e explica os evangelhos de Cristo. É muito bom e santificador escutar logo pela manhã o seu ensinamento e receber a benção diária. Estou reenviando a gravação para um grupo de oração carismática do WhatsApp, onde participam 3 padre da congregação do Santíssimo Redentor do Brasil de Angola e mais pessoas da Rcc Angola e Portugal. É mais uma força espiritual para o grupo. Deus lhe abençoe por esta grande missão. Rosário Fernandes.

    ResponderExcluir
  22. Graças a Jesus Cristo seja dado a cadamomento pelo bens que ele nos oferece todos os dias a cada momento.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde! Que os ensinamentos cristãos passados ao longo de nossas vidas Estejão sempre presentes nas nossas ações

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso escultor o Senhor todos os dias obrigado Padre e que Deus o abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  25. Amém lindo amei deus ti abençoe poderosamente pois eu leio cempre a palavra de deus vivo por deus obrigada Boa noite a Sim sou adenir aparecida Marques de andrade

    ResponderExcluir
  26. Para mim todos os dias é um aprendizado, como fico feliz em receber o evangelho, Deus te abençoe Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  27. Bom Dia PADRE João Carlos as suas palavras me ajudam a vivenciar a PALAVRA DE DEUS. OBRIGADA e que tenhas sempre essa Luz Divina iluminando a vida de tantas pessoas.

    ResponderExcluir

E você, o que pensa sobre isso?