PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE VENCEU, NÓS VENCEMOS COM ELE

ELE VENCEU, NÓS VENCEMOS COM ELE


Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? (Lc 24, 5)
20 de abril de 2019.
Neste sábado santo, não estamos num velório. É verdade que estamos num dia de silêncio e recolhimento, em vigília, como que ao lado do sepulcro do Senhor. Estamos, propriamente, em concentração. Preparamo-nos para celebrar, com toda exultação, o mistério da vitória de Jesus sobre a morte. Não porque ele esteja morto e vá ressuscitar hoje à noite, nada disso. Mas, para fazer memória de sua vitória sobre a morte. Ele vive triunfante, ele é o ressuscitado. A morte e a ressurreição do Senhor são o grande mistério no qual vivemos mergulhados. É o que estamos celebrando no Tríduo Pascal: a sua entrega em nosso favor, a sua morte de cruz nos lavando do pecado, a sua ressurreição dos mortos nos comunicando a vida de Deus.
A celebração de hoje é a vigília pascal, à noite. Depois de um dia de recolhimento, vamos celebrar a sua ressurreição. Nós nos damos conta que, com sua ressurreição, começa um novo tempo e que sua vitória é também nossa. Nós mergulhamos neste mistério de morte e ressurreição, particularmente, pelo batismo. No batismo, renascemos nas águas de sua morte. Como disse Paulo, no batismo, fomos sepultados com ele. E, ao sairmos das águas, ressurgimos com ele. Pelo batismo, começamos a viver a vida nova da graça que ele nos alcançou. Foi o que Jesus disse a Pedro: “Seu eu não te lavar, não terás parte comigo”. Somos lavados pelo batismo. Temos parte com ele.
Em vigília, serão lidos diversos textos da Escritura que narram as maravilhosas obras de Deus na criação, na libertação do povo da escravidão do Egito, no retorno do exílio da Babilônia, no batismo dos cristãos. No evangelho, será proclamado que as mulheres foram no domingo, bem cedinho, ao túmulo para ungir o corpo de Jesus com perfumes, mas tiveram uma dupla surpresa: encontram a pedra removida do túmulo e não encontraram mais o seu corpo.
Faltar à celebração da Vigília Pascal de hoje, nem pensar. Ela é a mais importante celebração do ano. A liturgia de hoje se desenvolve em quatro momentos: a celebração da luz (Cristo vence as trevas e ilumina o mundo); a celebração da Palavra (A ressurreição de Cristo é o coroamento das  maravilhosas obras de Deus ao longo da história); a celebração da água (Pelo batismo, participamos da morte e da ressurreição do Senhor); e a celebração do pão eucarístico (Na ceia eucarística, anunciamos a morte do Senhor e proclamamos a sua ressurreição). E a grande notícia da noite santa deste sábado, a Páscoa do Senhor, a sua Ressurreição da morte, se prolonga por todo o domingo de páscoa e por todos os domingos do ano. Faltar à celebração da Vigília Pascal de hoje, nem pensar.
Guardando a mensagem
Podemos pensar que a celebração do sábado santo tem três marcas: a Ressurreição, o Batismo e a Missão. Ressurreição é a boa notícia da madrugada do primeiro dia da semana. Está recomeçando a primeira semana da criação, é o início de uma nova humanidade. O Batismo é a nossa adesão a Cristo e o modo pelo qual participamos de sua morte e de sua ressurreição. Lavados, purificados por sua morte, somos novas criaturas, nascidas do alto, pelo derramamento do seu Espírito. A continuação da missão de Jesus é consequência de sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Somos seus missionários. A missão continua.
Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? (Lc 24, 5)
Rezando a palavra
Rezemos com as palavras do Exultet, a proclamação da páscoa na Vigília Pascal de hoje:
Exulte o céu e os anjos triunfantes, / mensageiros de Deus, desçam cantando, / façam soar trombetas fulgurantes, / a vitória de um Rei anunciando.
Alegre-se também a terra amiga / que em meio a tantas luzes resplandece / e, vendo dissipar-se a treva antiga, / ao sol do eterno Rei brilha e se aquece.
Que a mãe Igreja alegre-se igualmente, / erguendo as velas deste fogo novo. / E escutem reboando de repente, / o Aleluia cantado pelo povo.
Vivendo a palavra
Um modo de sublinhar o valor deste tempo de graça é desejar FELIZ PÁSCOA às pessoas de sua convivência, parentes e amigos. Então, a partir de  hoje, não economize votos de FELIZ PÁSCOA COM CRISTO.

