PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS COISAS RUINS QUE SAEM DO CORAÇÃO

AS COISAS RUINS QUE SAEM DO CORAÇÃO



O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).
13 de fevereiro de 2019.
No tempo de Jesus, havia uma preocupação exagerada com a pureza ritual. A pureza era a condição de quem estava limpo, de quem não foi contaminado por alguma coisa externa. Muita coisa podia contaminar uma pessoa e torná-la impura. E uma vez impura, a pessoa tinha que passar por muitos rituais para se limpar: quarentena, banho, abluções, sacrifícios de animais e outras coisas mais.  A pessoa impura ficava afastada das coisas de Deus, não podia praticar a religião publicamente, não estava em condições de se apresentar a Deus. Nem podia estar junto dos outros, para não contaminá-los.
E o que causava impureza para uma pessoa? A lista é longa. O sangue era o elemento mais perturbador da harmonia religiosa do povo de Deus. Nisto, a mulher saía muito prejudicada pela menstruação mensal e pelo parto. Muitos alimentos estavam proibidos, pois transmitiam impureza, por exemplo, carne de porco e de outros animais também. Também se tornava impuro quem tocasse num morto, quem tivesse qualquer aproximação com pagãos, quem tivesse qualquer contato com um leproso. Era um crime um impuro se aproximar de uma pessoa e, impensável, que viesse a tocá-la. Contaminaria gravemente a pessoa que fosse tocada.

Você já percebeu que as leis da pureza no tempo de Jesus representavam uma grande opressão para as pessoas, impedindo que se cuidasse melhor dos doentes, discriminando os pobres e marginalizando ainda mais a mulher. Os fariseus, que formavam uma numerosa confraria de homens praticantes da Lei, ficavam antenados para recriminar ou denunciar qualquer um que não andasse segundo essas leis da pureza. E Jesus, você sabe, não estava muito preocupado com essas leis, fruto de uma religiosidade feita de coisas exteriores e fomentadora de discriminação entre as pessoas.
O grave era que Jesus era tocado por pessoas impuras. A mulher do fluxo de sangue tocou na franja do seu manto.  Ele tocou no leproso para curá-lo. Pegou no caixão do morto em Naim, e mandou o rapaz se levantar. Desculpou os discípulos que estavam comendo sem terem lavado as mãos... Jesus não era um bom cumpridor das leis da pureza ritual do seu tempo. E os fariseus ficavam revoltados com isso. O raciocínio de Jesus era simples: não é o que entra pela boca que suja o homem, que o torna impuro. O que torna impura uma pessoa é o que sai dela, as coisas ruins que vêm do seu coração. O coração, para o povo da Bíblia, é onde se tomam as decisões.  Aí ele fez uma lista: más intenções, imoralidades, roubos, assassinatos, adultérios, ambições, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho,... Tudo isso sai do coração de uma pessoa, disse Jesus. Isso, sim, torna a pessoa impura.
Guardando a mensagem
O que faz impura uma pessoa não é o que vem de fora, mas o que sai de dentro do seu coração. Foi esse o ensinamento de Jesus. O que vamos guardar da palavra dele, hoje? Uma lição pode ser essa: se uma prática, religiosa ou não, servir de alguma forma para desprezar, discriminar, afastar, cercear a liberdade, com certeza não é uma coisa de Deus. Outra lição: Com certeza, há muitos preconceitos que nós introjetamos durante a vida de que deveríamos nos libertar. Jesus era uma pessoa livre e libertadora. Por amor a Deus e aos irmãos, procure libertar-se dos preconceitos.
O que torna a pessoa impura não é o que vem de fora, mas o que sai do seu interior (Mc 7, 15).
Acolhendo a mensagem
Senhor Jesus,
Ficamos olhando, com curiosidade e admiração, para tua pessoa, vivendo na Galileia, naqueles anos 30. Eras um judeu piedoso, conhecedor das Escrituras como muitos outros, fiel às celebrações da sinagoga e às peregrinações anuais, respeitoso da bela história de fé do teu povo. Quando falavas do Reino, do amor misericordioso de Deus, revelando-o como pai amoroso dos seus filhos e filhas, o povo ficava encantado. Essa verdade de um Deus próximo e amoroso mexia com a religião de Israel, ou melhor, punha em xeque aquela religiosidade marcada por normas e ritos externos. Foi por isso que os fariseus e os mestres da lei reagiram tão ferozmente. Eles saíram em defesa da tradição como eles a entendiam e de sua posição de liderança ameaçada. Dá-nos, Senhor, que essa novidade, que é o teu evangelho, seja sempre um fermento para nos libertar de qualquer farisaísmo e de toda opressão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Hoje, no seu diário espiritual (ou na sua agenda ou no seu caderno), anote as 13 coisas ruins que saem do coração. Isso sim torna a pessoa impura, disse Jesus. Para saber quais, leia Marcos 7, 14-23.

Pe. João Carlos Ribeiro – 13.02.2019

25 comentários:

  1. Bom dia Padre!Como faço pra receber esses áudios pelo Whatsapp?Eu recebi por um tempo, mas a pessoa por algum motivo parou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUHvKgvEow2ZGBowRVp_cVJt0HWpg_tvr29Av6_LFUGNk8AA/viewform?c=0&w=1

      Excluir
  2. Amém! Pai me liberta das coisas ruins que sai do meu coração .

    ResponderExcluir
  3. Amem!
    Ajuda-me Senhor ter pureza em meu coração.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia me sinto mais fortalecida pela Palavra de Deus e suas explicações.
    Obrigada Padre

    ResponderExcluir
  5. Amém bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito da reflexão e interpretação dada, nos ajuda a compreender e viver o evangelho. Magnífico!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!! Como faço pra receber pelo Whatsapp?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdUHvKgvEow2ZGBowRVp_cVJt0HWpg_tvr29Av6_LFUGNk8AA/viewform?c=0&w=1

      Excluir
  8. Amém....meu senhor Jesus Cristo mim liberta das coisas ruins que saído meu coração....

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , pesso sua benção padre João Carlos,

    ResponderExcluir
  10. Esta reflexão de padre João Carlos me ajuda a entender melhor a Bíblia para mim e para o meu trabalho nas comunidades. Gostaria que padre João Carlos me enviasse todos os dias. Ficarei grata

    ResponderExcluir
  11. Senhor perdoa.meus pecados e me conduzas a vida eterna . Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Padre! Foi maravilhoso ouvi-lo. Tentarei por em prática às orientações desse dia. Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. A leitura de hoje como todas as outras riquíssima de Espiritualidade é um imenso ensinamento de nosso Deus criador. Parabéns padre João Carlos por nos transmitir a palavra com tanta clareza que é impossível ficar com dúvida. Deus o abençoe sempre cada dia mais. Ameiiiiii♥♥ Ouvira palvra de Deus e companhar diariamente a mensagem é um privilégio para mim. Rogo a Deus que dê sabedoria abundantemente a todos que fazem esse anúncio com tanto amor e carinho. Nosso JesusCristo ontem hoje e sempre na vidade todos nós.!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu sou Maria Amélia Rosa Gonçalves,agradeço pela mensagem do dia,às vezes não da de ler mas depois leio anos suas músicas e as verdades do evangelho .Eu gosto muito de passar sua menssagem,tenho uma filha que convido para ir à igreja ela diz que o Deus está no seu coração, me ignora e fico chocada, este é uma das coisas que está no meu coração,às vezes pede para mim rezar por ela,é claro que rezo sempre mesmo sem ela pedir.convivo com pessoas com gênio ruim mas fazer oque tenho que perseverar sempre .AMÉM JESUS .

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus ajuda-nos a nos conscientizar para que possamos servir a Deus sem tirar a liberdade das pessoas e proibindo que eles façam aquilo de bom que o seu coração está pedindo que faça prap servir a Deus e aí próximo em suas comunidades por isso te peço do fundo do meu coração tenha compaixão de todos nós e dai-nos um coração puro

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus, fazei meu coração semelhante ao vosso, manso e humilde. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada pelo comentário da palavra do evangelho de hoje. Que Deus continue abençoando para nós ajudarmos, amém.

    ResponderExcluir
  18. Amém!
    Padre, como sempre, uma belissima abordagem sobre o evangelho. Revigora, enaltece, poe luz sobre as palavras. Muito obg. Que Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  19. A mensagem nos leva a conversão,reze por mim,como receber a mensagem

    ResponderExcluir
  20. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por ter feito o homem a VOSSA imagem e semelhança. No entanto, nos ajude a cultivar os alimentos e guardar com amor o planeta terra. Nos ajude a obedecer. Me ajude a ter o meu interior puro e santo. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude evitar todo tipo de pecado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS