PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não tenham medo

Não tenham medo

Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais (Mt 10, 31).

O que é o que medo faz com a gente? O medo da violência nos faz andar assustados. E viver trancados dentro de casa. O medo da opinião pública nos deixa silenciosos, calados. O medo de oposição nos incentiva a superficialidade e o jogo de aparência. O medo da perseguição nos  intimida. O medo nos tira do caminho da verdade, nos paralisa, nos cala.

Mateus Capítulo 10, o evangelho de hoje, é o Sermão de Jesus sobre a missão da comunidade. O Senhor manda os discípulos em missão, dá-lhes instruções e os encoraja a não terem medo da oposição e da perseguição.

Toda a história de Jesus foi de muita oposição, rejeição, perseguição. Basta-nos lembrar a matança das crianças de Belém no seu nascimento, as tentativas de prisão e apedrejamento nos poucos anos de seu ministério e a dolorosa morte de cruz. “Se fazem isso com a lenha verde, o que não farão com a lenha seca?”, disse Jesus às mulheres de Jerusalém que se lamentavam ao vê-lo no caminho do calvário (Lc 23).  


E as comunidades onde surgiu o evangelho de Mateus passaram também elas por muitas provações. Comunidades nascidas em ambiente judeu, elas sofreram muita oposição e críticas dos fariseus, e chegaram a ser expulsas das sinagogas. Os primeiros séculos do cristianismo foram marcados pela perseguição do Império Romano aos seguidores de Jesus, como bem conhecemos na história dos mártires desse período. Mas, hoje a perseguição não é menor. Os cristãos estão sendo duramente perseguidos e mortos em países do Oriente Médio e em outras partes do mundo. Sempre houve oposição a Jesus e ao seu evangelho. Você mesmo deve conhecer de perto muita coisa. O mundo da mentira não gosta da verdade. O mundo do pecado não quer saber de fidelidade, de justiça, de fraternidade, do primado de Deus.  

A mensagem de Jesus no evangelho hoje é de encorajamento. Não tenham medo dos homens. Não tenham medo da incompreensão, da perseguição. A verdade vai prevalecer: o encoberto será revelado, o escondido será conhecido. Não tenham medo de anunciar o Evangelho: o que eu lhes disse no escuro, digam-no em pleno dia; o que eu lhes disse baixinho, proclamem-no sobre os telhados. Não tenham medo.  

Não ter medo não significa que não vai haver oposição, incompreensão, problemas. O que é preciso é  trocar o medo pela confiança. Foi aí que ele falou dos pardais. Um pardal só é morto (ele falou: cai no chão) com o consentimento de Deus. E vocês valem mais do que os pardais. Até os cabelos de sua cabeça não caem sem o consentimento dele. Confiança em Deus. O medo nos paralisa. A confiança, sim, nos faz avançar.

Jeremias foi o profeta mais perseguido de todos. Mas olha (na primeira leitura de hoje) de onde ele tirava força para continuar sua missão (Jr 20): “O Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos”.

Vamos guardar a mensagem de hoje

Viver como cristão nesse mundo não é coisa fácil. O mundo da injustiça, da exploração, do hedonismo não gosta de cristão, a não ser de cristãos de fachada, de discípulos mais amigos do mundo do que de Cristo. Jesus nos enviou todos em missão. A missão é fermentar o mundo com o seu evangelho. Como ele sofreu oposição e perseguição, também você passa ou passará por isso. Essa será a hora do seu testemunho, a hora da verdade. Não tenha medo, confie em Deus. Declarar-se em favor de Jesus. Negá-lo, jamais.

Não tenham medo! Vocês valem mais do que muitos pardais (Mt 10, 31).

Rezemos com as palavras do Salmo de hoje, o salmo 68:

— Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!
— Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa / me devoram como fogo abrasador.
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro – 24.06.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS