PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEM ÓDIO NO CORAÇÃO

SEM ÓDIO NO CORAÇÃO


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 


16 de março de 2019. 


Neste 11º dia da Quaresma, um passo exigente no terreno da caridade. Prepare o coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição. 

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho. 

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo for nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, mandou Jesus. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E é nessa via que nós caminhamos, porque o Pai é perfeito. ‘Sejam perfeitos como o Pai do céu é perfeito’. Jesus foi claro: ‘tornem-se filhos do Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons e manda chuva para justos e injustos’. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos. 

Olha que interessante essa palavra de Jesus: “Tornem-se filhos do seu Pai que está nos céus”. O dom da filiação divina nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “tornem-se filhos do seu Pai”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Ele falou e fez. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida. 

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente pecadoras desse mundo. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata. 

Guardando a mensagem 

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração. 

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os mesmos sentimentos teus, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Hoje, Senhor, temos mais uma intenção para a nossa oração. Mais uma tragédia, com repercussão mundial: um atentado a mesquitas muçulmanas, na Nova Zelândia. Um crime bárbaro, com muitas mortes, por razões de ódio aos imigrantes. Ajuda-nos, Senhor, a vencer o mal com o bem. E não nos deixes perder a esperança. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém. 

Pe. João Carlos Ribeiro – 16.03.2019

18 comentários:

  1. estou já fazendo este caminho

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos, Bom Dia.

    Parabéns.

    O Sr tem o dom da pregação.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, a todos. Não consigo começar o dia, sem ouvir a meditação do Padre João Carlos, q Deus continue lhe abençoando sempre.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a pregação de hoje.Estou fazendo esse exercício diariamente.Obrigada pelas palavras! Deus o abençoe e ilumine!

    ResponderExcluir
  5. A reflexão que o senhor faz do evangelho para mim é uma bênção e muito desafiadora. Obrigada por mim ajudar a rezar melhor o Evangelho do dia. Sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. minha bênção padre João Carlos muito boa a meditação peço pra Deus que nunca deixe que eu tenha inimigos que Deus nós abençoe todos os dias amém

    ResponderExcluir
  7. Amém senhor e dê forças para passar por tudo que estou passando está angústia e me dê a graça que tanto espero a confirmação da minha gravidez 🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. São tantas pessoas que querem vê a nossa infelicidade mais rezo por eles e tomo procê da graça de Deus

    ResponderExcluir
  9. Senhor toque o coração de todos. Amém. 🙏🙏💋

    ResponderExcluir
  10. Linda mensagem de vida que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Que texto importante e propício para o tempo que estamos vivendo.Deus te proteja e te ilumine Padre João.

    ResponderExcluir
  12. Linda reflexão. Peço oração por minha saúde e de minha família
    Amém!

    ResponderExcluir
  13. Amém ,me ajuda a perdoar a todos que já me ofenderam . Que Deus tenha compaixão de todos . Obrigada meu Senhor .

    ResponderExcluir
  14. Durante vários anos passei por duras provações; porém sempre procurei por em prática a palavra de Deus! Orar sempre pelos inimigos!

    ResponderExcluir
  15. Durante vários anos passei por duras provações; porém sempre procurei por em prática a palavra de Deus! Orar sempre pelos inimigos!

    ResponderExcluir
  16. Pai Santo Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais uma quaresma da VOSSA igreja. Todavia, me ajude cumprir, observar, e guardar os VOSSOS mandamentos, preceitos e decretos com todo o meu coração e com toda a minha alma. Me ajude ser fiel ao Deus verdadeiro. Me ajude seguir nos VOSSOS caminhos. Me ajude obedecer a VOSSA voz. Me ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude amar os meus inimigos e rezar por aqueles que me perseguem. Me ajude ser perfeito como o Pai Eterno é perfeito. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS