Vendo Jesus
as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e
Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2).
São quatro ações de Jesus descritas na abertura do
Sermão da Montanha (Mt 5). Faça as contas: “Vendo Jesus as
multidões (1ª. Ação), subiu ao monte (2ª. Ação) e sentou-se (3ª. Ação). Os discípulos
aproximaram-se (essa ação é dos discípulos), e Jesus começou a ensiná-los
(4a. Ação de Jesus). Quatro, você sabe, é um número de totalidade, abrangente
como os quatro pontos cardeais.
Estamos no início do chamado Sermão da Montanha,
que compreende os capítulos 5, 6 e 7 de Mateus. O Sermão da Montanha é a
proclamação da Lei do povo da nova aliança.
Vamos às quatro ações iniciais de Jesus. A primeira
foi “Vendo as multidões”... Ele vê o povo que acorre para ouvi-lo, para pedir a
cura de suas doenças... Ele não vê só com os olhos, vê com o coração. Na
história que contou do homem assaltado e caído na estrada, só o samaritano viu,
aproximou-se e cuidou dele. O sacerdote e o levita viram, mas passaram adiante.
Jesus vê as multidões como Deus que falou com Moisés no Monte Sinai: “Eu vi, eu
vi a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus
opressores, pois eu conheço as suas angústias”. A primeira ação foi “Ver as
multidões”, um olhar de compaixão e de compromisso com o seu bem.
A segunda ação de Jesus foi “Subiu ao Monte”. Que
detalhe curioso, “subiu ao monte”! Que monte? Com certeza, uma das colinas
próximas de Cafarnaum. O monte, na tradição bíblica, é um lugar privilegiado de
encontro com Deus. Mas, por que subiu com a multidão ao monte? Claro, ele é o
novo Moisés que está levando o povo hebreu para o Monte Sinai, para prestar
culto a Deus, celebrar aliança com ele e dele receber a Lei. “Subiu ao monte” é
uma ação cheia de significado. Refazendo o caminho da história, Jesus, o novo
Moisés, está restaurando o seu povo, que renasce em aliança com Deus.
A terceira ação foi “sentou-se”. Por que sentar-se?
Por que estava cansado? Para ficar mais próximo do povo? Os mestres, em Israel
e em outros povos, ensinavam sentados. Na Sinagoga, o pregador ficava sentado. Lembra Jesus,
na Sinagoga de Nazaré? Depois que leu, de pé, o profeta Isaías, sentou-se
para explicar aquela passagem. Na Sinagoga, havia uma cadeira especial para o
pregador, perto do púlpito, num lugar de destaque. Chama-se a Cadeira de
Moisés. Quando pediu uma barca para se afastar da multidão e falar-lhes sobre o
Reino de Deus, lembra em que posição Jesus ficou? Sentado, claro. Sentar-se é a
posição de quem vai ensinar, Jesus assume a condição de Mestre. É o novo Moisés
que ensina a Lei de Deus ao seu povo.
A quarta ação foi “começou a ensiná-los”. O que ele
começou a ensinar vem a seguir: as bem-aventuranças, as bem-aventuranças do
Reino. Na interpretação que se fazia do decálogo do Monte Sinai, o bem-aventurado
era o praticante da Lei, o que observava os mandamentos e as normas. Nas bem-aventuranças do Monte, Jesus proclama que
o Reino de Deus é um dom para os humildes, os sofredores, os pecadores. O Reino
é o consolo para os aflitos e perseguidos, a vitória da justiça e da paz para
os sofredores, a força dos mansos, o conhecimento de Deus para os de coração
limpo, a misericórdia para os pecadores. Afinal, o bem-aventurado no povo da
nova aliança é o humilde e pecador amado por Deus.
Ouvindo essa palavra, sinta-se no meio daquela
multidão. Você está na lista dos bem-aventurados do Reino. Não porque você seja
muito bom, nem muito santo, nem muito praticante da Lei de Deus. Você está na
lista dos bem-aventurados porque, na sua fraqueza, nos seus limites, na sua condição
de pecador, Deus ama você. É o que Jesus está dizendo.
Vendo Jesus
as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e
Jesus começou a ensiná-los (Mt 5, 1-2)
Pe.João Carlos Ribeiro, sdb
Obrigado .......
ResponderExcluirGostaria de receber o áudio diário meu número é 79988125768
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