PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MERGULHE DE CABEÇA NESSA QUARESMA

MERGULHE DE CABEÇA NESSA QUARESMA

06 de março de 2019
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)
Estamos começando a Quaresma. A Quaresma se inspira no povo antigo que caminhou 40 anos no deserto, purificando-se, para entrar na posse da terra prometida. Jesus jejuou durante quarenta dias, no início do seu ministério.  Recebendo as cinzas, entramos no clima desse tempo litúrgico: o reconhecimento de nossa fraqueza e a confiança no amor restaurador de Deus.
No sermão da montanha, comunicando a novidade do Reino, Jesus apresenta ao seu povo um novo modo de ver e realizar as antigas práticas religiosas. Fala da esmola, da oração e do jejum. Que tudo isso – nos pede ele – seja vivido sem demonstrações públicas, sem busca de reconhecimento dos outros. Essas três práticas de toda religião tradicional continuam valendo para nós, mas vividas com um novo espírito.  
A ORAÇÃO, sem ostentação, é um diálogo de filho, de filha, com o Pai, na intimidade do seu ser (o seu quarto). Quaresma é tempo de rezar mais e melhor. É na quaresma que se faz, a cada sexta-feira, a via-sacra. O conselho pra todo mundo é: não perder as celebrações dominicais em sua comunidade, nesse período. Nesse tempo de Quaresma, cabe um esforço especial para cada um ter seu momento de oração pessoal, todos os dias. A leitura frequente da Palavra de Deus é também parte de nossa vida de oração.
O JEJUM, sem exibicionismo, nos priva do alimento ou de alguma outra coisa. Todas as religiões que se prezam recomendam esta prática. O jejum, durante a Quaresma, está marcado para os católicos para hoje, quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da Paixão. E abstinência de carne todas as sextas-feiras da quaresma. O jejum educa a gente, vocês sabem disto. Ajuda a quebrar o nosso egoísmo, a nossa presunção, o nosso orgulho. Sobretudo, nos ensina a solidariedade. Porque jejum que se preze é partilha: a gente passa para quem está com fome aquilo que nós deixamos de consumir.
A CARIDADE, sem busca de reconhecimento, nos faz realizar gestos de fraternidade. Concretamente, fazer alguma coisa pelos outros que precisam mais. Os profetas falavam de partilha da comida, da roupa, da água... Jesus fala de gestos de atenção em direção aos famintos, sedentos, enfermos, encarcerados, maltrapilhos... quem for fraterno com estes irmãos e irmãs, está sendo  fraterno com o filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, na Quaresma também se fala de esmola. Mas, muita gente fica pensando logo num trocado que se dá a alguém. E a esmola de que se fala na Quaresma é a partilha do que temos com quem está passando necessidade.
Com a graça de Deus temos, no Brasil, a Campanha da Fraternidade, que justamente tem o seu momento forte na Quaresma. Assim, ninguém pode confundir gesto de fraternidade com apenas uma feirinha que se dá, ou uma ajuda financeira a uma família pobre. A Campanha da Fraternidade, a cada ano, aponta onde Jesus está esperando nosso gesto de fraternidade. A Igreja está nos apontando, neste ano, o campo das políticas públicas. É lá que se define o cuidado da saúde da população, bem como a educação, o emprego, a segurança e tudo mais.
Guardando a mensagem
A Quaresma, que estamos começando com esta quarta-feira de cinzas, vale como um grande retiro para os cristãos católicos. Quarentas dias de caminhada, de crescimento, de práticas religiosas, de gestos de fraternidade. Assim, vamos estar prontos para entrar com Jesus em Jerusalém para celebrar com ele a Páscoa. E a Quaresma começa já nos apontando três práticas religiosas especiais neste período: oração, jejum e caridade. Mergulhe de cabeça nesta Quaresma.
E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa (Mt 6, 4)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Como disse Paulo, em sua segunda Carta aos Coríntios: “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação”. E nós não queremos e não podemos deixar passar essa oportunidade. A Quaresma há de ser para nós um tempo de crescimento espiritual, de fortalecimento de nossa fé e de realização de nosso compromisso de fraternidade. Abençoa, Senhor, este tempo de Quaresma que estamos começando. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Bom, para viver a palavra de hoje, eu tenho uma boa sugestão que vale para toda a Quaresma. Você realizar, a cada dia, um momento pessoal de oração. Isso será muito vantajoso para o seu crescimento cristão. Que tal começar hoje?!

Pe. João Carlos Ribeiro – 06.03.2019

32 comentários:

  1. Senhor, que nesta Quaresma eu cresça cada vez mais espiritualmente, que a minha fé cada vez mais aumenta mais e assim eu me comprometa sempre em SER IGREJA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor que eu saiba viver nesta guaresma
      o verdadeiro amor me doando para o irmão

      Excluir
  2. Amém boa noite padre João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Sua bençao P.Joao Carlos boa noite.Obrigada por sua reflecçao e boa quaresma

    ResponderExcluir
  4. Que esta Quaresma seja na minha vida a que me fará ser transformada por ela.

    ResponderExcluir
  5. ❣Que neste período de quaresma, todos possamos SER FAMÍLIA, aquela que acolhe com cuidado, AMOREVOLEZZA, e principalmente solidariedade cristã, na VIDA pessoal e profissional das pessoas, tb saibamos agir, com atitudes concretas, para com o próximo, aquele que mais necessita de apoio espiritual, e escuta,como nossos jovens, que estão a mercê de muita criminalidade ,e falta de FÉ.
    Deus seja presença,e VIDA constante, nas nossas famílias, com proteção,muitas bênçãos de SAÚDE,PAZ e BEM.🙌
    Abraços fraterno.
    Rosilene LISBOA-I.D.B🙏🤗💞💞🧡💙💚💖💚💙💚💛💚🧡💚💜💚❤💝💙💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💕💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞

    ResponderExcluir
  6. ❣Que neste período de quaresma, todos possamos SER FAMÍLIA, aquela que acolhe com cuidado, AMOREVOLEZZA, e principalmente solidariedade cristã, na VIDA pessoal e profissional das pessoas, tb saibamos agir, com atitudes concretas, para com o próximo, aquele que mais necessita de apoio espiritual, e escuta,como nossos jovens, que estão a mercê de muita criminalidade ,e falta de FÉ.
    Deus seja presença,e VIDA constante, nas nossas famílias, com proteção,muitas bênçãos de SAÚDE,PAZ e BEM.🙌
    Abraços fraterno.
    Rosilene LISBOA-I.D.B🙏🤗💞💞🧡💙💚💖💚💙💚💛💚🧡💚💜💚❤💝💙💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💕💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞💞

    ResponderExcluir
  7. Para nosso crescimento espiritual para fortalecimento de nossa fe e realizacões de nossos compromissos de fraternidade amem padre João Carlos nos abençoe, me abençoa amém amém amém

    ResponderExcluir
  8. Senhor Q eu possa viver essa quaresme aprendendo cada dia ver ouvir sem intereço sem pensar no retorno tudo que viver seja por amor au proximo que eu possa dar sem receber amem

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre. Que Deus lhe abençoe e que seja sempre esse pai espiritual para mim e pra muitos que se inspira nas suas palavras. Que essa quaresma eu consiga me doar melhor para os mais necessitados.sua bênção padre.

    ResponderExcluir
  10. Obrigafa padre Joao Carlos por sua palavra evangelizadora diaria. Nos catolicos estamis muito carentes de reflexoes biblicas bem fundamentadas e encarnadas. Ouço dominicalmente sermoes superficiais...uma tristeza.
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Senhor, obrigada por esse despertar. Quero ser fiel nessas leituras diárias. Amém pela vida do Pe João Carlos , pela vida do pe Osmar Augusto Bezutte e pela vida de tds os salesianos do mundo!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a palavra de e linda.

    ResponderExcluir
  13. Que o Deus todo poderoso, nos conceda a graça de preservar na fé, esperança e caridade por toda a quaresma e sempre.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por existir orientadores padres ou seja pessoas que nos leva o ao encontro do senhor

    ResponderExcluir
  15. Como trabalhadores rurais estamos vivendo o sacrifício e sentindo na pele a cada dia........

    ResponderExcluir
  16. Amanda Lacerda6/3/19 10:14

    Que nesta Quaresma meu coração se volte para o Céu!!

    ResponderExcluir
  17. Dai_me um coração novo, que eu possa silenciar,em tudo que não mim conven,mesmo precisando que eu sabia te servi em oração ,jejum,fazendo-me a exemplo de MARIA,silenciando.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre!que Deus nus conceda a cada dia ,mais sabedoria ,humildade ,amor ao próximo,fidelidado, muita fé no nosso pai que estas no céu.
    Amem?

    ResponderExcluir
  19. Que nesta quaresma eu cresça mais espiritualmente e que minha fé cresça mais e mais. Amém!

    ResponderExcluir
  20. Senhor nesta Quaresma quebre em meu coração as armadilhas do passado.Que eu com oração fiel de entrega ao seu sofrimento por Min,tenha a concretização da Vitória e Paz tão esperada! Shsllon

    ResponderExcluir
  21. Oi padre joao carlos gostaria muito que o senhor fizesse uma oracao para eu conseguir um emprego na area de seguracao na empresa que se chama de tks do senhor armando meu nome e pedro cancio de melo moro em bonito pernanbuco

    ResponderExcluir
  22. Obrigado pela mensagem de ânimo, coragem para marcar o início da quaresma.

    ResponderExcluir
  23. Senhor,peço que me fortaleça cada vez mais nas boas ações , não apenas na quaresma mas durante todo o ano.Que eu seja sempre instrumento da Tua vontade,e que eu tenha o entendimento,o discernimento e a perseverança no caminho da fé.Obrigada Senhor por todas as graças alcançadas, e que eu possa ser sempre digna de receber de Ti todo o amor e o perdão que necessitar.Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir
  24. Que nesta quaresma os nossos irmâos abandonem a perseguiçâo e se aproxime de seu próximo com amor e carinho,que nossas diferenças sejam uma ferramenta que nos una e ñ nos separe,amamos uns aos outros,como Jesus fez,imitamos o Senhor em tdo pq ele é perfeito e é meu Senhor que sirvo com alegria,a benção Padre joâo Carlos����������

    ResponderExcluir
  25. Clamo ao Deus que ele esteja comigo nesta Quaresma e sempre. "Meu Deus, não permita que eu faça o que a te não seja agradável".

    ResponderExcluir
  26. Senhor Deus que nesta quaresma e sempre ajuda-me a ti seguir. Arranca de mim os pecados do poder, do ter e do prazer. Faz Senhor que eu te agrade sempre orando verdadeiramente, seja sempre ser caridosa e faça jejum. Assim seja feita sua vontade sobre mim Senhor Deus.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre João Carlos eu quero ser sempre luz na vida do outro que saiba mim direcionar com sabedoria e desejo de Deus amém e fique com ele com Deus te abençoe obrigado.

    ResponderExcluir
  28. Que possamos crescer espiritualmente nesse tempo de quaresma e aprender como viver o amor ao próximo....

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS