PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O segredo do jumentinho

O segredo do jumentinho

Quando Jesus entrou em Jerusalém, a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” (Mt 21, 10).

Com certeza, você já participou de muitas romarias. Uma romaria ou uma peregrinação é uma experiência única, que desperta muitos sentimentos e nos deixa muitas saudades. Imagine-se participando da peregrinação anual da páscoa, indo a Jerusalém, com muitos peregrinos. Vamos lá... imaginação funcionando. Pronto?! Já estamos no meio dos peregrinos que estão indo à cidade santa de Jerusalém, na romaria da páscoa. Agora, não haja como turista. Nós somos desse povo. Vai todo mundo a pé, claro. Alguma família leva seu burrinho ou seu jumento com alguém montado e com provisões para a viagem. A páscoa é aquela festa em que se celebra a saída do Egito: Deus libertou nosso povo da escravidão do faraó.  O povo que vem da Galileia, do norte do país, como nós, que é uma região mais baixa, diz sempre que está subindo a Jerusalém.  Então, estamos subindo a Jerusalém, peregrinando para a festa da páscoa.


À medida que se avança, mais gente vai se juntando na caminhada. Olha, não esqueça de saudar quem se aproxima ou responder à saudação que lhe fizerem: Shalom!  Isso, Shalom. Olha, todo esse povo que vem da Galileia já ouviu falar de Jesus. Há três anos ele peregrina por todo o país, sobretudo pela Galileia, com suas pregações e seus milagres. Aliás, grande parte desse povo já o viu, já ouviu alguma pregação dele e todo mundo sabe contar coisas maravilhosas que ele fez. Jesus é um profeta querido desse povo simples. E como ele, como bom judeu que é, também participa das peregrinações a Jerusalém, é bem capaz de a gente encontra-lo por lá.

Por lá, nada. Olha quem está ali na frente... Jesus. Jesus de Nazaré. Vai ali na frente. Corre. Olha os discípulos dele, olha o povo que anda com ele... e eles estão parando. Estão trazendo um jumentinho pra ele montar. Escuta o que eles estão dizendo. Alguém ouviu? Ah, eles disseram que o profeta mandou pedir o jumentinho emprestado. Será que ele está cansado? Acho que não. Escuta o que esse senhor aí está dizendo... ele está dizendo que nas escrituras, livro do profeta Zacarias, está escrito que Jerusalém se alegrasse, porque o seu rei estava chegando montado num jumentinho. Ele sabe o texto de cor... “o teu rei está chegando, justo e vitorioso. Ele é pobre, vem montado num jumento. Ele vai dispensar os carros de guerra, os cavalos e as armas de guerra. Sua palavra é de paz para as nações”. (Zc 9,9).  Quem sabe se o profeta de Nazaré não seja o filho de Davi que o povo está esperando, o rei que Deus prometeu!

Olha que coisa. É como um rei que está chegando à sua capital. Não é um rei montado a cavalo, como os romanos ou como os grandes senhores. Ele não chega com a força de um exército. É um rei pobre, desarmado, cercado de gente simples, um rei de paz. Será que o povo está entendendo o significado de tudo isso? Acho que sim.. olha que o povo está fazendo. Está tirando a capa que é vestida sobre a túnica e formando um tapete para ele passar no seu jumentinho. E outros, estão cortando ramos de árvores para forrar o chão... corre, chega mais perto, estão gritando alguma coisa. Dá para escutar? Alguma coisa com “Davi”.  Estão gritando Hosana. O que é “hosana”? É uma palavra que está exprimindo a alegria que eles estão sentindo. Uns gritam uma coisa outros gritam outra. Estão saudando o rei. “Hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor.”

É, muita gente... E já estamos entrando na cidade santa. É uma emoção só. A emoção de entrar por esses portões sagrados e a emoção de estar caminhando com Jesus, esse homem de Deus tão surpreendente.  E o povo da cidade está saindo das casas pra ver o que está acontecendo. O barulho está chamando a atenção. A mulher ali está perguntando: “Quem é este homem? Quem é este homem?” Responde você... certo.. “Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galileia”. Respondeu bem.

A gente volta daqui. É só o começo de uma semana muito especial, aqui em Jerusalém. E na vida da gente também. Amanhã, a gente se encontra na casa de Lázaro. Sim, lá em Betânia. Obrigado pela companhia. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb - 08.04.2017

14 comentários:

  1. Que lindo Padre João! Fiquei emocionada com seu comentário sobre o evangelho! Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo amei padre. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo amei padre. Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Verdadeiramente é uma bênção Padre João eu contei quantas vezes a palavra jumento ou jumentinho na contagem foram seis vezes.Ah o Senhor mencionou a palavra burrinho.Não sei se também é considerado na contagem?






    ResponderExcluir
  5. Como sempre, o Padre João Carlos, explicando as passagens da Escritura,de forma clara, para todos seus leitores. Que Deus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre, muito obrigada.
    O texto que acabei de ler renovou minha fé, Padre vou lhe contar me senti de verdade no daquele povo caminhado com Jesus. Que sensação maravilhosa.
    Que Deus o abençoe sempre...

    ResponderExcluir
  7. Sua bênção Padre., muito gratificante poder ver e compartilhar connosco estas sabedorias Deus o conserve nestes ensinamentos sempre.

    ResponderExcluir
  8. Suas palavras são suaves, transmite paz!obrigada por sua dedicação.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito bom caminhar com Jesus. Obrigado pelo convite 🙏

    ResponderExcluir
  10. Foi muito bom caminhar com Jesus. Obrigado pelo convite 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos sua bênção fiquei feliz receber suas mensagens quero pedir oração pra meus filhos Maria ladjane Adriana Carvalho Alexandra Maria amiragi Carvalho e sueny Carla netos Pedro Henrique Ruan Gabriel Catarina Maria meu nome e Paula meus filhos e eu estamos precisando de orações fiquei com Deus e a virgem maria feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos sua bênção fiquei feliz receber suas mensagens quero pedir oração pra meus filhos Maria ladjane Adriana Carvalho Alexandra Maria amiragi Carvalho e sueny Carla netos Pedro Henrique Ruan Gabriel Catarina Maria meu nome e Paula meus filhos e eu estamos precisando de orações fiquei com Deus e a virgem maria feliz Páscoa

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos, sou Luciana Matias de Olinda. Quero agradecer pelas lindas mensagens que o senhor nos proporciona, com ensinamentos sobre o evangelho, e a pelas orações. Gostaria de pedir orações para minha família, e amigos queridos, obrigado. Que Deus o abençoe com saúde e bastante amor para com seus seguidores. Sua benção!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS