PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não imitem os malvados

Não imitem os malvados

Eu, porém lhes digo, não enfrentem quem é malvado. Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda (Mt 5, 39).

Deus está sempre nos instruindo na hora certa. Numa hora tão difícil como a nossa, ele chega com palavras sábias, com orientações precisas.

Estamos vivendo, nesta proximidade do carnaval, um clima de grande violência, agravado pelos movimentos salariais das polícias militares em vários Estados. A situação ficou extremamente dramática, particularmente no Espírito Santo. Mas, igualmente preocupante em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, entre outros. Uma onde de rebeliões instalou-se recentemente em presídios, com consequências extremas no Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, entre outros.  O desemprego, uma grande fonte de instabilidade e insegurança, hoje atinge mais de 12 milhões de trabalhadores. A violência nas ruas, pelo crescimento de assaltos, arrombamentos, homicídios, pode estar se agravando com o avanço do tráfico de drogas. E, se não bastasse esse clima preocupante de desgoverno na sociedade, o país se ressente pela desconfiança na honestidade de governantes e legisladores, às voltas com denúncias e processos da Lava Jato.
Alguém logo reage: isso não é assunto para a meditação da Palavra de Deus. Verdade. Aqui não é o caso de discutirmos essa situação. Mas, a palavra de Deus é comunicação para nós em nossa situação de hoje. Embora tenha sido escrita há muito tempo, o Espírito Santo a atualiza em nosso favor, tornando-a viva e atual. Assim, Deus nos fala hoje, nos orienta, a nós que estamos nesse clima de insegurança e violência.

Na verdade, a situação está nos levando a viver acuados, nos protegendo da violência. E um animal acuado, para se defender, torna-se violento também. E é o que está acontecendo. Estamos ficando violentos, à imitação dos bandidos, assaltantes, rebelados dos presídios que nos ameaçam. O perigo é que nos tornemos igualmente violentos em nossa resposta a esta situação. Quer ver? Veja esses sinais: sentimentos de vingança e de ódio nas pessoas, linchamentos, defesa da pena de morte...  estamos ficando violentos também. Estamos imitando os malvados.

E a Palavra de Deus hoje é clara e forte: Não imitem os malvados. Imitem Deus! O próprio Deus nos fala: “Sejam santos, como eu sou Santo. Não tenham ódio no coração contra o seu semelhante. Não procurem vingança contra ele. São palavras do Livro Levítico 19. E como Deus age nesses casos? O Salmo 102 responde: O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso, compassivo. É ele que devemos imitar, não os malvados.

Jesus, no Evangelho, corrige duas tendências que estão se impregnando em nós: o espírito de vingança e o ódio aos inimigos. A lei do Talião “Olho por olho, dente por dente” nasceu numa civilização antiga da Mesopotâmia. Visava disciplinar a vingança, para ela não sair maior do que a ofensa. Uma boa lei pagã. Mas, a lei de Jesus é outra, muito superior e exigente. Não revidar à ofensa (o tapa na face), não morrer de tristeza porque lhe levaram um bem (a túnica roubada), bondade e generosidade (dar a quem pedir e emprestar se tiver). Para os seguidores de Jesus, não é mais olho por olho. Vingança, não.

E também não é mais “amar o próximo e odiar o inimigo”. A orientação de Jesus é saudar a todos, não só aos irmãos. Saudar é manter relacionamento cordial. Não romper, intrigar-se, tornar-se indiferente. Amar a todos, não só aos irmãos. Rezar por aqueles que nos perseguem. Amar os inimigos, querer o seu bem, não a sua desgraça. Trabalhar para que se recuperem, para que se convertam. Ave Maria, que coisa difícil!

É, fácil é imitar os violentos, sendo violento também. E é isso que a Palavra de Deus está nos dizendo hoje, com toda clareza. Deixemos Jesus falar: “É assim que vocês vão se tornar filhos do Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons. Sejam perfeitos como Pai de vocês é perfeito” (Mt 5).

Não imitem os malvados. Imitem Deus!

Pe. João Carlos Ribeiro - 18.02.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS