PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Nada de ganância!

Nada de ganância!

E Jesus lhes disse: “Atenção! Tomem cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. (Lucas 12, 15)

 Chegou a Jesus a confusão de irmãos, disputando uma herança. Esse negócio de herança dá muita confusão. E a razão é simples: quando o assunto é a posse de bens, parece que no ser humano despertam-se forças estranhas, primitivas, pagãs. É uma tentação lá dentro de cada um: garantir o seu lado, cercar-se de segurança, ter o mais possível. Ter. E ter muito. E aí, vê-se cenas deprimentes: irmãos se degladiando, um querendo passar por cima do direito do outro, genros e noras que entram também na disputa... vira uma guerra de família. 

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Mas, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Pode-se até ter a impressão que ao se ter a posse daquele bem, ou chegar àquele status, vai-se encontrar um grau de satisfação que vai ser a própria felicidade. Não é verdade. A felicidade não está em ter coisas, Jesus está nos lembrando.


Ajuntar tesouros para si é uma grande tentação. No ‘Pai Nosso’, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “o pão nosso de cada dia”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem me sustenta, quem me guarda, quem me segura. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste belamente as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, em nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.


E Jesus lhes disse: “Atenção! Tomem cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. (Lucas 12, 15)

Um comentário:

  1. Na maioria das vezes deixamos td riqueza que é a palavra e is ensinamentos de Deus para vivermos a riqueza mundano! A maior riqueza que temos e o amor de Deus!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS