PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ATRÁS DE JESUS OU DE UM MILAGRE?

ATRÁS DE JESUS OU DE UM MILAGRE?

Por que essa gente pede um sinal? (Mc 8, 12)
18 de fevereiro de 2019.
Jesus não era um curandeiro. Nem um mago. As curas e milagres que realizava eram sinais de uma realidade mais abrangente. Sinais que apontavam para o Reino de Deus. Reino que chegara com a sua presença redentora. Pelas palavras, ele anunciava o Reino como um tempo de misericórdia e restauração. Pelos milagres, podia-se experimentar o Reino de Deus como perdão para os pecadores, luz para quem estava na escuridão, vida para quem estava na fila da morte. Vemos isso claramente no programa de sua missão, lido no profeta Isaías e comentado na Sinagoga de Nazaré.
No evangelho de hoje, tem gente pedindo a Jesus um sinal, uma comprovação de que ele vinha da parte de Deus. Os fariseus. Eles estavam discutindo com Jesus e, para pô-lo à prova, pediram-lhe um sinal do céu. Queriam que Jesus demonstrasse o que ele estava dizendo com alguma coisa sobrenatural, um milagre. Estavam tentando Jesus, igual ao diabo do início do evangelho, o das tentações. Em resposta, Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que essa gente pede um sinal? Em verdade lhes digo, a essa gente não será dado nenhum sinal”.
Os fariseus já tinham presenciado tantos milagres! Mas, o coração deles estava fechado, não tinham fé.  Abraão deixou sua terra e marchou para a terra da promessa, sem nenhuma certeza, sem nenhuma evidência de que estava dando o passo certo. Foi na fé. Deixou-se guiar pela fé. Então, a fé vem antes dos milagres, da graça. Os milagres não produzem a fé. A fé é antes que se tenha provas. Se já está provado, não precisamos mais da fé. A fé é a nossa adesão a Deus e ao que ele nos revela. Por um lado, é um dom de Deus. Por outro, é uma acolhida nossa, um ato de vontade de nossa parte.
De sinais, a vida de Jesus está cheia: milagres, curas, exorcismos, até ressurreição de mortos. O quê eles mais queriam? É interessante que, sempre que alguém era curado, Jesus dizia: “a tua fé te salvou”. A fé é que levava aquelas pessoas a acolherem a obra de Deus. Sem a fé, como o povo de Nazaré, não aconteciam os milagres. Os fariseus fecharam-se à revelação de Deus, não quiseram acolher Jesus como enviado do Pai. Mesmo vendo os milagres, não acreditaram. Não tinham fé. Fé é a adesão à pessoa de Jesus, acolhendo-o como o enviado do Pai à humanidade.
Guardando a mensagem
Os fariseus, para provar Jesus, queriam que ele lhes mostrasse um sinal do céu. Milagres, eles já tinham visto tantos. E não se convertiam, não acreditavam. Outras pessoas também andavam atrás de milagres, de benefícios pessoais, sem adesão a Jesus e ao seu evangelho. A certa altura do seu ministério, Jesus tinha resolvido que bastaria o sinal de Jonas (a sua morte e ressurreição). Não haveria mais outros sinais. Os sinais (as curas, os milagres) apontavam para o Reino de Deus acontecendo no meio do povo. Tem muita gente, hoje, correndo atrás de milagres. Mas, não quer acolher Jesus como seu salvador, seu guia, seu mestre. Não quer viver a sua palavra. Quer apenas resolver o seu problema. Para estes, Jesus também está dizendo hoje: “A essa gente, não será dado nenhum sinal”.  Os sinais apontam o Reino de Deus presente em nossa vida: seu amor, sua misericórdia, seu perdão que nos chegam por Jesus Cristo.
Por que essa gente pede um sinal? (Mc 8, 12)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Aumenta a nossa fé. Dá-nos a fé de Maria que acolheu o plano de Deus e viveu toda a sua vida como um sim generoso e fiel. Dá-nos a fé de Abraão que partiu para uma terra distante, apenas confiado nas tuas promessas. Dá-nos a fé da Mulher do fluxo de sangue que alcançou sua cura, apenas tocando em tuas vestes. Dá-nos uma fé que seja acolhida de tua pessoa e do teu evangelho, nos fazendo teus seguidores, teus discípulos, teus missionários. Seja  bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Rezando o terço hoje (coisa louvável na vida de um católico), contemple a fé de Maria que, sem cobrar sinais especiais de Deus, acolheu sua vontade e a realizou com fidelidade. Hoje, contemplam-se os mistérios gozosos, do nascimento e infância de Jesus.

Pe. João Carlos Ribeiro – 18.02.2019

29 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia padre muito rica essa leitura de hoje agente se vê como nós agiriam na época de Jesus.mas estamos trazendo hoje acredita fé e tirar as palavras de firmeza vencer os os abstrato do nosso dia.

      Excluir
  2. Louvado seja Deus para sempre.Senhor eu creio mais aumentai a minha fé.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada padre pelos seus comentários e ensinamentos

    ResponderExcluir
  4. Senhor eu creio, mas aumentai a minha fé. Que eu saiba ser grata com os teus sinais na minha vida. Amém!!

    ResponderExcluir
  5. Como diz o evangelho de hj MC 8 "querem milagres mas tudo depende da Fé antes de ver!" AMÉM.😇"FÉ"😇

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada por nos ajudar a reforçar a nossa fé.

    ResponderExcluir
  7. Amém! ! Senhor aumenta cada dia a minha Fé! !!

    ResponderExcluir
  8. Amém! !!!Gloria a vós Senhor! ! Aumentai minha Fé

    ResponderExcluir
  9. Senhor jeJes aumentai a minha Fé...

    ResponderExcluir
  10. Amem deus seja louvado e amado.🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  11. Senhor eu creio.. Más aumetai cada VEZ MAIS a minha fé. MARÍA santíssima rogai por nós!

    ResponderExcluir
  12. Te amo Jesus Cristo! Obrigada por tudo cuida de mim, não permitas que eu mim separe de vós.

    ResponderExcluir
  13. Senhor eu creio,mas aumentai a mimha fé.

    ResponderExcluir
  14. Viver a fé, esse é o grande sinal. Eu creio

    ResponderExcluir
  15. Senhor nosso Deus, me ajude a rezar cada vez melhor. Me ajude fazer boas ofertas. Me ajude a não ter cólera e a fazer somente o bem. Me ajude a evitar o pecado. Me ajude a cuidar do próximo. Me ajude a ter mais fé, amor e humildade. Me ajude a ser templo da SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Muito significativa os ensinamentos de Jesus Cristo.Senhor Jesus mais aumentai a minha fé e a fé da minha família.

    ResponderExcluir
  17. Padre João Carlos sua bênção!Osenhor tem.me.feito
    muito bem espiritualmente
    Fico feliz percebendo que o Espítito Santo age no senhor.Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
  18. Muito forte essa reflexão mas muito verdade gostei muito de estudar

    ResponderExcluir
  19. Eu gostei muito dessa reflexão

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS