PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MEU INIMIGO É MEU IRMÃO

MEU INIMIGO É MEU IRMÃO




Se vocês amam somente aqueles que amam vocês, que recompensa terão? (Lc 6, 32)

24 de fevereiro de 2019.

Quando a gente admira alguém, mesmo sem querer, termina imitando essa pessoa. Conheci recentemente uma pessoa que admira demais a figura de Mahatma Gandhi, o grande líder da não-violência na Índia. Ele já leu tudo que encontrou sobre Gandhi, repete frases inteiras ditas por ele. Até a dissertação de mestrado, na Faculdade, foi sobre Gandhi. Claro, na sua vida, mesmo sem se dar conta, ele copia o modo de pensar e de viver de Gandhi. Quando a gente admira alguém, termina por imitá-lo.

Se há uma pessoa nesse mundo que merece ser admirada, amada e imitada, você sabe quem é: Jesus. Certo, ele é Deus. Mas, apresentou-se na nossa humanidade, verdadeiro homem, fazendo o nosso mesmo caminho. E assim tornou-se um exemplo, um modelo para nós. Para nós que o admiramos e o amamos, o seu modo de vida, o seu pensamento, o seu modo de agir e reagir, nós tomamos como regra par nossa vida. Somos seus discípulos, seguimos o seu caminho.

A primeira coisa que chama a atenção na pessoa de Jesus é a sua bondade, o seu amor, retrato do coração indulgente do Pai, seu Deus e nosso Deus, seu Pai e nosso Pai. Em Jesus, vemos a bondade, a misericórdia do Pai. Antes de nos ensinar, com as palavras, a sermos bons, prestativos, generosos, Jesus nos ensinou tudo isso com o seu exemplo. Ficamos impressionados como ele, traído, humilhado, maltratado, na cruz, perdoa os seus algozes. Não os julga, antes os defende diante do Pai. Sua generosidade não tem limites. Tramaram a sua morte e o crucificaram como blasfemo e malfeitor. Ele não só deixa-se conduzir para o matadouro como um cordeiro, mas dá livremente sua vida pelos que, diretamente, lhe tiram a vida e por todos nós que, indiretamente, o levamos ao calvário. 

É desse Jesus, nosso Mestre que recebemos, hoje, o precioso ensinamento de sermos bons e generosos com quem não gosta da gente, com quem nos faz o mal. Podemos organizar sua palavra de hoje em sete ensinamentos: AMAR os inimigos, FAZER O BEM a quem nos faz o mal, FALAR BEM dos que falam mal da gente, REZAR pelos que nos caluniam, DAR OUTRA CHANCE a quem nos ofende, EMPRESTAR sem esperar retorno e SER GENEROSOS com quem nos prejudica. 

Se este ensinamento viesse de outra pessoa, dificilmente, nós poderíamos aceitar, porque é uma coisa que contraria o nosso modo humano de pensar e de agir. E, contudo, nós temos consciência que esse foi o seu caminho e, portanto, há de ser o nosso caminho também. Nisto, reside um diferencial, um traço da identidade do filho de Deus. E, com humildade, reconhecemos que progredimos nesse caminho, com a graça do Espírito Santo que está em nós. Agindo assim, somos seus verdadeiros imitadores, seus discípulos. 

Para nos confirmar nesse ensinamento, nos é lembrada a história de Davi que, sendo perseguido pelo rei Saul e seu exército, teve a chance de matar o rei, mas o poupou, num gesto magnânimo de quem renuncia à violência contra o inimigo, por amor e respeito á sua pessoa. É o que está contato no Primeiro Livro de Samuel. Esse modo de agir, que imitamos em Jesus, está em sintonia com nossa experiência de Deus, como nos faz rezar o Salmo 102: “O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não nos trata como exigem nossas faltas, nem nos pune em proporção às nossas culpas”. 

Guardando a mensagem

Como todo mundo, procuramos corresponder com estima e afeição a quem nos quer bem. Amamos a quem nos ama. Ajudamos alguém, esperando ser correspondidos, pelo menos, com a gratidão. Afinal, como todo mundo, fazemos o bem a quem nos trata bem. Ouvindo a palavra de Jesus, nos damos conta que o que nos faz cristãos, seus seguidores é muito mais: amar e fazer o bem a quem não gosta de nós e a quem nos machuca ou persegue. O grande diferencial está em amar os inimigos. Isso nos espanta, porque é uma coisa muito exigente. Mas, ficamos convencidos que esse é o caminho e que isso é possível, sobretudo, vendo o exemplo de Jesus. 

Se vocês amam somente aqueles que amam vocês, que recompensa terão? (Lc 6, 32)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Queremos ouvir e viver a tua palavra de hoje: “O que vocês querem que os outros lhes façam, façam vocês a eles”. Assim, nos damos conta do valor dos outros, de sua dignidade, mesmo que não agradeçam, nem reconheçam nossa boa vontade ou ajam como nossos inimigos. E vemos que nisto está um diferencial de sermos teus seguidores: como tu, e segundo tua palavra, sermos capazes de amar, fazer o bem, falar bem e rezar por quem nos faz o mal. Senhor, que coisa difícil! Mas, coisa santa, digna de pessoas redimidas na tua cruz, alimentadas por tua palavra e por tua Eucaristia, habitadas pelo Santo Espírito. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje em sua Bíblia (Lc 6,27-38) e escolha uma palavra para viver, de maneira especial, no dia de hoje.


Pe. João Carlos Ribeiro – 24.02.2019.

27 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos e vdd agente tem que gostar das inimiga pq a reconpreco venhe de Deus.....

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, devemos amar aquele que nos vira as costas.Deus Proverá e a Misericórdia dele não faltará para quem perdoa.

    ResponderExcluir
  3. Viver em oração é viver respirando oração , e por isso que venço minhas batalhas do dia a dia.

    ResponderExcluir
  4. Deus não quer sacrifício e sim misericórdia 🙌🏼

    ResponderExcluir
  5. Eu fui magoada porque fui ser coord.da minha escola.teve prof.que não admitia eu pedir o que eu era cobrado.teve uma que me chamou de mal amada.fiquei muito msl.só falva o profissional. Padre eu fiz de conta que nada tinha acontecido .fazia acolhida e começou ela vindo ao meu encontro me abraçou começou falar comigo.e hoje padre falo com ela sem rancor .raiva.todos os que acharam eu imcapazes de assumir uma coord.mim deram os parabéns. Hj.invia até mensagem.padre esse ano elas não ficaram na escola .Eu estou.graças as Deus sou concursada faz agora em agosto 10 anos.vou dar entrada na minha aposentadoria.para honra e gloria do senhor. A sua bemçao padre.

    ResponderExcluir
  6. Amém!! Muito difícil padre,mas temos que fazer a vontade do pai.

    ResponderExcluir
  7. Realmente amar os nossos inimigos é uma tarefa bastante dificil,mas é preciso que façamos isso

    ResponderExcluir
  8. Amar nossos inimigos é difícil, espero um dia conseguir

    ResponderExcluir
  9. Realmente amar os nossos inimigos é uma tarefa bastante dificil,mas é preciso que façamos isso

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre Joao Carlos. muito difícil perdoar, já passei por algumas situações, cheguei a perdoar, mas não esqueci.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde vc que diz que perdoou mais não esqueceu olha,no n fomos perdoados por Cristo entao se perdoa a se mesmo que vc esquece. .

    ResponderExcluir
  12. Não creio na imitação e sim no seguimento.

    ResponderExcluir
  13. É muito dificil viver estas três palavras mas não e imposivel porque Jesus só nos pede para viver o que ele viveu.Amém!!!

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde João Carlos muito lindo seus evangelhos

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus Todo Poderoso e Cheio de Misericórdia, eu LHE agradeço por mais um domingo que é dedicado ao SENHOR. Entretanto, me ajude a perdoar, amar e fazer o bem aos meus inimigos. Me ajude a tratar melhor os ungidos do SENHOR. Me ajude ter bons e restauradores sonos. Me ajude ser justo e fiel. Me ajude ter um espírito vivificante. Me ajude ser um homem espiritual, um homem celeste. Me ajude refletir sobre a imagem do homem celeste. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar por aqueles que me caluniam. Me ajude fugir da vingança. Me ajude perdoar, partilhar e fazer caridade. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude ser bondoso com os ingratos e maus. Me ajude ser misericordioso. Me ajude não julgar nem condenar ninguém. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus!!!! Como é difícil amar o inimigo.Mais não é impossível.🙏

    ResponderExcluir
  17. Meu zap (85)85057666 quero receber as leituras diarias

    ResponderExcluir
  18. Sei que é difícil pra maioria das pessoas perdoar seus inimigos, portanto, se quisermos alcançar o Reino de Deus será perdoando o inimigo, fazendo boas ações e imitando Jesus quando perdoou mesmo os seus algozes.

    ResponderExcluir
  19. oi padre passei por uma provação muito difícil após a morte de minha mãe meu irmão queria vender a casa dela recorri na justiça ganhei a causa fiquei com muita raiva dele por longos 7 messes mas hj já vejo as coisas de outra forma e Deus acalmou meu coração. eu o desculpei mas sei que futuramente o perdoarei.

    ResponderExcluir
  20. Quero receber todos os dias

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre estou muito feliz em receber a palavra de Deus e passo para meus amigos!!
    Vc

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS