PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DE LARGAR AS PEDRAS

HORA DE LARGAR AS PEDRAS

Por ordem do Pai, mostrei a vocês muitas obras boas. Por qual delas vocês querem me apedrejar? (Jo 10, 32)
12 de abril de 2019.
Estamos já no 38º dia da Quaresma. Domingo já é o Domingo de Ramos. E o que celebramos na Semana Santa? Claro, o imenso amor de Deus que se manifestou na morte redentora de Jesus, pela qual nos reconciliou e nos uniu a si e ao Pai. Mas, no drama da paixão, não aparece só o amor fiel de Deus e a fidelidade do seu filho Jesus. Aparece também o pecado do ser humano, sua maldade, sua rejeição ao projeto de Deus. Foi isso precisamente que levou Jesus à cruz.
Olha o evangelho de hoje. Eles acham que Jesus está pecando gravemente, blasfemando, ao equiparar-se a Deus, ao revelar sua identidade de Filho de Deus. É só mais uma forma de expressar a sua rejeição profunda e total a Jesus. Já o tinham censurado sobre o seu comportamento com relação ao sábado. Já o tinham condenado por sua convivência com os marginalizados, os publicanos, as pessoas mal vistas por sua lei religiosa. Eles realmente não suportavam Jesus. A perseguição vinha crescendo lentamente. Só estava faltando uma oportunidade para darem cabo dele. Na cena de hoje, já estão de pedras na mão para apedrejá-lo.
Mas, você me diga uma coisa: por que esse ódio, essa violência toda? O que é isso no coração dessa gente que os cega à ação de Deus, tão clara na pessoa de Jesus? Na verdade, esses opositores são os dirigentes, as lideranças do povo, segundo o evangelho de São João. Eles têm interesses a defender. Vêem Jesus como uma ameaça. O que os incomoda? Incomoda a sua pregação, porque anuncia o Reino de Deus que chegou como novo tempo de reconciliação e fraternidade. Incomodam suas atitudes de atenção e defesa dos marginalizados e sofredores. Incomoda sua denúncia sobre a comercialização da fé no Templo. Incomodam suas curas, seus milagres, as histórias que contam sobre ele. Em cada história dessas, Jesus está libertando pessoas da cegueira, da exclusão, da paralisia, da morte. É, é o pecado que os cega. Embora, falem em nome de Deus, estão agindo contra Deus, negando-se a acolher a Palavra de Deus proclamada por Jesus e a própria Palavra feita carne que é Jesus.
Estão armados de pedras. Querem apedrejá-lo. Mas, Jesus continua dialogando, explicando, revelando-se. Algum ali há de entender, há de abrir o coração. Às pedras deles, Jesus opõe as suas obras. Não crêem em sua palavra, tudo bem. Então, creiam nas obras que faz. Elas são ações em continuidade com a obra do Deus criador. Lembra que ele disse: “Meu pai trabalha e eu também trabalho”?  As obras manifestam que o Pai está com ele, que age nele.
Estamos vivendo dias de muita violência. Além da violência da injustiça, da desigualdade social, do desemprego, temos a violência das armas, com elevado número de mortes causadas por armas de fogo e um discurso que justifica armar o cidadão. Mergulhados neste mundo violento, estamos assimilando um modo grosseiro de reagir, impaciente com os outros, violento no linguajar. Já estamos de pedras na mão.
Guardando a palavra
As pedras representam a violência que produz a morte. Eles estão prontos para o apedrejamento de Jesus, que era inocente. Estão no pecado, afastaram-se de Deus, mesmo invocando o seu nome. Reagem violentamente contra o enviado de Deus. O pecado gera morte. Honram o deus da cabeça deles, mas na verdade, utilizam-se do nome de Deus em favor dos seus interesses. As obras, invocadas por Jesus, são suas ações que geram vida. Elas vêm de Deus, elas manifestam o amor vivificador de Deus. As obras confirmam as suas palavras. Elas manifestam decididamente o projeto de salvação de Deus. O que está nos dizendo o evangelho de hoje? Está nos convidando à conversão. As pedras são sinais da morte que o pecado gera. As obras são sinais da vida plena que Jesus nos trouxe. Passemos da morte para a vida. Acolhamos Jesus. Larguemos as pedras. Convertamo-nos!
Por ordem do Pai, mostrei a vocês muitas obras boas. Por qual delas vocês querem me apedrejar? (Jo 10, 32)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Uma vez, lançaste um desafio. Queriam apedrejar a mulher adúltera. “Quem não tiver pecados, atire a primeira pedra”. Foram soltando as pedras, bem devagar e se retirando, envergonhados. Não ficou um pra contar a história. Somos todos pecadores. E este é o tempo da graça, do perdão. Queres nos conceder a vida nova, que vem pela grande obra de tua morte redentora. Mas, só nos desarmando, reconhecendo nosso pecado, abrindo o coração para a conversão podemos receber a vida nova que nos alcançaste na cruz. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. Não as pedras, a violência. Mas, a acolhida amorosa de tuas obras, das tuas ações (a inclusão, o perdão, a atenção aos sofredores, a libertação do mal) e de tua grande obra: a salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
É o caso de você ir se preparando para a Semana Santa com uma inquietação:  largar as pedras que você tem na mão. Estamos todos contaminados pelo nível de violência física e verbal do nosso mundo. É hora de assumir o jeito de Jesus: manso (não violento) e fiel (não se deixando tragar pelo mal). Hora de largar as pedras.

Pe. João Carlos Ribeiro – 12.04.2019

23 comentários:

  1. Amém que amanhã seja um dia gloGló p mim e minha família

    ResponderExcluir
  2. Oração: Senhor nosso bom e amado Jesus, ensina-nos o seu jeito amável de conviver com pessoas difíceis e não tacar pedras em ninguém por mais que tenhamos razão.
    Jesus perdoa-me todas vezes que taquei pedras em outra pessoa

    ResponderExcluir
  3. Hoje vou guardar no coração:
    - superar a atitude de estar armada com pedras nas mãos ;
    - a injustiça, a desigualdade são formas de violência, são pedras sobre os excluídos.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Senhor pelo amor que tens por mim, pela proteção que me proporciona todos os dias, por tia honra e glória senhor, hoje e sempre, amém!

    ResponderExcluir
  5. É necessário ouvir que sou um pouco como os grandes do evangelho. Senhor ajuda-me a largar as pedras da violência da incompreensão do egoísmo e dá impaciência. Quero parecer contigo Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Quero ser, vou ser,quero continuar sendo o exemplo de dignidade que minha Santa mãezinha sempre foi. Quero que o Senhor dê o melhor pra Ela que sempre foi sua fiel escudeira, sempre acreditando em Ti.
    Me traga a paz e serenidade para continuar cuidando do meu paizinho...

    ResponderExcluir
  7. Eu quero ser um vaso novo...rompe minha vida faz- me de novo...obrigada Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada senhor por cuida de mim arranca de mim essas pedras

    ResponderExcluir
  9. Senhor Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ajude ficando comigo para sempre. Me ajude vencer a perseguição e a provação. Me ajude ser justo e honesto. Me ajude ter bons e santos sentimentos. Me ajude louvar e cantar ao SENHOR com alegria. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude praticar boas obras, com fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus retira de mim tudo quanto não vem de tua vontade.Me mostra o caminho da salvação eterna. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Estamos sempre pecando em nossa vida. Perdoa nossos pecados e guia-nos no caminho
    Jesus caminho verdade e vida.Me concede a saúde do corpo da alma e do coração.

    ResponderExcluir
  12. Senhor dai mí a graça de aprender amar mais a perdoar mais capas de esquecer as maguas para que eupossa viver melhor

    ResponderExcluir
  13. Que tesouro este comentário do Evangelho de hoje.
    Gostaria de ter a opção de compartilhar yambém no WhatsApp..
    Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  14. Lindos ensinamentos ! uma grande lição

    ResponderExcluir
  15. Mim desarma senhor, preciso de ti, preciso de tua misericórdia em mingm vida, Amém.

    ResponderExcluir
  16. Todo Comentário a respeito da vida de Jesus,é um incentivo, a mudar de vida, ser melhor; lutar para renunciar o pecado, como forma de agradecimento a tudo que recebemos de Deus, fazendo-O alegre, com nossa gratidão, por tudo que nos dá gratuitamente.
    Jesus, " é o caminho, a verdade e, a vida"

    ResponderExcluir
  17. Tudo é força. É triste ver como a força da maldade faz tanto mal a humanidade. Mas só Deus é Poder. As vitimas de tantas pedras, serão salvas no seu sofrer.

    ResponderExcluir
  18. Achei muito útil muito bom eu amei

    ResponderExcluir
  19. Eu achei muito útil maravilhoso eu quero ser melhor do que eu sou com Deus amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS