PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A IGREJA CONSTRUÍDA SOBRE A PEDRA

A IGREJA CONSTRUÍDA SOBRE A PEDRA


Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

22 de fevereiro de 2019.


Hoje, festejamos a Cátedra de São Pedro.

Bem no início do cristianismo, foram se formando comunidades por todo o império romano. Havia uma florescente comunidade em Roma também. Naquele tempo, as comunidades se reuniam nas casas. Na carta de Paulo aos romanos se fala de um casal que reunia a comunidade em sua casa: Áquila e Prisca (Rm 16). O apóstolo Pedro, estando em Roma, participava das reuniões da comunidade, pregava, celebrava na casa deste casal, a casa da comunidade. Havia, ali, uma cadeira reservada ao apóstolo Pedro. Mesmo que ele não estivesse presente, todos, ao ver aquela cadeira, se recordavam dele. Sentado nela, ele ensinava aos irmãos a fé em Cristo. Esta cadeira, hoje muito enfeitada, está em um dos altares da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a Cátedra de São Pedro. Cátedra é a cadeira de quem ensina, a cadeira do mestre. Olhando para a cadeira de Pedro, lembramos o seu ministério de ensinar e testemunhar a fé em Cristo Jesus.

É oportuno recordar, hoje, o que o Concílio Vaticano II escreveu na Constituição Lumen Gentium: “Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai; e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até ao fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão” (37). A festa da Cátedra de Pedro celebra esse ministério de unidade de fé e comunhão do apóstolo Pedro.

E essa comemoração ocorre justo no segundo dia de um encontro histórico, na Santa Sé, sobre “A proteção dos menores na Igreja”. A reunião é dos bispos presidentes das conferências episcopais de todo o mundo católico, convocados pelo Papa. Os apóstolos, liderados por Pedro, sob a assistência do Espírito santo, têm a grande responsabilidade de guardarem, defenderem e ensinarem a verdadeira fé e apascentarem a Igreja de Cristo.

No evangelho de hoje, Jesus fez uma pergunta muita séria aos discípulos: ‘E vocês, o que dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu em nome do grupo: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus elogiou Simão Pedro: ‘foi o Pai que te disse isso. Feliz és tu!’ Só o Pai sabe quem é o Filho e aquele a quem ele o quiser revelar.

O que Pedro disse resume a fé de todos os que encontraram Jesus e acolheram sua Palavra. Ele é o enviado de Deus, o prometido a Israel, o Messias. Mais: esse enviado, o Messias, é o Filho do Deus vivo. É uma confissão de fé na divindade de Jesus, ele é Deus com o seu Pai. Jesus ficou muito satisfeito com essa resposta. É nessa fé que ele edifica a comunidade que dá continuidade ao seu ministério nesse mundo. “Sobre esta Pedra, construirei a minha Igreja. E o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. A fé confessada por Pedro é a pedra sobre a qual Jesus edifica a Igreja. A pedra é também a pessoa de Pedro, o discípulo que confessou a fé em Jesus-Messias-filho de Deus.

Guardando a mensagem

Nos alicerces de nossa vida cristã, está essa confissão de fé: cremos em Jesus, o filho do Deus vivo, enviado pelo Pai para nossa salvação. Jesus edificou a sua Igreja sobre a rocha firme dessa fé confessada por Pedro (Catecismo da Igreja Católica 424). Hoje é um dia especial para renovarmos a confissão de fé em Jesus. Cremos em Cristo Jesus, e o seguimos como discípulos e discípulas. Somos chamados a colocar Cristo no centro de nossa vida. Ele é o nosso pastor, nosso guia. Cremos na Igreja que ele edificou sobre a fé de Pedro. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obedientes da Igreja.

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

Somos a tua Igreja fundada sobre a fé proclamada por Pedro. Dá a todos nós batizados nesta fé a graça da unidade. Abençoa os pastores que dirigem a tua Igreja, em continuidade histórica e doutrinária com os teus primeiros apóstolos, dando-lhes discernimento e sabedoria. Abençoa o Papa Francisco, e assiste-o com o teu Santo Espírito, nesta sagrada missão de conduzir todo o rebanho, na unidade da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Acompanhe, com suas preces, este encontro dos bispos que está acontecendo nesta semana, em Roma. Os bispos, com o Papa, devem tomar importantes decisões sobre “A proteção dos menores na Igreja”. Particularmente, faça, hoje, um momento especial de oração pelo apóstolo Pedro que preside, na caridade, a Igreja de Cristo.

Pe. João Carlos Ribeiro – 22.02.2019

20 comentários:

  1. São Pedro rogai por nós Amém 🙏

    ResponderExcluir
  2. Que Jesus nos guie para que a nossa fé seja uma firme como uma rocha. Amém.

    ResponderExcluir
  3. São pedro nos abençoe amém

    ResponderExcluir
  4. Padre bom dia, não estamos entendendo pq não estamos recebendo as meditações no celular.
    Esta eu recebi pq uma amiga enviou-me.

    ResponderExcluir
  5. Que nesta csminhada São Pedro esteja presente juntamente com o Espirito Santo para q a nossa igreja seja repleta de SANTOS

    ResponderExcluir
  6. Que o divino espírito santo nos livre de todos os males. Amém!!

    ResponderExcluir
  7. Senhor Jesus tu enviou Pedro como seu sucessor quando subiu ao céu para junto do Pai hoje temos os bispos que estão como sucessor dos apóstolos temos nosso Papa Francisco que e o sucessor de Pedro,p po isso neste momento venho pedir por todos wqaquel que estão reunidos em ROMA QUE O ESPÍRITO SANTO ILUMINE A TODOS PARA QUE SUAS DESCIDOD SEJA FEITAS A VONTADE DE DEUS...

    ResponderExcluir
  8. Muito bom receber todos os dias essa mensagem do evangelho com a riqueza de detalhes que o senhor padre faz. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Deus seja louvado sempre. Que este dia de encontro seja para edificar mais ainda nossa fé.

    ResponderExcluir
  10. que o divino espirito Santo nos proteja

    ResponderExcluir
  11. Que sejamos firmes na fé que Pedro nos ensinou.
    Amém.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. São Pedro, rogai por nós! Espírito Santo, iluminai-nos com teus dons! Abençoai Senhor teus servos reunidos em Roma, especialmente o Santo Padre o Papa Francisco! Abencoai nosso querido Padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  14. Que Deus na sua infinita bondade e misericórdia perdoe nossas faltas e nos mostre o caminho que leva a salvação.

    ResponderExcluir
  15. Pai Eterno e Todo Poderoso, eu LHE agradeço por fazer parte da VOSSA igreja. No entanto, me ajude unir o meu sofrimento ao sofrimento do meu SALVADOR. Me ajude ser participante da glória que será revelada. Me ajude ser um bom pastor a serviço do VOSSO rebanho. Me ajude cuidar do VOSSO povo, com um coração generoso. Me ajude evitar o pecado da ganância. Me ajude ser um modelo de cristão. Me ajude a ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ter mais fé e confiança. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  16. A fé nos faz crê e obedecer na graça de S.Preso como rocha pedra edificante e no poder de ligar e desligar o céu da terra.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS