PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ÀS VEZES, VAMOS NA CONTRA-MÃO

ÀS VEZES, VAMOS NA CONTRA-MÃO

Quando seus irmãos já tinham subido, então, também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas (Jo 7, 10)
05 de abril de 2019.
Os tempos estão ficando difíceis para os seguidores de Cristo. Houve aquele tempo da perseguição do império romano, no início do cristianismo, com tantos mártires que continuamos a celebrar! Mais recentemente, no Brasil e em boa parte da América Latina, tivemos a perseguição da ditadura militar, difamando, sequestrando e torturando inúmeros cristãos. No momento atual, em muitas partes do mundo, mesmo nos países que foram marcados pela civilização cristã, cresce a intolerância e a agressividade contra a Igreja e a pregação do evangelho. Os grandes valores defendidos pelos cristãos, valores que fundam a vida em sociedade, estão sendo combatidos abertamente pelo desregramento sexual, o aborto, o consumo de drogas, a ideologia de gênero, o enfraquecimento da instituição familiar, o vilipêndio de símbolos religiosos... Em síntese, ser cristão hoje é estar na contramão, no contrafluxo de um mundo que está tomando a direção contrária. E assim, seguir Jesus vai significar, cada vez mais, incompreensões, discriminação, difamação, perseguição.
Nesse contexto, podemos entender melhor o evangelho de hoje que nos diz que Jesus evitava andar pela Judeia, por causa da perseguição e ameaças de morte à sua pessoa. E que, depois que os discípulos foram para a festa das Tendas em Jerusalém, ele seguiu depois deles, às escondidas. Então, o clima estava muito pesado. Razão tinham os discípulos que não queriam que Jesus fosse àquela festa. Mas, impressiona ver que, em seguida, Jesus aparece em público ensinando, para surpresa dos seus inimigos, que, assim em público, não podiam prendê-lo, pela reação do povo ou, como diz São João, porque não tinha chegado a sua hora. Muitos até estranharam que Jesus, procurado como estava, estivesse assim falando e movimentando-se em publico, com tanta desenvoltura.
Do que Jesus estava dizendo, temos um trechinho no texto de hoje. Ele estava ensinando em alta voz, no Templo. Notem, em alta voz. “Vocês me conhecem. Mas, eu não vim por mim mesmo. Vocês não conhecem quem me enviou. Eu o conheço”. Dava pra todo mundo entender: Foi Deus quem o enviou, e aquela gente, embora estivesse no Templo de Deus, não o conhecia.
No livro da Sabedoria está escrito: Os ímpios, em seus falsos raciocínios, dizem: “Armemos ciladas ao justo, porque sua presença nos incomoda. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas, para ver sua serenidade e sua paciência. Vamos condená-lo à morte vergonhosa. Vamos ver se alguém vem socorrê-lo”. Conclui o livro santo: “A malícia os torna cegos”.
Guardando a mensagem
Estamos na preparação para a Páscoa. À Páscoa da ressurreição, Jesus chegou passando pela paixão e pela morte de cruz. Nós, como seguidores de Jesus, não apenas acompanhamos o drama de sua paixão, mas reconhecemos que muitos irmãos passam também, perto ou longe de nós, por sofrimentos semelhantes, por causa de sua fé em Cristo. Com eles, ficamos solidários. E ficamos sabendo também que seguir Jesus pode comportar para nós algum incômodo, algum sacrifício, algum sofrimento. É é aí que amadurece a nossa fidelidade.
Quando seus irmãos já tinham subido, então, também ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas (Jo 7, 10)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Às vezes, somos tentados a fazer da religião um pronto-socorro para nossos dramas e sofrimentos. Queremos fugir deles, queremos resolvê-los. Estamos sempre te pedindo isso, tu sabes bem. Mas, há um outro lado da fé cristã que este tempo da Quaresma nos ensina. Ser cristão é te seguir, caminhar segundo o teu evangelho. Isso nos põe na contramão dos que não conhecem os teus ensinamentos ou não os tomam como norma de vida. A nossa escolha por ti e por tua Igreja pode nos trazer incompreensão, discriminação, perseguição. Nesta hora, precisamos nos manter firmes e tomar a cruz contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Escreva, hoje, no seu diário espiritual (ou caderno de anotações) uma breve oração pedindo em favor dos cristãos perseguidos por causa de sua fé.

Pe. João Carlos Ribeiro – 05.04.2019

25 comentários:

  1. Bom dia Padre João, a sua benção!
    Senhor eu creio más aumentai a minha fé...

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Eu creio

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João,eu creio plenamente na palavra do senhor Jesus,mas aumentai minha fé.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre,eu creio mais as vezes somos fracos.senhor aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre,eu creio e digo Amén temos que ser fortes e não deixar de acreditar e agradecer por isso peco senhor almentar a nossa fe.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Pe. Gosto muito de suas homilias, elas me ajuda ser mais firme em minha caminhada.Deus abençoe o senhor.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe todos os cristãos e que seja sempre a sua vontade! Amém!

    ResponderExcluir
  8. Que a Santíssima Trindade tenha misericórdia da humanidade!!!

    ResponderExcluir
  9. Verdade,tudo isso está,acontecendo.padre.

    ResponderExcluir
  10. Amém e que Deus na sua eterna misericórdia cuide de todos nós sempre

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre a sua Bênção!
    Padre infelizmente estamos passando por grandes provações,mas eu creio no amor que Deus tem por nós...O Senhor é o meu pastor e nada nos a de faltar.

    ResponderExcluir
  12. As palavras de Deus entra em nossa alma como uma espada aquebrantando toda tristeza e preocupação. Eu creio nas palavras de Deus

    ResponderExcluir
  13. Senhor nos ensine a cada dia a viver na fé ser perseverantes e nan desistir nunca e estar sempre no seu caminho que nos leva ao Céu amém tenha um ótimo dia abençoado

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! Que cada um de nós tenha sua fé cada vez mais alimentada.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde! São ótimas, as homilias, para nossa reflexão, para fortalecer, nossa fé. Sua benção, para minha família!

    ResponderExcluir
  16. Jesus corajoso e firme na missão de salvar. É isso que precisamos coragem audaciosa, convicção em realizar a vontade do Pai. Rezemos sim, pelos Missionários, para que Jesus seja mais conhecido e amado.

    ResponderExcluir
  17. a tua palavra senhor entra na alma

    ResponderExcluir
  18. Senhoro cuida de mim e de minha família amém Amém

    ResponderExcluir
  19. Meu Deus, misericórdia 👐

    ResponderExcluir
  20. Rezemos por todos missionário,que trabalham a favor dos mas necessitados, Jesus misericórdia.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS