PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ PRECISA CONHECER MELHOR JESUS

VOCÊ PRECISA CONHECER MELHOR JESUS

Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)
06 de fevereiro de 2019.
Diga-me uma coisa: a sua família é numerosa ou é bem pequena? ... O pessoal de outra geração tinha família muito grande, não é verdade? No tempo de Jesus, na Palestina, as famílias eram numerosas. Todos os aparentados com o chefe da casa ou que morassem juntos pertenciam à mesma família. Os parentes moravam na mesma casa ou eram vizinhos. E os filhos, claro, se criavam juntos, convivendo com os parentes da mesma idade. No hebraico, não há palavras específicas para parentes próximos. Todos são chamados de irmãos. Irmãos podem ser primos, tios, sobrinhos, etc.  Irmãos são todos os que pertencem à grande família.
No evangelho de hoje, aparece uma lista de irmãos de Jesus. Seriam irmãos mesmo ou é uma forma de designar os parentes próximos? Vamos à sinagoga de Nazaré pra ver o que está acontecendo. Jesus está pregando. É um dia de sábado. As pessoas dali mais ou menos devem ser conhecidas dele. É verdade que ele ficou um tempo fora, mas foi ali que se criou. As pessoas estão admiradas com sua pregação. Mas, já começa um burburinho, gente que está estranhando ou querendo desqualificar a presença de Jesus. Vamos ouvir...  “Oi, este homem não é o carpinteiro? É ele mesmo. Oi, e ele não é o filho de dona Maria? Não é irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? E as irmãs dele não vivem todas por aqui? Onde é que arrumou tanta sabedoria? E esses milagres que dizem que ele anda fazendo por aí? Como é isso?”.
Vamos sair um pouquinho da sinagoga, para eu lhe dar uma explicação. Venha aqui fora... Escute só:  “Irmãos” é uma forma de nomear os parentes próximos, possivelmente seus primos, aqueles com quem ele tinham se criado. Esses supostos irmãos Tiago, José, Simão e Judas aparecem em outras partes do evangelho, como filhos de outros pais e outras mães. A Igreja sempre entendeu, lendo a Bíblia Sagrada e escutando a Tradição desde o tempo dos apóstolos, que Maria teve apenas Jesus. Ele é o seu primeiro e único filho. Ser primogênito no povo de Deus era uma coisa muito especial, porque tinha uma relação especial com Deus, era consagrado ao Senhor. Jesus era um primogênito. Mas, isso não quer dizer que depois dele, vieram outros filhos. Tira qualquer dúvida o fato de Jesus, antes de sua morte na cruz, ter entregue sua mãe aos cuidados do seu discípulo João, este era filho de Zebedeu. Se Maria não ficou com nenhum filho é porque não os tinha, como não tinha mais o seu esposo José, àquela altura.
Bom, o importante é notar que ter conhecido Jesus, tê-lo visto crescer entre os seus muitos parentes, foi uma razão para muita gente em Nazaré não acolher a sua pregação. Tinham um conhecimento superficial da pessoa de Jesus. Julgavam conhecê-lo. E isso foi para eles um motivo para fechar o coração para a mensagem de Deus da qual ele era portador, para a pessoa divina que ele era e para sua mensagem sobre o Reino de Deus.
Guardando a mensagem
O povo de Nazaré, por ter acompanhado superficialmente a infância e a juventude de Jesus, por conhecer seus pais e seus parentes, negaram-se a crer na sua pregação. Fecharam o coração às maravilhas de Deus que ele testemunhava com suas palavras, suas atitudes e seus milagres. Que grande oportunidade eles perderam para reconhecer e acolher a manifestação de Deus na pessoa do seu filho humanado! Eles fecharam-se no sentimento mesquinho da inveja e do preconceito. Isso pode acontecer com você, com todos nós. Podemos permanecer com uma vaga ideia sobre a pessoa de Jesus, perdendo a chance de nos deixar evangelizar com maior profundidade. Ou nos deixar iludir por discussões inúteis que nos tiram do foco a pessoa do filho de Deus e seu anúncio sobre o Reino. Não faça como o povo de Nazaré, pelo amor de Deus.
Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares (Mc 6, 4)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Ficaste triste em Nazaré, decepcionado. Não te acolheram. Então, não acolheram o Pai que te enviou. Deram as costas ao anúncio do Reino de Deus. Foi quando disseste, com certo amargor: “É, um profeta só não é estimado em sua própria pátria, entre seus parentes e familiares”. Senhor, longe de nós, hoje, te decepcionar. Não queremos que nenhum preconceito ou opiniões duvidosas nos impeçam de acolher o evangelho do Reino que tu nos trazes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vamos viver a palavra
Sabe quem conhece bem Jesus, em sua humanidade? A mãe dele. Ela pode lhe dizer muita coisa sobre ele. Faça hoje uma prece a essa nossa boa mãe: “Mãe, me diz quem é Jesus, me fala sobre ele”.

Pe. João Carlos Ribeiro – 06.02.2019

26 comentários:

  1. Minha Mãe Maria, me ensina mais sobre Teu Filho Jesus e me conduz sempre nos caminhos do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns ao Pé João Carlos pela meditação q nos traz, diariamente Ela é a mais completa e contém uma dinâmica irrepreensível.

      Excluir
  2. Muito obrigado pela meditação diária, escuto todos os dias e me traz muita paz e vontade de conhecer cada dia mais a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  3. Eu amo muito a palavra de Jesus .pra e.mim a melhor coisa que eu faço todos os dias ouvir a palavra obrigada senhor .

    ResponderExcluir
  4. Jesus nos deu Maria que nossa mãe e estrela que nos guia no caminho. da salvação.

    ResponderExcluir
  5. A palavra e meu alimento diário que me abastece e fortalece na batalha da vida! Maria Santíssima cuida da minha linda família.

    ResponderExcluir
  6. Leio e escuto todos os dias as mesagmens do nosso Deus, para fortalecer o meu dia a minha vida e para repassar um pouquinho do que aprendi para meus irmãos em Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Mãe santíssima abençoe nossa família.

    ResponderExcluir
  8. Mara Sena6/2/19 08:45

    A palavra de Deus nos alimenta,transforma e nos direciona aos caminhos de JESUS e a Mãezinha com todo seu cuidado sempre a frente. Obrigodo meu Deus.

    ResponderExcluir
  9. Me ensina Mãe a conhecer mais teu filho, me ajuda a ir até Ele...

    ResponderExcluir
  10. Me ensina Mãe a conhecer mais teu filho, me ajuda a ir até Ele...

    ResponderExcluir
  11. Vejo que Jesus foi e continua sendo esquecido pôr muitos cristãos ate hoje: vejamos,no seu Nascimento, ninguém acolheu seus pais. Na siu via crux, seus discípulos tiveram medo de serem também crucificado, e hoje nas Santas Missas, poucos valorização estr momento de tanta intimidade com Jesus.

    ResponderExcluir
  12. Minha Mãe Maria tende piedade de nós. Ensina a todod a conhecer melhor a Jesus. Proteja nosso presidente Bolsonaro dê a ele saide e iluminação para governar o Brasil mãe como mae q é proteja mimha família em especial minha neta Bruna. Amém

    ResponderExcluir
  13. mARIA, AQUELA QUE LEVA A CONHECER JESUS.ME ENSINA AMA-LO MÃE CADA DIA MAIS!

    ResponderExcluir
  14. Padre, que meditação maravilhosa! Muito esclarecedora. Cada vez mais sabemos da necessidade que nós temos de ouvir MARIA para irmos ao encontro de JESUS

    ResponderExcluir
  15. Padre,que meditação maravilhosa e muito esclarecedora. cada vez mais sabemos que precisamos seguir com Maria para o encontro com JESUS.

    ResponderExcluir
  16. Padre, que meditação linda e muito esclarecedora. Cada vez mais precisamos do aconchego e do exemplo de Maria,para chegarmos a JESUS.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre sua benção meu nome é Maria Martins moro em Brasília Muito obrigado pelas suas mensagens sua meditação cada dia eu me sinto mais abençoada em escutar a palavra de Deus um abraço o espírito santo de Deus que ilumine cada dia mais

    ResponderExcluir
  18. Sua benção padre ,mim chamo Jaqueline moro em glória do Goitá linda meditação que Deus continue lhe dando sabedoria pra que possa passa pra cada um de nós.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. À sua bênção padre! Muito linda a sua explicação no evangelho de Jesus Cristo,peço que ore pela minha comunidade sagrado coração de Jesus,que se fechou em um círculo de mais o menos uma dúzia de pessoas. É não permite que outras pessoas possam fazer parte. É triste ver as diferenças. Expulsa e nem complementa 😢

    ResponderExcluir
  20. Oi pé João Carlos a paz esteja contigo hoje lendo o evangelho do dia vi que não só na época de Jesus as pessoas eram sem fe ,vejo também que hoje nas vossas famílias existem muitas pessoas que não nos aceitam isto nos deixa tristes mais,temos a mãe de nosso senhor Jesus Cristo como exemplo para nós fortalecer quando nas bodas de cancelamento em Can-Am ela fala faça tudo que ele mandar se fizermos jámais desistiremos

    ResponderExcluir
  21. Divino Pai Eterno, me ajude resistir até o sangue na luta contra o pecado. Me ajude a não desprezar a educação do SENHOR, nem desanimar com a VOSSA repreensão. Me ajude viver em paz com todos. Me ajude encontrar a verdadeira justiça. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude para que ninguém abandone a VOSSA graça. Me ajude para que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de nós, tumultuando e contaminando a comunidade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ensinar na igreja com sabedoria. Me ajude, se for VOSSA vontade, fazendo um milagre na vida dos necessitados. Me ajude ouvir e amar os VOSSOS profetas. Me ajude ter mais fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém. 06-02






    ResponderExcluir
  22. Maravilhosa essas meditações, gostaria de receber todas as manhãs!

    ResponderExcluir
  23. Sua bênção padre.Amo essas meditações,são maravilhosas!!! 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS