PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O JEJUM E A CONVERSÃO DO CORAÇÃO

O JEJUM E A CONVERSÃO DO CORAÇÃO



Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
08 de março de 2019.
Chegamos ao terceiro dia da Quaresma. É muito importante que a gente não perca nenhum dia desse programa de crescimento que é a Quaresma. O passo a ser dado hoje é sobre o jejum, como expressão de nossa conversão.  
A pergunta veio de um grupo muito querido de Jesus, os discípulos de João. Jesus tinha participado do batismo de João Batista, no rio Jordão. João o tinha apontado como cordeiro de Deus. E alguns dos discípulos do Batista tinham se tornado discípulos seus. Então, a pergunta deles era séria. Não tinha segundas intenções. E o que eles queriam saber? Queriam saber por que os seus discípulos não praticavam o jejum como eles e os fariseus? A resposta de Jesus foi essa: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”. O que Jesus quis dizer com isso?
Podemos entender todo o ministério de Jesus como a renovação da aliança com Deus. Jesus veio pra isso: para restaurar a comunhão com Deus que foi destruída pelo pecado (desde Adão) e pela infidelidade de Israel, o povo da Aliança. Não é à toa que o evangelho de São João praticamente comece com as bodas de Caná, o casamento que precisou da intervenção de Jesus para dar certo. A aliança, à moda do casamento, é entre Deus e o seu povo. Jesus é o noivo. Veja o que ele respondeu: enquanto o noivo está presente (ele), os amigos do noivo (os discípulos) não podem jejuar. Mas, depois que o noivo for tirado do meio deles (a sua morte), eles jejuarão.
O jejum é uma expressão de nossa conversão. Bom, nossa primeira conversão foi celebrada no batismo, na água. Lá, fomos lavados dos nossos pecados. Mas, infelizmente, continuamos a cair, a falhar, a pecar. Por isso, precisamos estar em permanente atitude de conversão. Deus sempre nos perdoa. Mas, para isso, precisamos da conversão do nosso coração. O jejum é uma forma de cultivamos essa conversão. Ficamos tristes pelo pecado que cometemos. Esse sentimento do reconhecimento de nosso pecado, da dor que sentimos por nossa infidelidade a Deus, é expresso também nas práticas externas do jejum, da esmola e da oração. Essas práticas nos ajudam a cultivar a conversão interior e a implorar a misericórdia de Deus, o seu perdão. Ele que já nos purificou pela água do batismo, pode também nos purificar pelas lágrimas do nosso arrependimento.
O jejum tem, então, essa conexão com Deus, a quem ofendemos e a quem demonstramos nosso arrependimento, cultivando a conversão do nosso coração. Mas, o jejum tem também uma conexão com minhas atitudes em relação aos meus irmãos. No livro do Profeta Isaías, o próprio Deus nos diz qual a verdadeira obra que ele espera de nós, o jejum que ele prefere. São obras pelas quais procuramos, em relação ao nosso próximo, o alívio do seu sofrimento, a libertação da opressão, a partilha do pão, do teto e da roupa com os mais sofridos.
Guardando a mensagem
O jejum é uma forma de penitência, pela qual me uno ao padecimento de Cristo, em sua paixão. É também um gesto de amor fraterno, no sentido de que me faço solidário com quem está em dificuldade. Você pode jejuar em qualquer dia na Quaresma. O mínimo está previsto pela disciplina da Igreja: na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira da paixão. A abstinência de carne às sextas-feiras da Quaresma também faz parte de nossa caminhada penitencial, nesse período. Além do alimento, a gente pode fazer jejum de televisão, de barzinho, de bebida alcoólica, de cigarro, de internet, de whatsapp. Renunciar, pra ficar mais resistente, pra ter mais força interior, para unir-se a Cristo em sua cruz e aos irmãos em suas necessidades.  
Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão (Mt 9, 15)
Rezando a palavra
Senhor nosso Deus,
Que te deixas comover pelos que se humilham e te reconcilias com os que reparam suas faltas, ouve como um pai as nossas súplicas. Derrama a graça da tua bênção sobre nós que estamos em Quaresma, desejosos de ouvir a palavra do teu filho Jesus, de ser fieis à vida de oração pessoal, e de praticar a penitência e a caridade, em preparação das celebrações da Santa Páscoa que se aproximam. Sendo hoje o dia internacional da mulher, queremos, Senhor, pedir que alcancemos, na justiça e na caridade, a igualdade de direitos entre homens e mulheres teus filhos e filhas, cidadãos e cidadãs da mesma terra e do mesmo céu. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, não temos pra onde correr. A prática da palavra de hoje é o jejum, jejuar. Se você passou batido(a) na quarta-feira de cinzas, tem ainda a sexta-feira da paixão. E, hoje, como todas as sextas da quaresma, é dia de abstinência de carne. Você sabe, essas práticas externas têm valor se cultivarem a conversão do coração em relação a Deus e aos sofredores.

Pe. João Carlos Ribeiro – 08.03.2019

20 comentários:

  1. Senhor, ajuda-me a jejuar de todas as maneiras, principalmente no falar, no agir. Que vivamos intensamente a Quaresma.

    ResponderExcluir
  2. Mal ditas as palavras traem trazendo desarmonia, agir com esperança que o amanhã nos traga sempre boas novas e assim jejum nao so de comida, de pensamentos ou ações. Vamos agir com medidas, pense nao faca ao outrem o que nao queres para si.

    ResponderExcluir
  3. Senhor nesta quaresma que eu renovava minha vida falar menos e agir mas.

    ResponderExcluir
  4. Deus seja louvado por esta obra do Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/3/19 07:12

    Senhor, ajuda-me a jejuar não só nessa quaresma, mas todos os dias de minha vida. Amém!!

    ResponderExcluir
  6. Que o Espírito Santo de Deus me ajude a viver uma boa quaresma.

    ResponderExcluir
  7. Que nessa Quaresma, através do meu jejum, que com as graças de Deus, eu seja abençoada. Amem

    ResponderExcluir
  8. Que possamos fazer não jejum de alimentos ou bebidas, mas que possamos fazer o exercício nessa quaresma de nós policiar com nossas atitudes, palavras que saem da nossa boca que desagrada a Deus, sermos mais caridosos com nosso irmão, enfim temos várias maneiras de praticar a experiência de um jejum saudasau para a nossa alma. Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  9. Que nesta quaresma o espírito santo me ajude a jejuar de carne as sextas feiras da quaresma.amem

    ResponderExcluir
  10. Que o senhor me ajude a viver uma conversão sincera,e reconhecer as minhas misérias em função do outro e que todas essas práticas faça com que eu reconheça no meu irmão a sua imagem semelhança.

    ResponderExcluir
  11. Que o senhor me ajudar a viver uma Quaresma de conversão..

    ResponderExcluir
  12. Boa noite aos prezados irmãos nesse terceiro dia da quaresma como se fala também na oração vamos unir nossas orações para que os nossos parlamentares públicos como deputados senadores e os demais órgãos públicos possam sanclonar leis mais justas para todos .

    Senhor Jesus Cristo tu que sofreu todo tipo de injustiça por amor a todos nós derrama também sobre todos os que estão no comando do nosso país para que possamos ter uma sociedade justa e fraterna

    ResponderExcluir
  13. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Entretanto, me ajude denunciar os crimes e os pecados do VOSSO povo. Me ajude conhecer os VOSSOS propósitos. Me ajude praticar a justiça e a VOSSA lei. Me ajude ficando sempre comigo. Me ajude jejuar da melhor forma possível. Me ajude ser humilde. Me ajude evitar o pecado da opressão, das brigas e das agressões impiedosas. Me ajude quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição. Me ajude repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos e a vestir o nu. Me ajude invocá-Lo santamente. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Amém.Senhor Obrigado por tudo

    ResponderExcluir
  15. Querido Deus me ajude a ser uma pessoa melhor e que possa vivenciar não somente o jejum do alimento mas sim o jejum dos atos. Atos que por vezes me faz ver e sentir como uma pessoa egoiego. Me ajuda senhor a ser uma pessoa melhor.

    ResponderExcluir
  16. Amém por tantas riquezas na palavras maravilha senhor.eu nessa quaresma peço te meu Deus silêncio e ouvir mais de que está falando.

    ResponderExcluir
  17. Amém por tantas riquezas na palavras maravilha senhor.eu nessa quaresma peço te meu Deus silêncio e ouvir mais de que está falando.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS