31 dezembro 2018

COM JESUS, COMEÇOU O NOVO TEMPO

E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)
31 de janeiro de 2018.
Véspera de ano novo. Um dia de muitas tarefas e contatos. Uma noite longa, de muitas expectativas, a noite da virada.
O que realmente há de novo na história da humanidade? O que poderia haver de revolucionário suficiente para dar um novo começo a essa nossa história um tanto quanto atrapalhada? Os cristãos asseguram que, há pouco mais de dois mil anos, a história da humanidade foi marcada por um evento absolutamente revolucionário. Deus mesmo veio morar com a gente. É esta a boa notícia que impactou a aventura humana na terra há pouco mais de dois mil anos. Deus mesmo veio morar com a gente.
E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.
E isso faz toda a diferença. No evangelho de hoje, lido em São João, está escrito: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Isso é o natal jorrando luz para iluminar essa passagem de ano, o ano novo e toda a nossa história.
O prólogo, essa abertura do evangelho de São João que estamos lendo hoje, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Então, está nos dizendo o apóstolo João em seu evangelho, com Jesus está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar à perfeição a obra do Criador.
Guardando a mensagem
A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Podemos segui-lo, crer nele, experimentar a vida eterna que ele nos comunica porque ele é de nossa raça humana, anda pelos nossos caminhos, sente as nossas dores, atravessa o nosso mesmo vale de lágrimas. Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus. Nele, realmente tudo pode ser novo, até esse ano velho.
E a Palavra se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 14)

Rezando a palavra

Na virada do ano, dirija primeiro o seu olhar para Deus, nosso Pai.

Meu Deus, Senhor do tempo e da eternidade,

A ti, toda honra e toda glória,

Agora e para sempre.

Pai Santo, no início deste ano novo

Derrama tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria

Sobre mim, minha família e as pessoas de minha amizade.

Que em nossa vida, nos 365 dias do novo ano,

Brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.

A Virgem Maria, minha mãe, diga comigo: Amém.

Vivendo a palavra


Durante este último dia do ano, reserve um tempinho para sua oração pessoal. Faça aí o seu agradecimento por todas as suas realizações deste ano, reconhecendo a mão de Deus em tudo na sua vida.

Pe. João Carlos Ribeiro – 31.12.2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9780-8230