PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ATENÇÃO DE JESUS AOS DOENTES

A ATENÇÃO DE JESUS AOS DOENTES

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)
11 de fevereiro de 2019
Hoje, dia de Nossa Senhora de Lourdes, celebrando o dia mundial do enfermo, a palavra do evangelho nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença.  Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.
Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores.
Por outro lado, nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.
Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.
A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro.  Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.   O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia. Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante. A cruz será o ponto alto de sua missão. Ali, ele expia o nosso pecado.
Guardando a mensagem
Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.
Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)
Rezando a palavra
Rezemos inspirados na Mensagem do Papa Francisco para este dia mundial dos doentes:
Senhor nosso Deus,
Neste dia mundial do enfermo, queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar os dons recebidos com espírito do diálogo e mútuo acolhimento, a viver como irmãos e irmãs, cada um atento às necessidades dos outros, a saber dar com coração generoso e a aprender do serviço voluntários de tantos irmãos e irmãs. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Vamos viver a palavra
Faça uma lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar hoje. A lista fica bem no seu diário espiritual ou dentro de sua Bíblia.

Pe. João Carlos Ribeiro – 11.02.2019

86 comentários:

  1. Pelo meu cunhado Nivaldo que se encontra na UTI do hospital da restauração

    ResponderExcluir
  2. Pelo meu marido José Armando, seja curado de cancer de pele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço por todos os doentes ,que estão doentes por doenças e pelos que estão doentes pela perca de seus entes queridos que deus tenha misericórdia e compaixão hoje peço especialmente por minha vizinha silvone que acabou de perder seu filho querido que deus a conforte e a todos amém.

      Excluir
  3. Pelo meu tio Assis,que o senhor o cure,🙏Amém

    ResponderExcluir
  4. Pela irmã da minha amiga que está doente. Deus alcance ela como misericórdia.

    ResponderExcluir
  5. Que a virgem de Lourdes, restaure os doentes da minha família, como também todos os outros doentes...Amém!!!

    ResponderExcluir
  6. Agradecer a Deus pela vida e pedir pela saúde de todos que se encontram enfermos.
    Deus o abençoe com muita saúde, Pe. João Carlos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada meu Senhor e meu Deus pela saúde de minha família.Protegei os idosos e crianças.Assim Seja!🙏♥

    ResponderExcluir
  8. Pela a saude2dr aqueles que se encontra no leito dr um hopital que Deus a cure todos.

    ResponderExcluir
  9. Por mim que vou ser operada na próxima quinta feira. Que a Virgem estenda seu manto sobre mim.

    ResponderExcluir
  10. Quero pedir oração pelo meu marido Elso e do meu tio Otaviano que está internado. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Obrigado senhor pela saúde de minha familiar ...,.

    ResponderExcluir
  12. Pela saúde de minha familiar

    ResponderExcluir
  13. Eu peço por todos meus irmaos e familiares especialnente minha irmã Jeruzia pela cura dos olhos cirugia mal sucedida.obrigada minha nossa senhora

    ResponderExcluir
  14. Por todos que se encontram em seus domiciliar e pelos cuidadores.

    ResponderExcluir
  15. Quero pedir oração para Júnior que está a espera de um fígado ,QueDeus possa enviar um figado compatível para ele o mais breve possível, em nome de Jesus.Amem

    ResponderExcluir
  16. Pela minha amiga Zita que se enconta mal no CTI do Hospital Biocor

    ResponderExcluir
  17. Graça Siva11/2/19 08:19

    Pela minha sogra que está acamada. Rezemos ao SENHOR

    ResponderExcluir
  18. Pela saúde do meu esposo Divino que está fazendo o tratamento de um câncer no intestino e pela saúde de todos os enfermos da comunidade Santa Veronica.

    ResponderExcluir
  19. Pela saúde da minha mãe socorro e minha tia Tereza, que Deus lhes der saúde 🙏🙏

    ResponderExcluir
  20. Pela saúde de todos nós da família Canuto. Peço intercessão de Nossa Senhora de Lourdes!!!

    ResponderExcluir
  21. Pela maldade dos nossos irmãos que trazem a doença da nossa Alma e que Deus ilumine essas pessoas para que mudem a sua forma de conviver com todos na Paz de Cristo,nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  22. Por minha querida mãe. Internada no Hospital das Clínicas de Volta Redonda. Muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela saude de todas as crianças vitimadas pelo vírus que provocou a Microcefalia, iremos.

      Excluir
    2. Pela minha amiga Fátima freira q está com a retina deacolada e sua filha com o mesmo mal e o comprometimento dos rins

      Excluir
  23. Hoje peço oracora pelo o meu vô José Joaquim que é bem doentinho ,pela a saúde da minha mãe Maria joJo,por meu pai Paulo ,meu filho Kaio ,por meus irmãos, sobrinhos e afilhados e por todo as pessoas que estão doentes,peço também por mim Rayane

    ResponderExcluir
  24. pela minha mãe Maria Zenita Domingo da Ssilva

    ResponderExcluir
  25. Pelo meu irmão Eymard Teixeira Pereira internado no hospital Felício Rocho em BH.

    ResponderExcluir
  26. Pelo senhor Paulo de Assis. Pelo meus pais, meu irmão...todos os doentes de minha família.

    ResponderExcluir
  27. Pela saúde da minha sogra, do meu sogro da minha mãe e da minha saúde.
    Também rezo pela saúde de toda minha família, amém Jesus.

    ResponderExcluir
  28. Hoje peço oração por minha filha Élida de Oliveira e minha neta Eloísa de Oliveira Maciel ,tb por tds que não possuem fé para pedir em oração 🙏🙌

    ResponderExcluir
  29. Orações pelo meu cunhado e uma grande amiga com fe eles van vencer EP todos q estam enfermo e para minha familia

    ResponderExcluir
  30. Hoje peço a Nossa Senhora pela sausa espiritual de meu filho Jean Magno rodrRodri Ribeiro Botica de minha mãe Maria Lucia Rodrigues Ribeiro e de minha recuperação Claudecira Rodrigues Ribeiro. Amém

    ResponderExcluir
  31. Orações pela pessoas em Brumadinho que perderam suas famílias, pelas pessoas que conseguiram fugir do fogo e da água 🙏
    Que Deus abençoe e proteja as famílias 🙏

    ResponderExcluir
  32. Pela saúde da minha filha,minha mãe,minhas tias: Lygia Rosângela, Marilene e Tininha 🙏

    ResponderExcluir
  33. Pela saúde de Maria Edite Pessoa Lopes,Ailton Simplicio de Alcántara,Maria Edna Lopes Trindade,Maria Eudenira Pessoa Alcántara

    ResponderExcluir
  34. Pela minha filha que hoje esta começando a quimeterapia

    ResponderExcluir
  35. Jesus peço pela saude do Guilherme, Liete, Mario, Ademir, dona Iolanda Liana , todos os idosos e os irmaos de Francisco , Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu Deus pela saúde de minha família peço paz e sausa pra todos nossos irmãos.

      Excluir
  36. Pela intercessão de MARIA na cura de Ademar pai de Aline e pela misericórdia de todos que estão precisando alcançar uma graça de cura

    ResponderExcluir
  37. Cure a todos os enfermos,homens,mulheres,crianças do mundo inteiro.Ajuda JESUS AMÉM

    ResponderExcluir
  38. Pelo meu marido Laercio Lopes q sofreu um AVC há 11 anos e agora ñ está conseguindo ficar em pé. Amém!!

    ResponderExcluir
  39. Cura-me Senhor. E que continues operando maravilhas nas crianças com a Microcefalia , principalmente a minha Lis. Amém!

    ResponderExcluir
  40. Que Nossa Senhor de Lourses interceda por todas pessoas, principalmente as crianças que estão com Cancer. Que o Senhor lhes conceda a cura, amém!

    ResponderExcluir
  41. Obrigada, obrigada e obbrigada, nunca vou cansar de agradecer pela Palavra!

    ResponderExcluir
  42. Para toda minha família. Que Deus abençoe cada um em nome do pai do filho e do espírito Santo. Amém.

    ResponderExcluir
  43. Pela saúde de minha neta Maria Júlia com problema renal e pela saúde de todos os meus familiares e do mundo inteiro. E pela minha saúde em todos os aspectos da minha vida Amém.

    ResponderExcluir
  44. Por todos os enfermos que estão nos hospitais para que recebam a verdadeira cura que e Cristo

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Pelo meu irmão Vagner pela minha filha larissa

    ResponderExcluir
  47. Senhor hj no dia mundial dos doentes eu vos peço pela saúde do presidente Bolsonaro. Pela mimha neta Bruna q melhore a agressividade e perdoa meus pecados e melhore minhas dores. Agradeço de antemão pois sei de Tua infinita misericórdia. Amém

    ResponderExcluir
  48. Pela saúde da minha irmã Ana Paula q se encontra internada no hospital do rim.pela minha mãe Neuza Maria da Silva Amaral.e toda minha família,amigos,parentes.

    ResponderExcluir
  49. Pela saúde de todos os meus familiares

    ResponderExcluir
  50. Peço a cura espiritual para meu filho Douglas Leandro,(mental-psicotico). também a Nossa Senhora de Lourdes que esteja presente no dia da minha cirurgia para que seja realizada com sucesso.e também por todos aqueles que se encontram enfermos. Amém

    ResponderExcluir
  51. Pela A saude de sobral ribeiro

    ResponderExcluir
  52. Peço a cura espiritual de Sobral ribeiro

    ResponderExcluir
  53. Peço a saúde de minha filha Nadja Cristiane por mim e todos de minha família e amigos amem

    ResponderExcluir
  54. Pela recuperação da saúde de ELAINE LIVIA MOLLA e dos mais necessitados

    ResponderExcluir
  55. Peço oração pela minha família,em especial pelos meus filhos Rodrigo e Romollo e netos Arthur, Antônio e Gustavo que amo muito 🙏

    ResponderExcluir
  56. Peço pela cura de Elaine Livia Molla de Vasvoncellos por minha mae Dajalice Molla por meu Pai Waldomiro Peixoto por meu sobrinho Jose Bento e por minhas primas na UTI do RJ Sandra e Selma e por todos os enfermos que sofrem nos hospitais mundo a fora sem medico sem leito sem cuidado das autoridades que Nossa Senhora chegue a cada um de nos com sua graça e misericordia amém

    ResponderExcluir
  57. Peço oração pela cura do meu filho Ridelvan pela cura dos vícios cigarro e pinga.
    Pela minha filha Roberta está fazendo aula e vai fazer teste.
    Pelo meu marido Roberto cura da vista fez cirurgia da catarata.
    Pela minha nora ter paciência com meu filho e pela saúde dela.
    POR mim ando estressada, mas faço tudo por amor tenho vários problemas na coluna quadril joelho estou fazendo serviço em casa mas e um milagre de Jesus.
    Pelo oração pela colega Maria Augusta cura do câncer e pela minha ex aluna Marília câncer no sangue e por toda a minha daki a amém.Meu nome é Maria Amélia Rosa Gonçalves.Amem .

    ResponderExcluir
  58. Sou eu que pedi ajuda a nossa Senhora De Lourdes amém amém amém .

    ResponderExcluir
  59. Pela Saúde do meu pai e da minha mãe

    ResponderExcluir
  60. Pela saúde de Carlos Alberto do Rocio Castro. Juzicleo e Ricardo Zanon. Maria Lucia Wood Saldanha. Amanda Czocher

    ResponderExcluir
  61. Pela saúde de todos da minha família e amigos.
    Por todos que estão internados em um hospital.

    ResponderExcluir
  62. Pela saúde de Aurisete que seus exames dêem negativo.Amém🙏

    ResponderExcluir
  63. Pela saúde e cura de Maria Betânia ela está com câncer de mama Amém 🙏

    ResponderExcluir
  64. Pela minha filha , Que cure esse desconforto intestinal. E por meu pai que acabou de fazer 3 safenas

    ResponderExcluir
  65. Pela saúde de Ramon willyam lazarroto e Antony e todos os doentes

    ResponderExcluir
  66. Camila Lopes de Paula pela cura da artrite reumatoide

    ResponderExcluir
  67. Nossa senhora de Lurdes órgão por todos doentes

    ResponderExcluir
  68. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por esse universo tão bonito e bom que o SENHOR fez prá nós. Todavia, me ajude com o VOSSO santo Espírito. Nos ajude a cuidar melhor do meio ambiente, que é a casa comum de todos. Me ajude curando os doentes do corpo e da alma. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém

    ResponderExcluir
  69. Por todos os doentes que se envencont nos hospitais lutando pela sua saúde que Deus abençoe e derrame sobre eles a sua bencbê

    ResponderExcluir
  70. Pela minha querida Tia Maze que ela se cure da dor que sente. É que a cirurgia dê certo

    ResponderExcluir
  71. Pelo meu ex marido Alci que tanto amei, pra que se recupere da cirurgia e viva muitos anos.

    ResponderExcluir
  72. Pela minha filha Flavia que encontre o medico que diagnostique a dor imensa que sente nas costas e consiga emagrecer.

    ResponderExcluir
  73. Pela minha mae minha irma que estao com depressao e pelo meu filho que esta sem destino precisando trabalhar e estudar ..

    ResponderExcluir
  74. Por minha prima Sara que se encontra em confusão mental.. Deus lhe dê a cura e a Paz de espírito. Amém.

    ResponderExcluir
  75. Por minha mãe... que seu ouvido seja curado por Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  76. Pelo meu pai... que sua perna seja curada por Jesus. . Amém.

    ResponderExcluir
  77. Por toda a humanidade sofredora..Deus dê o conforto e a Paz a todos. Amém.

    ResponderExcluir
  78. Que bênção participar desse programa. Mesmo tendo passado o dia dos enfermos quero pedir oração por essas pessoas. José Augusto Marques, José Joaquim de Sousa, José Acrisio De Sousa, Maria Aldenora de Sousa Lima, Maria Adaiza de Sousa Marques, Antônio Joaquim de Sousa, Igor Sousa Rodrigues, Maria de Fátima Pereira de Sousa, Tiago Pereira de Sousa, Francisca Maria de Sousa.

    ResponderExcluir
  79. Pela recuperação do meu esposa que fez cirurgia das vistas.

    ResponderExcluir
  80. Pelo meu irmão Darci que sofre há 38 anos nas mãos dos psiquiátricos com doença mental. Pelo meu compadre Francisco Beto, que encontra-se internado no Pronto Socorro com o pe amputado, devido a diabetes.

    ResponderExcluir
  81. Quero pedir por todos os doentes. Seja doenças fisicas ou espirituais. Que Jesus em sua infinita bondade os proteja.
    Quero também pedir por minha tia Ana Lúcia Jorge.
    Seu Martinho Wassilesky. Pai da minha amiga.
    Enfim pó todos que precisam. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS