
As feridas de nosso relacionamento precisam ser curadas. E há para isso um remédio único, maravilhoso, o perdão... o perdão para quem se arrepende, a chance de recomeçar para quem reconhece o seu erro, a porta aberta para quem saiu de casa. A mulher adúltera ia ser apedrejada, mas Jesus desafiou aquela turba de cínicos: “Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra”. O Papa Francisco tem insistido: “Deus jamais se cansa de nos perdoar. Nós é que nos cansamos de pedir perdão. Deus nos perdoa, saibamos perdoar os outros”.
Jesus perdoou de verdade. Olhou para Pedro e o seu olhar de amigo decepcionado lançou Pedro numa profunda crise. Pedro saiu do pátio do Sumo Sacerdote soluçando como uma criança desesperada. Depois de ressuscitado, Jesus dialogou com Pedro, deu o primeiro passo. Perguntou se lhe queria bem, se o amava de verdade. E fez Pedro responder isso três vezes, cancelando a culpa de suas três negações. Pedro não fechou o coração ao perdão de Jesus, acolheu sua presença amiga, suas perguntas, seu perdão.
A gente tem sempre que pedir perdão. E só isso já é um bom castigo, um exercício de humildade, de reconhecimento de nossas más ações ou omissões. Pedir perdão é um sinal de humanidade, pois não somos perfeitos, mas estamos dispostos a melhorar, a acertar. Pedir perdão é confessar nossa fraqueza, é pedir pra ser ajudado. É pedir uma segunda chance ou uma enésima chance.

Se o pedido de perdão é sincero, merece ser acolhido. Se o pedido de perdão é pro forma, pode ser uma chance para um diálogo esclarecedor para que o agressor se dê conta da gravidade do seu ato. Quem ofende, quem trai, quem erra prejudica a outrem e a si mesmo também. O perdão é uma terapia para quem errou, além de uma compensação para a pessoa ofendida. É um acerto de contas consigo mesmo. E com o outro. O perdão é uma grande chance para a família, para sarar as feridas abertas pela traição, pelo abandono, pelas agressões, pelo desrespeito, pela desunião.
O perdão é um remédio maravilhoso.
Pe. João Carlos Ribeiro.
Linda reflexão sobre o perdão. Tudo que foi escrito diz qual o melhor caminho. Mas mesmo assim ainda acho difícil perdoar e voltar a ser como antes. Na prática o orgulho ou o amor próprio ou o egoísmo torne isso difícil. Mas se se pensar bem perdoar de coração é o melhor
ResponderExcluir