Pe. João Carlos Ribeiro -20.04.2019

30 comentários:

  1. Jesus quero ser uma pessoa melhor , Jesus me ajudar.....

    ResponderExcluir
  2. Feliz Páscoa à família AMA.!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. UMA FELIZ PÁSCOA A TODOS NÓS!!!

    ResponderExcluir
  5. Feliz Páscoa a todos nós !!!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Feliz Páscoa a todos e muita felicidade para nossas famílias!!!

    ResponderExcluir
  7. Feliz Páscoa a todos.Amém

    ResponderExcluir
  8. Feliz Páscoa a todos Jesus vivi

    ResponderExcluir
  9. Feliz Páscoa, à todos nós!

    ResponderExcluir
  10. Que Jesus ressuscita em nossos corações

    ResponderExcluir
  11. Obrigada JESUS pela sua paixão por nós. ALeluia ELE Vive.

    ResponderExcluir
  12. Tenhamos todos uma Feliz Páscoa. Viva Jesus Ressuscitado!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelas reflexões diárias da liturgia. Deus abençoe seu ministério e uma Santa Páscoa.
    Ir. Alcinda

    ResponderExcluir
  14. Que o Eterno Milagre da vida renasça hoje e todos os dias. Que se renove a fé a esperança. Que cresça o amor fraterno, a capacidade de perdoar e a humildade.
    Feliz Páscoa à todos

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Jesus por tudo. Quero ser uma pessoa inteiramente sua Jesus. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  16. A ressurreição d Cristo pra mim é sempre uma no a esperança q um dia eremos
    ressuscitar em Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Pai Eterno e Todo Poderoso, nós LHE agradecemos por toda obra da criação. Todavia, nos conceda os dons e os frutos do Espírito Santo. Nos ajude cuidar do meio ambiente com amor. Nos ajude a termos uma boa produção agrícola. Nos ajude com a VOSSA bênção. Nos ajude para que a humanidade cresça, em quantidade e santidade. Nos ajude para que o homem seja, à Vossa imagem e à VOSSA semelhança. Nos ajude a descansar e a santificar os dias santos. Nos ajude com os santos anjos. Nos ajude acreditar e a anunciar a RESSURREIÇÃO do SALVADOR. Nos ajude viver melhor o nosso apostolado cristão. Isso nós LHE pedimos pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e nosso amado REDENTOR. Amém.







    Pai Eterno e Todo Poderoso, nós LHE agradecemos por toda obra da criação. Todavia, nos conceda os dons e os frutos do Espírito Santo. Nos ajude cuidar do meio ambiente com amor. Nos ajude a termos uma boa produção agrícola. Nos ajude com a VOSSA bênção. Nos ajude para que a humanidade cresça, em quantidade e santidade. Nos ajude para que o homem seja, à Vossa imagem e à VOSSA semelhança. Nos ajude a descansar e a santificar os dias santos. Nos ajude com os santos anjos. Nos ajude acreditar e a anunciar a RESSURREIÇÃO do SALVADOR. Nos ajude viver melhor o nosso apostolado cristão. Isso nós LHE pedimos pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e nosso amado REDENTOR. Amém.











    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelas reflexões, ajuda nos tornarmos pessoas melhores.
    Feliz Páscoa para todos!

    ResponderExcluir
  19. Feliz Páscoa com Cristo e viva Jesus resulcitado,eis que se faz novas todas as coisas

    ResponderExcluir
  20. Feliz Páscoa a todos os irmãos, Jesus vive, Aleluia.

    ResponderExcluir
  21. Feliz Páscoa a todos,aleluia.

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dessa reflexão

    ResponderExcluir
  23. O sr está cada dia melhor, mais dedicado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS